segunda-feira, 20 de abril de 2015

II FESTIVAL DE FINOS FILMES ANUNCIA CURTAS SELECIONADOS PARA A MOSTRA COMPETITIVA



Dos 15 selecionados, 10 são internacionais. No total, foram mais de 600 realizações inscritas – o dobro do ano passado;
Além dos quinze curtas-metragens em competição, o festival, que ocorre em maio, conta com exclusivo panorama do cinema holandês.
Dos 610 realizadores que inscreveram os seus curtas-metragens no II Festival de Finos Filmes, 15 participarão da competição oficial do evento que, de 5 a 11 de maio, ocupará as salas do Museu da Imagem e do Som (MIS), da FAAP, do Cinusp e do Centro Universitário Maria Antônia. A abertura oficial será no dia 5 de maio, no Cine Caixa Belas Artes, em São Paulo. O encerramento está marcado para o dia 11 de maio, no Teatro Folha, com o anúncio dos vencedores.
Mostra Competitiva - Entre os escolhidos, representantes de França, Kosovo, Chile, Dinamarca, Filipinas, Itália, Holanda e, é claro, Brasil, que compete com três filmes – entre os quais está o inédito "Vestibular", de Toti Loureiro e Ruy Prado, recém-selecionado para o 61º Festival de Oberhausen, na Alemanha.  Duas co-produções brasileiras também estão na programação: uma delas é "O Caminhão do Pai", de Maurício Osaki, pré-selecionado para o Oscar de Melhor Curta-Metragem em 2015. As demais obras contam com enorme prestígio internacional, a maioria delas tendo passado por grandes festivais internacionais, como Cannes (França), Berlim (Alemanha), Sundance (EUA) e Veneza (Itália).
 
Mostra Holandesa de Curtas - Além da seção competitiva, o II Festival de Finos Filmes trará um panorama do cinema holandês, resultado de parceria com a EYE International. Curtas-metragens de destaque da cinematografia holandesa, incluindo o inédito "A Single Life", indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação em 2015, serão exibidos na noite de abertura do evento, no Caixa Belas Artes. Dois outros horários, abertos ao público, estão marcados no MIS e no Centro Universitário Maria Antônia.

Júri e Premiação - Daniel Ribeiro, diretor do filme "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", escolhido para representar o Brasil no Oscar 2015, e Cássio Starling Carlos, professor e crítico de cinema, fazem parte do júri que irá escolher os vencedores dos troféus de Melhor Filme, Melhor Filme Nacional,Melhor Direção e Melhor Roteiro.
O Finos Filmes é uma realização da produtora Finos Filmes, com patrocínio do Shopping Pátio Higienópolis, apoios do MIS (Museu do Imagem e do Som), FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), Cinusp, Cine Caixa Belas Artes e apoio cultural da Johnnie Walker. Outras informações estão em: www.facebook.com/finosfilmes.

Nenhum comentário: