domingo, 12 de abril de 2015

Visita temática discute decoração e colecionismo na Fundação Ema Klabin



Encontro tem objetivo de construir com os visitantes conhecimentos sobre os objetos da coleção, segundo a perspectiva de diferentes temas voltados à arte.



Galeria une todos os ambientes,  apresenta pinturas  de grandes mestres da arte e banco gótico do sec. XIV

Decoração ou arte? Partindo do rico acervo da Fundação Ema Klabin, o setor educativo da casa-museu promove a visita temática: “Colecionismo e Decorativismo”.   O encontro propõe uma reflexão sobre a prática do colecionismo e a função dos objetos ditos decorativos.

“Muitos objetos se deslocam do seu contexto original e ganham função decorativa.  Na galeria da casa-museu, por exemplo, temos um grande banco gótico de sacristia, decorado com flores-de-lis (França, sec. XIV). Nesse espaço, o banco deixou de ter sua função original e ganhou função decorativa”, lembra Fabiana Vanz, do setor educativo da casa-museu.

Aberta ao público há oito anos, a Fundação Ema Klabin abriga um valioso acervo de mais de 1500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário, peças arqueológicas e decorativas. A casa de 900 m² foi inspirada no Palácio de Sanssouci, em Potsdam, Alemanha e tem um jardim assinado por Burle Marx.



Concerto

Após a visita, às 16h30, o público pode conferir, no espaço de eventos da casa-museu o espetáculo “Sobre Todas as Cordas” pelo Programa Música do Mundo. O concerto abrange uma gama de sonoridades através do universo das cordas: violão, viola caipira, violino, cello, violão de 7 cordas, tiple, alaúde árabe, kanun, bousuk, guitarrón, cavaquinho, guitarra, cuatro venezuelano, charango, kora ñgoni, bolón, guimbre, baixo acústico e piano.  O grupo é formado por Rui Barossi, Danilo Penteado, Eduardo Lobo, Sami Bordokan, Helena Picazzio e Carlinhos Antunes. No repertório uma viagem musical que vai da bossa nova ao frevo, dos ritmos de fronteira ao samba e ao jazz, da música oriental e africana ao choro, do musette francês à música indiana.

 

Serviço

Visita Temática - Data:  18/04 (sábado)-  Horário:  14h30 às 16h30

Concerto “Sobre Todas as Cordas”  -  Horário: 16h30

Entrada franca

Fundação Ema Klabin

Rua Portugal, 43 - Jardim Europa - São Paulo

Fone: 11 3062-5245      

http://emaklabin.org.br/

Nenhum comentário: