quarta-feira, 3 de junho de 2015

Circuito de Arte e Cultura CPFL - Caravana Sotaques do Brasil



A circulação da música popular brasileira é o foco do projeto que ocupará espaços públicos como praças e teatros de 20 cidades do estado de São Paulo. 
Todas as apresentações serão realizadas gratuitamente.



Programação – Junho 2015

04/06 – Tião Carvalho em Piracicaba



Foto - Joene Knaus 1
Tião Carvalho

Cantor, compositor, músico e dançarino maranhense, é considerado um dos grandes nomes de expressão da cultura popular brasileira. Tião passeia livremente por diversos ritmos como, xote, baião, samba, tambor de crioula e bumba-meu-boi.

Show: Tião Carvalho 
Data: 04/06 
Local: Festa do Padroeiro – Praça José Bonifácio – Centro 
Horário: 20h - Entrada Franca



***
06/06 – Celebrando Gil com Grupo Venta Som em Santos

Marquinho Mendonca e Joh Correa - Fotos Alfredo Medeiros e Paula Lyn
Uma Homenagem a Gilberto Gil

Celebrando Gil visita a obra deste imenso compositor, instrumentista e cantor que tem marcado a história da música brasileira desde a década de 60. Artista completo, Gilberto Gil conseguiu ao mesmo tempo valorizar e fortalecer as raízes musicais brasileiras, e trazer de modo positivo os sons do mundo para sua poesia. O repertório conta com momentos marcantes da carreira de Gil, em novos arranjos para a formação de violão, sanfona, 2 percussões e voz. Dirigido por Marquinho Mendonça e Joh Correa.

Show: Celebrando Gil com Grupo Venta Som 
Data: 06/06 
Local: Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto – Salão Nobre – Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão 
Horário: 17h - Entrada Franca 
Abertura para o evento às 16h, entrada por ordem de chegada.

***
13/06 – Cia. Cabelo de Maria em Jundiaí

Cia. Cabelo de Maria
Cia. Cabelo de Maria foi fundada por Renata Mattar e Gustavo Finkler no ano de 2007 com a proposta de compartilhar a pesquisa musical feita em viagens pelo Brasil, registrando músicas da tradição popular.

“São João do Carneirinho” inicialmente destinado ao público infantil, resgata grandes clássicos de Luiz Gonzaga como, “Olha pro Céu”, “Sabiá”, “Vida de Viajante” e apresenta também obras como “Farofa fa” e “Severina Xique Xique”. Arrasta pé, Coco, xote, baião, marchinhas, trazem a riqueza e a variedade de ritmos que alegra de criança a adultos.

Show: Cia. Cabelo de Maria – São João do Carneirinho 
Data: 13/06 
Local: 3º Arraiá Nordestino – Rua Eunice Cavalcante, altura do nº 1639 – Residencial Jundiaí - Horário: 19h - Entrada Franca


***
14/06 – Tião Carvalho em Sorocaba

Foto Gilberto Marques 059
Cantor, compositor, músico e dançarino maranhense, é considerado um dos grandes nomes de expressão da cultura popular brasileira. Tião passeia livremente por diversos ritmos como, xote, baião, samba, tambor de crioula e bumba-meu-boi.

Show: Tião Carvalho 
Data: 14/06 
Local Projeto Viva a Cultura – Praça Frei Baraúna – Centro 
Horário: 16h30 - Entrada Franca


***
19/06 - Bia Goes em Jaguariúna

MARCO-AURELIO-OLIMPO
A cantora paulista vem se destacando na música brasileira pela versatilidade em transitar por vários estilos, desde a música instrumental ao forró, passando pelo choro, bossa nova e samba. Nesse show Bia mescla canções de seu primeiro cd solo TODO MUNDO QUER DANÇAR BAIÃO, que esteve em palcos do Brasil e exterior como no Ano do Brasil em Portugal- Lisboa, com composições de mestres da cultura popular como os violeiros Elomar, Geraldo Azevedo e outros que narram a grandiosidade desse país, tendo o tema regional como foco.

Show: Bia Goes 
Data: 19/06 
Local: Teatro Dona Zenaide – Rua Alfredo Bueno, 1151, Centro 
Horário: 19h30 - Entrada Franca 
Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo



***
20/06 - Grupo Paranapanema convida Toinho Melodia em Salto

Paranapanema e Toinho
O Grupo Paranapanema é formado por músicos e pesquisadores da cultura popular brasileira com o objetivo de divulgar, registrar e valorizar as vertentes do samba paulista. O repertório e a pesquisa do grupo fazem o elo entre as origens do Samba Paulista e o samba presente nos grandes centros urbanos.

Toinho Melodia muito cedo teve contato com a música através de sua família composta por músicos e admiradores da cultura popular. Sua chegada à capital paulista colocou-o em contato com grandes nomes como Talismã e Toniquinho Batuqueiro. Sempre fez parte de escolas de samba como Vai Vai e Vila Maria, como integrante da ala de compositores, atividade que iniciou aos 10 anos quando compôs seus primeiros versos. Hoje é integrante da Ala de Compositores do Kolombolo e do Samba da Vela. Foi gravado por Thobias da Vai Vai, entre outros.

Show: Grupo Paranapanema convida Toinho Melodia 
Data: 20/06 
Local Pavilhão das Artes – Praça Archimedes Lammoglia 
Horário: 21h - Entrada Franca


***
21/06 - Karina Ninni em Itú

Stela Handa  3 
Karina Ninni tem um trabalho destacado por sua interpretação madura e afinação sempre precisa, recentemente, lançou seu segundo CD solo, “Samba do Bem”, no qual gravou sambas inéditos de diversos compositores brasileiros – dos conhecidos Délcio Carvalho e Celso Viáfora aos igualmente talentosos Leandro Dias e Douglas Germano. Sem dúvidas um repertório selecionado com muito capricho.

Show: Karina Ninni 
Data: 21/06 
Local: 6ª Festa Japonesa de Itu – Praça Nossa Senhora da Candelária (Praça da Matriz) – Centro 
Horário: 16h - Entrada Franca



***
25/06 - Cesinha Pivetta em Itatiba

Foto Marcos Hermes  2 
Cesinha Pivetta

Cantor e compositor, o paulistano Cesinha Pivetta defende as raízes do samba, tendo como fonte de inspiração o samba de raiz, entoado em encontros mensais do Samba do Bule, evento no qual é um dos fundadores. Envolvido com o samba desde criança procura unir versos modernos à tradição do ritmo.

Show: Cesinha Pivetta 
Data: 25/06 
Local: Teatro Ralino Zambotto – Rua Romeu Augusto Rela, 1100 – Jd. Engenho 
Horário: 20h - Entrada Franca 
Os ingressos serão distribuídos a partir do dia 19/06 no Museu Histórico Padre Lima (Praça da Bandeira, 122).


***
A Caravana Sotaques do Brasil é uma realização da Pôr do Som Produções, conta com o patrocínio da CPFL Cultura, através do Proac, e permitirá que durante 20 dias, um público estimado de mais de 8 mil pessoas acompanhem, de forma gratuita, as atividades através dos shows.

Apoio das Prefeituras de Piracicaba, Jundiaí, Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto e Sorocaba.

Nenhum comentário: