quarta-feira, 27 de maio de 2015

CRAVISTA ITALIANO DIVIDE PALCO COM CAMERATA ANTIQUA NO MIA CARA CURITIBA


Fabio Bonizzoni e a orquestra local apresentam obras de compositores barrocos no sábado (30) e domingo (31)
 
Um dos cravistas mais celebrados da atualidade, Fabio Bonizzoni se apresenta em Curitiba neste sábado e domingo, como parte da programação do Mia Cara Curitiba. Ele é acompanhado pela Camerata Antiqua da Cidade de Curitiba, na Capela Santa Maria, nas duas datas a partir das 18h30. No repertório, uma homenagem aos compositores do barroco italiano, apresentando obras de Arcangelo Corelli, Antonio Vivaldi e Francesco Geminiani. Os ingressos estão R$ 20 a inteira.
 
O evento faz parte do Mia Cara Curitiba, evento que celebra a cultura italiana na capital paranaense. De 23 a 31 de maio, uma extensa programação inclui passeios de trem e bicicleta, exposições, shows e exibição de filmes relacionados à Itália. O Mia Cara Curitiba foi produzido pelo Solar do Rosário Arte e Cultura, e viabilizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Blount, CNH/New Holland, Peróxidos, Incepa, Propex, Igarashi e GME.
 
Bonizzoni, com diplomas em órgão barroco e solista de cravo, foi estudante de Ton Koopman no Royal Conservatory Den Haag, em Haia (Holanda). Lecionou no Conservatório de Trapani, no Conservatório da Suíça em Lugano (Itália) e no Conservatório de Haia. Em 1995, fundou o grupo vocal e instrumental La Risonanza, que mais tarde se torna orquestra de câmara barroca, contando com diversas gravações.
 
Passou por importantes orquestras de música antiga, como Amsterdan Baroque, Le Concert des Nations e Europa Galante, antes de se dedicar a atividades como solista e diretor a partir de 2004. Bonizzoni também é fundador da “Associazione Hendel”, associação dedicada aos estudos da música de Hendel na Itália.
 
A Camerata Antiqua de Curitiba, fundada em 1974, se consolidou como forte nome da cultura na cidade, com reconhecimento nacional. É formada por coro e orquestra de câmara, e depois de ter se dedicado por anos à pesquisa de música antiga, inclui hoje compositores contemporâneos brasileiros e estrangeiros. Foram oitos discos long play e seis CDs gravados ao longo da existência do grupo.
 
Representantes da Era Barroca da música italiana, Corelli, Vivaldi e Geminiani são os três nomes homenageados por Bonizzoni e Camerata Antiqua. São duas composições programadas de cada artista. De Corelli, o “Concerto fatto per La Notte di Natale, Op 6 nº 8” e “Concerto grosso em Re maior Op 6 nº 4”. As selecionadas de Vivaldi foram “Concerto in Si menor para 4 violinos, violoncelo e baixo contínuo (Estro Armonico segundo livro)” e “Concerto em Re maior para 4 violinos, violoncelo e baixo contínuo (Estro Armonico – primeiro livro)”. De Geminiani, “Concerto grosso La Follia” e “Concerto grosso Op 2  em Do menor”.
 
FABIO BONIZZONI E CAMERATA ANTIQUA NO MIA CARA CURITIBA
 
Data: 30 e 31 de maio
Horário: 18h30
Local: Capela Santa Maria – R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro, Curitiba, PR.
Ingressos: R$20,00 (50% desconto para Clube do Assinante Gazeta do Povo, estudantes, idosos.)
Informações: (41) 3321 2840
 
A programação completa pode ser conferida no www.miacaracuritiba.com.br
 
Siga o Mia Cara Curitiba 2015 nas redes sociais:

Nenhum comentário: