quarta-feira, 6 de maio de 2015

CAIXA CULTURAL CURITIBA APRESENTA PESQUISA SONORA DO VOZES BUGRAS



Formado por sete vozes femininas, grupo canta a cultura tradicional brasileira de 15 a 17 de maio

O grupo Vozes Bugras chega para uma curta temporada na CAIXA Cultural Curitiba. Reconhecido por sua pesquisa sonora da cultura tradicional brasileira, o septeto feminino faz três apresentações do show Folia, de 15 a 17 de maio.

No palco, o grupo canta e toca instrumentos como violão, viola caipira e percussão, além de percussão corporal. O show recebe o mesmo nome do segundo disco do Vozes Bugras, lançado em 2014. Neste trabalho, as integrantes dedicam-se a ritmos como pastoris, lapinhas, folias de reis, bois, lendas, festejos e expressões culturais locais.

Há espaço no repertório também para o disco homônimo de estreia, de 2010, que traz cantos indígenas, torém, candombe e ritmos afro brasileiros. A ideia é valorizar a ancestralidade e a mitologia das matrizes indígena, africana e europeia que compõem a identidade mestiça e enaltecem a força da mulher no legado cultural brasileiro.

Formado em 2002 por Anunciação, Anabel Andrés, Cássia Maria, Célia Gomes, Lucimara Bispo, Tiane Tessaroto e Ully Costa, o grupo se inspira no trabalho de grandes pesquisadores da cultura popular, como Inezita Barroso, Ely Camargo, Dércio Marques e Marcus Pereira. É um trabalho de resgate de canções, contos, ritos, mitos e lendas apresentando um reflexão sobre o sagrado e o feminino.

O grupo aproveita a passagem por Curitiba para ministrar uma oficina gratuita no dia 16 de maio, sábado, na CAIXA Cultural Curitiba. O objetivo é ensinar a confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis.

Serviço
Música: Vozes Bugras – Folia
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 15 a 17 de maio de 2015
Hora: sexta-feira e sábado às 20h. Domingo, às 19h
Ingressos: vendas a partir de 9 de maio (sábado), às 12h. R$ 20 e R$ 10 (meia - conforme legislação e correntista que pagar com cartão de débito CAIXA. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: livre para todos os públicos

Lotação máxima: 125 lugares (dois para cadeirantes) 

Oficina Vozes Bugras
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 16 de maio de 2015
Hora: sábado, das 16h às 17h15
Inscrições: gratuitas entre 9 e 12 de maio pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br
Vagas: 15

Nenhum comentário: