quinta-feira, 23 de julho de 2015

ESPETÁCULO MOSTRA GUERRAS PELO OLHAR DAS CRIANÇAS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



As estrelas cadentes do meu céu são feitas de bombas do inimigo será apresentado de 30 de julho a 02 de agosto

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 30 de julho a 02 de agosto, o espetáculo As estrelas cadentes do meu céu são feitas de bombas do inimigo. A montagem é baseada em trechos de 12 relatos escritos por crianças e jovens durante diversos conflitos de guerra realizados ao longo da História, como Diário de Anne Frank e Diários de Guerra - Vozes Roubadas, de Zlata Filipovic e Melanie Challenger.

Sem obedecer a uma narrativa linear e cronológica, o texto retrata passagens ocorridas desde Primeira Guerra Mundial até a mais recente invasão do Iraque, passando pelo Vietnã, pela Intifada palestina e por vários momentos da Segunda Guerra Mundial. Esta última, por exemplo, é o cenário do caso da jovem russa que ingressou no front, em 1940, atrás de um grande amor.

"Essa foi a melhor forma que encontramos para contar as histórias. Mais do que uma cópia fiel dos fatos históricos, nos interessou a leitura artística que poderíamos fazer sobre esses fatos", explica o ator Pedro Guilherme, da Cia. Provisório-Definitivo. Com direção de Nelson Baskerville, o grupo encara o espetáculo como uma peça-documentário, fazendo recortes teatrais dos relatos das crianças e jovens – com direito a licenças poéticas, nas quais o rigor histórico cede lugar à liberdade de criação. Além dos textos inspirados nos diários, outros foram escritos pelos próprios atores e pelo diretor.

O Brasil não ficou de fora. O diretor e o grupo decidiram inserir também um personagem da guerra do tráfico na periferia paulistana. A história do jovem Washington, retratada no documentário Jardim Ângela, de Evaldo Mocarzel, aparece no roteiro da peça.

Ao dar identidade a anônimos em meio a grandes
conflitos do século 20 e 21, a peça exibe um panorama documental das questões envolvidas em tempos de hostilidade. A montagem tem linguagem épica e, para reforçar o quadro cênico, conta com iluminação não convencional, bonecos cenográficos confeccionados especialmente para o espetáculo e projeções em vídeos exibindo cenas de filmes, reportagens de guerra, imagens abstratas e cenas com os atores.
 

Serviço:
Teatro: As estrelas cadentes do meu céu são feitas de bombas do inimigo
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba - PR
Data: 30 de julho a 02 de agosto de 2015
Hora: quinta-feira e sexta-feira às 20h, sábado e domingo às 18h e 20h
Ingressos: vendas a partir de 25 de julho (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Lotação máxima: 125 lugares (dois para cadeirantes)

Nenhum comentário: