sexta-feira, 24 de abril de 2015

série História e culturas urbanas | Casa de Rui Barbosa 28.04

Rio de Janeiro teatral


A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), recebe a palestra “Quando o Rio se divertia diferente: vida teatral na época de Martins Pena”, proferida pesquisador Antonio Herculano Lopes (História/FCRB) . O evento acontece no dia 28 de abril, às 18h, na sala de cursos, com entrada gratuita.
Ementa: A historiografia teatral considera que o nascimento do teatro brasileiro se dá em fins dos anos 1830 e nos anos 1840, quando em torno da figura de João Caetano aparecem as primeiras tragédias e comédias de autores nacionais. Mas como era a experiência de ir ao teatro naquela época? Em folhetim mantido no Jornal do Commercio entre 1846 e 1847, Martins Pena nos dá um quadro bastante vívido daquela que era a principal diversão dos fluminenses dos extratos médios e altos da população
A apresentação faz parte da série História e culturas urbanas que acontece na última terça-feira de cada mês. A próxima edição será no dia 26 de maio, no mesmo horário, com a pesquisadora Jane Santucci, da Escola de Belas Artes da UFRJ, falando sobre o Rio de Janeiro nas crônicas dos anos de 1920.

Nenhum comentário: