quarta-feira, 2 de setembro de 2015

COMPANHIA INGLESA TRAZ ESPETÁCULO ODISSEIA À CAIXA CULTURAL CURITIBA



De 10 a 13 de setembro, obra épica de Homero ganha montagem sem palavras e com trilha sonora ao vivo

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 10 a 13 de setembro, o espetáculo Odisseia. A montagem britânica assinada pela companhia The Paper Cinema chega ao Brasil em co-produção com o Battersea Arts Centre – considerado o teatro mais influente do Reino Unido – e apoio do British Council.

Com direção de Nicholas Rawling, a peça recria a épica obra de mesmo nome escrita por Homero na Grécia Antiga sem utilizar palavras. A narrativa é montada com recursos de animação, lançando mão do uso de objetos e ilustrações executadas em tempo real, projeção e música ao vivo. A história é contada com ilustrações e manipulação de fantoches.

De uma mala repleta de bonecos desenhados e recortados em papel, a companhia retira uma coleção de personagens e paisagens, que ganham vida em projeções cinematográficas. O espetáculo permite ao espectador acompanhar ao vivo não somente a história, mas a construção de um filme e sua trilha sonora.

A companhia
Fundada em 2004 por Nicholas Rawling, Imogen Charleston e Christopher Reed, a The Paper Cinema é uma companhia britânica nascida da cena artística de Bournemouth, cidade a 170quilômetros de Londres. No início, criava efeitos visuais ao vivo para eventos musicais em vários contextos. Participou de diversos projetos e iniciativas, tornando-se rapidamente conhecida em países como França, Alemanha, Portugal, Holanda, Escócia e Azerbaijão.

Já Battersea Arts Centre, que participa da produção do espetáculo, é indicado pela imprensa inglesa como o teatro mais influente do Reino Unido. A instituição promove artistas emergentes, além de ser renomada por fazer novas criações de vanguarda. Coloca em questão as formas tradicionais cênicas e realiza trabalhos que geralmente não nascem de um texto escrito, confundindo gêneros e crescendo com a experimentação.

A montagem de Odisseia foi criada por meio da utilização de Scratch (rascunho), que permite aos artistas testar ideias no início do processo criativo e receber a opinião do público.

Odisseia
Nove anos após o fim da Guerra de Tróia, o rei Odisseu ainda não retornou à sua casa. Em sua ausência, seu lar foi sitiado por pretendentes que visam sua coroa, mulher e terras. Por estar afastado há 20 anos, são numerosos os rumores a respeito de sua morte. Tempestades furiosas e forças sobrenaturais prevalecem sobre a intensa busca de um homem por seu caminho de volta à sua casa em uma jornada em alto mar repleta de aventuras, perigo e emoção.

Serviço:
Teatro: Odisseia
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro
Data: 10 a 13 de setembro de 2015
Hora: de quinta-feira a sábado, às 20h. Domingo às 19h
Ingressos: vendas a partir de 5 de setembro (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: não recomendado para menores de 14 anos
Lotação máxima: 125 lugares (dois para cadeirantes)

Nenhum comentário: