terça-feira, 28 de julho de 2015

ESPETÁCULO DE DANÇA REÚNE HUMOR E FICÇÃO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Tombé utiliza metalinguagem e faz comédia coreográfica entre os dias 07 e 09 de agosto

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 07 a 09 de agosto, o espetáculo Tombé. O projeto, que pode ser definido como dança ficcional ou ainda uma espécie de stand up dance comedy, faz jogos de espelhos entre o falso e o real. A apresentação mescla ainda teatro, performance e artes plásticas para estabelecer uma análise sobre a experiência artística.

Em um espetáculo como esse, a cena se constrói entre movimentos e textos de diversas naturezas, reunindo uma série de vocabulários corporais e citações de obras de vários autores. Todos os participantes, desde o diretor, passando pelos atores e bailarinos, são figuras que compõem as relações na obra, produzindo “coreografias sociais” com seus embates e contradições.

Em atividade há mais de 13 anos, o espetáculo se renova constantemente para dar conta dos processos atuais de criação e produção de linguagem no campo das artes, nas mídias sociais, na universidade, na TV, entre outros ambientes. A obra reflete sobre a própria experiência artística, contemplando dimensões mais amplas das relações humanas como as hierarquias, produções de discurso, disputas de poder e tensões sociais.

A estreia de Tombé, em 2002, marcou o início de uma pesquisa do diretor Jorge Alencar sobre a relação entre dança e comicidade em nível artístico e acadêmico – algo atípico, já que a imensa maioria dos estudos sobre humor está ligada ao teatro e à filosofia, quase nunca à dança.

Ao longo dos anos, Tombé vem circulando em cidades de todo o Brasil, com passagem também no importante teatro Hebbel am Ufer, em Berlim (Alemanha), como parte do Festival Brasil Move Berlim.

O grupo aproveita a passagem por Curitiba para ministrar a Oficina de Honestidade, que propõe um mergulho artístico nas referências e universos poéticos de cada participante. Por meio de práticas de composição e de conversas, o encontro é voltado para estudantes e profissionais da dança, teatro, artes visuais, cinema e outras linguagens para produzir uma experiência de autonomia e prazer.


Serviço:
Dança: Tombé
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 07 a 09 de agosto de 2015
Horário: sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos: vendas a partir de 01 de agosto (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Oficina: Oficina de Honestidade
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 08 de agosto de 2015
Hora: sábado, das 14h às 17h
Inscrições: gratuitas até o dia 04 de agosto pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br

Nenhum comentário: