quinta-feira, 13 de agosto de 2015

SHOPPING PÁTIO HIGIENÓPOLIS APRESENTA UNIVERSO DE TARSILA



SHOPPING PÁTIO HIGIENÓPOLIS APRESENTA UNIVERSO DE TARSILA,
EXPOSIÇÃO INÉDITA SOBRE A OBRA, A PINTORA, A MULHER TARSILA DO AMARAL

   A curadoria é de Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da pintora. 
   O Universo de Tarsila reproduz as telas mais conhecidas de Tarsila do Amaral e mostra um pouco de seu estilo exótico, com joias e roupas exuberantes.
   Pátio Higienópolis antecipa as comemorações do 130o. Aniversário de nascimento de Tarsila do Amaral, a ser completado em 2016

De 27 de agosto a 27 de setembro de 2015, o público poderá conhecer de perto a obra e o universo da pintora Tarsila do Amaral, por meio de cerca de 30 itens entre réplicas de obras e objetos especiais especialmente cedidos pela família da artista.  Com curadoria de Tarsilinha do Amaral, a exposição será constituída por nove estações, seis delas sensoriais, possibilitando a interação do público com obras da artista, e três estações cenográficas, que apresentarão o universo  pessoal de Tarsila.   “Universo de Tarsila” terá ainda uma parede sensorial inclusiva, com obras em pranchas táteis, textos em braile e vídeo com legenda em Libras (língua brasileira de sinais).

Durante este período, o seu Atelier da rua Barão de Piracicaba da então São Paulo dos anos 1920 se transfere para o Vão Central do Pátio Higienópolis, em cenário que reproduz a atmosfera da época e abriga objetos pessoais originais, como sua cadeira para pintura, seus pincéis, uma réplica de “As Margaridas de Mário de Andrade”, pintura de 1922, ano que acabara de retornar ao Brasil depois de uma longa temporada pela Europa. No cavalete, réplica de Abaporu ainda inacabado, quadro que Tarsila criou  em 1928 para presentear seu marido, Oswald de Andrade, e que se transformou na mais importante obra de arte do país, símbolo do modernismo brasileiro e do movimento antropofágico.

Na área chamada de Intimista estão seus objetos de uso pessoal, como o binóculo, as suas joias, incluindo réplicas de seu solitário de brilhante estilo francês e os enormes brincos eternizados em suas pinturas. No ar, é possível sentir ainda o aroma do seu perfume favorito Moment Supreme, de Jean Patou. Todas as peças e objetos pessoais fazem parte do acervo da família de Tarsila e foram cedidos especialmente para a exposição.

No setor Interativo,  reproduções cenográficas de algumas de suas obras mais conhecidas permitem que os visitantes da exposição entrem e participem  dos quadros.   Aqui, o público poderá repetir a pose de Abaporu; mergulhar nas centenas de formas ovoides cor-de-rosa do quadro A Floresta, ou ainda sentir a suavidade das pétalas coloridas do Manacá. As fotografias serão não só permitidas, como bem-vindas em todas as estações.

 Sobre Tarsila do Amaral -  Tarsila nasceu em Capivari, no interior do Estado de São Paulo, em 1o de setembro de 1886.  Filha e neta de ricos fazendeiros do café, Tarsila do Amaral cresceu unindo o que havia de melhor no Brasil e na Europa, centro cultural do mundo à época.  Na capital paulista, estudou no Colégio Sion, tendo completado seus estudos no Sacre Coeur, de Barcelona, Espanha.  Já adulta, resolveu se dedicar à pintura. Foi casada com Oswald de Andrade, para quem criou o seu célebre quadro Abaporu, como presente de aniversário.  Faleceu em janeiro de 1973, em São Paulo.

Serviço:
UNIVERSO DE TARSILA DO AMARAL
Curadoria de Tarsilinha do Amaral
Shopping Pátio Higienópolis, Piso Veiga Filho (Vão Central)

26 de agosto, 19h – Vernissage
27 de agosto a 27 de setembro – Aberta à visitação de 10h às 22h, de segunda a sábado.  Domingos e feriados, de 14h às 20h
Exposição de itens originais (cerca de 30) e cenografia com réplicas de obras e de objetos de época de Tarsila do Amaral.
Para visitas monitoradas de escolas e grupos, contatar o SAC do Shopping Pátio Higienópolis, 11.38232308

Nenhum comentário: