quarta-feira, 22 de julho de 2015

Lançamento Niura Bellavinha


Esperamos vocês nesta quinta-feira dia 23 de julho, a partir das 19h, para a noite de autógrafos na Livraria Travessa Ipanema.

O livro é resultado da exposição Niura Bellavinha - em torno da luz realizada no OI FUTURO com curadoria de Alberto Saraiva. Apresenta a essência do trabalho da artista, destacando-se principalmente suas obras em vídeo, fotografia e performance.

Conheça o livro aqui.



Entre o final dos anos 1980 e o início de 1990, a artista promove uma significativa passagem da pintura convencional para um novo procedimento pictórico. Repensando a noção de tela como plano-trama, passa a pintar com jatos de água a partir da parte de trás da tela, provocando manchas e formas que ela nomeia de “infiltrações”. As fases de seu trabalho são passagens conceituais graduais e permanentes. Ela não é uma artista da chamada geração 80, mas uma herdeira dos processos fundados por Lygia Clark e Hélio Oiticica e atravessados por Alberto da Veiga Guignard em conexões inesperadas. Desse modo, sua pintura transcorrerá causando permanentemente pequenas revoluções internas.
Salta aos olhos a poética da artista que explora, como potências e elementos constitutivos, a cor e a construção sensível, com trabalhos singulares e antológicos que incluem suas principais instalações e interferências urbanas. Todas essas facetas estão, de algum modo, representadas nesta publicação, que é seu primeiro livro. Incluindo o destacado média-metragem NháNhá, filmado no interior de Minas Gerais.
Trata-se de um mapeamento de sua obra conceitual que compõe importantes propostas para a arte do século XXI. Esta edição bilíngue (português/inglês) foi realizada em parceria com o OI FUTURO e faz parte da Coleção Arte e Tecnologia.

Nenhum comentário: