quarta-feira, 20 de maio de 2015

MÚSICOS PERNAMBUCANOS DESCONSTROEM O FREVO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



DJ Dolores, Maestro Spok e Yuri Queiroga apresentam Frevotron de 29 a 31 de maio

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o show Frevotron nos dias 29, 30 e 31 de maio. O projeto reúne os músicos DJ Dolores, Maestro Spok e Yuri Queiroga no palco pela primeira vez, propondo o desafio de estudar a anatomia do frevo, desconstruindo-o e recontextualizando-o para romper os limites da tradição.

Se por um lado o show tem o frevo como guia, por outro busca na improvisação a sua execução. E mesmo quando os músicos acabam se aventurando em outros estilos, a música tradicional de Pernambuco está lá, sempre presente. Na internet, o grupo lançou algumas faixas, entre elas Frevo Escroço, com participação do cantor Otto, e Travessia, com Jorge Du Peixe, vocalista da Nação Zumbi.

“É um lance experimental e improvisado. Tem eletrônica, guitarra e, agora, sax e frevo. Não pensamos muito em formatos. As coisas fluem naturalmente”, explica o multi-instrumentista Yuri Queiroga, responsável pelo baixo e sintetizador. Queiroga, que é integrante de diversas bandas, atua também como produtor, tendo faturado um Grammy Latino pelo seu trabalho no disco Qual o Assunto que mais lhe interessa? (2007), de Elba Ramalho.

No palco, ele estará ao lado de Maestro Spok, saxofonista e líder da Spok Frevo Orquestra, que vem trabalhando na renovação do gênero com bastante sucesso nacional e internacional. Já acompanhou artistas como Raimundo Fagner, Alceu Valença, Antônio Nóbrega, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Sivuca, Naná Vasconcellos, entre outros. No projeto Frevotron, utiliza os saxofones alto, soprano, tenor e principalmente o barítono.

DJ Dolores é músico e produtor desde 1997, tendo lançando os álbuns Contraditório (2000),Aparelhagem (2004) e 1 Real (2008). Também assina as trilhas dos filmes Narradores de Javé(2003), e A Máquina (2005) e com os projetos Orchestra Santa Massa, Aparelhagem e Blind Date, bem como em carreira solo, fez grandes turnês pela Europa e América do Norte.

Serviço:
Música: Frevotron
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: de 29 a 31 de maio de 2015
Hora: sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos: vendas a partir de 23 de maio (sábado), às 12h. R$ 20 e R$ 10 (meia - conforme legislação e correntista que pagar com cartão de débito CAIXA. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (dois para cadeirantes)

Nenhum comentário: