quarta-feira, 10 de junho de 2015

RENOMADA PALHAÇA SUÍÇA APRESENTA ESPETÁCULO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Gardi Hutter estará em cartaz de 18 a 21 de junho com a  peça A Costureira

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 18 a 21 de junho, o espetáculo A Costureira, com a suíça Gardi Hutter. Considerada uma das comediantes mais importantes da Europa, a celebrada palhaça traz à capital paranaense a sua personagem Joana D’Arpo.

Gardi Hutter já foi declarada “tesouro nacional” da Suíça. É uma palhaça pioneira, uma das primeiras mulheres a obter o reconhecimento neste gênero no mundo. Sua personagem já se transformou em boneca, marionete e está entre as fantasias mais usadas pelos suíços durante o carnaval.

A criação de A Costureira partiu do desejo da artista de montar um espetáculo no qual pudesse abordar a relação entre o destino e a morte como um divertido jogo de vida. Em várias mitologias, o destino está ligado a fios e tesouras, como as três deusas do destino – as Moiras (grega), as Parcas (romana) e as Nornes (nórdica). Enquanto a primeira gera o fio da vida, a segunda a mede e a terceira a corta.

A mesa de costura se torna o novo universo da palhaça Joana. Uma bisbilhotada através de uma casa de botão é suficiente para descobri-lo.A Costureira é resultado de uma parceria entre Gardi Hutter e Michael Vogel, ator e diretor da companhia alemã Familie Flöz, reconhecida internacionalmente por espetáculos que revolucionam o uso da máscara em obras como InfinitateatroDeluio e Risttorante immortale.

A costureira estreou em outubro de 2010 e desde então circulou por toda a Suíça e também pela Alemanha, França, Itália e Espanha, totalizando aproximadamente 500 apresentações.

A atriz
Gardi é palhaça, mímica e atriz com mais de 30 anos de carreira. Ao longo da carreira, conquistou vários prêmios ao redor do mundo e se apresentou para plateias com sua personagem ligada à commedia dell’arte. Robusta, sensível, desajeitada e muito engraçada, a personagem Joana d’Arpo é uma figura tragicômica, na linha de Charles Chaplin. Ao mesmo tempo em que diverte, consegue emocionar o público com sua espontaneidade.

Referência mundial, foi uma das primeiras mulheres a obter reconhecimento como palhaça. Nasceu em 1953, em Altstäten, Suíça. Ainda jovem, decidiu que queria ser atriz. Durante uma montagem arrojada de Os cavaleiros, de Aristófanes, descobriu que o clown era o que a encantava. Passou a se dedicar a uma profunda pesquisa da linguagem e hoje é reconhecida em diversas partes do mundo por todos que desenvolvem o trabalho do palhaço.

Gardi visitou diversas vezes o Brasil com o espetáculo Joana D’Arpo, participando de festivais internacionais de teatro e circulando por cidades de vários estados brasileiros (Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pará, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro). Em 2009 e 2010, realizou no país a turnê do espetáculo O ponto, nas CAIXAS Culturais do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.

Serviço:
Teatro: A Costureira
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 18 a 21 de junho de 2015
Hora: quinta-feira a sábado, às 20h. Domingo, às 19h
Ingressos: vendas a partir de 13 de junho (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura )
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: