quarta-feira, 10 de junho de 2015

Banda Vivarinas comemora 15 anos com show no Paiol





A banda curitibana Vivarinas faz um show no próximo sábado (13), no Teatro do Paiol, para comemorar os seus 15 anos de carreira. A banda lançará o clipe da música “Luiza Rock Baby”, que faz parte do seu novo álbum, a ser lançado em 2016. Em maio do ano passado a banda lançou o álbum “Homem Vivarínico”, projeto que foi financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba.
A banda Vivarinas surgiu no cenário musical da capital paranaense em 2000, por iniciativa do músico Carlos Eduardo Balduino (vocal e violão), conhecido como Kaká, em companhia de mais quatro amigos. Influenciados por grandes nomes dos anos de ouro do rock nacional, como Ira, Legião Urbana, Engenheiros do Hawaii, os músicos da Vivarinas deram seus primeiros acordes no universo da música tocando covers.
Em 2003, a banda passou a contar com as primeiras composições autorais, que revelaram a característica marcante de suas letras querendo trazer  para a sociedade musical o peso do bom e velho rock’n roll e a rebeldia do punk nas engajadas letras de protesto, observadas em canções como “Verdade nacional” e “Será que o meu mundo vai mudar”. Neste mesmo ano, ganhou ainda um novo e importante integrante, o músico Cristiano Jazar Zanikoski (vocal, violão e harmônica), conhecido como Cris, que desde então encabeça a banda junto com Kaká.
As músicas próprias motivaram a Vivarinas a botar a mão na massa e investir sozinha em seu primeiro projeto autoral, e em 2004, com quatro anos de carreira, iniciou o processo de gravação do primeiro CD, intitulado “Vendo o dia passar”, com tiragem de mil cópias, sendo lançado com selo independente. O disco caiu no gosto do público e foi vendido rapidamente na época. O álbum foi inspirado nas bandas de rock dos anos 80, e as letras falavam do cotidiano e faziam críticas à sociedade.
Em 2005 o grupo ganhou o primeiro lugar na etapa rock do Festival Paraná de bandas da TV Cultura, realizado pelo governo do estado do Paraná, com música de trabalho “Diga Não”, que levanta a bandeira contra o preconceito e o bullying. A música composta por Kaká e Cris teve grande repercussão no festival por causa do tema que falava: “Não use a força de suas mão, diga não, se liberte da opressão, todo mundo espera isso de você”. Para o vocalista Kaká, “essa foi a música mais expressiva do álbum, pois realmente estávamos lutando por uma causa justa e nos sentíamos orgulhosos por isso. Claro que fazíamos outras críticas sociais e canções com outros temas, mas esse com certeza foi marcante na nossa história”, diz.
Em 2008, em decorrência de projetos paralelos por parte de seus músicos, a Vivarinas deu um tempo nas atividades, mas em 2011 a banda decidiu retornar aos palcos com mesma motivação inicial para levar ao público os clássicos do rock anos 80 e as vibrantes músicas de protesto autorais.

Serviço:
Banda Vivarinas
Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/nº - Prado Velho
Data e horário: 13 de junho de 2015 (sábado), às 20h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

Nenhum comentário: