quinta-feira, 24 de setembro de 2015

DOCUMENTÁRIO “AQUI DESTE LUGAR” TEM PRE-ESTREIA GRATUITA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


Em sessão única no dia 29 de setembro, produção dos premiados diretores Sérgio Machado e Fernando Coimbra conta história de famílias que saíram da pobreza 

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 29 de setembro, terça-feira, a pré-estreia do filme Aqui deste lugar. O documentário dos diretores Sérgio Machado (Cidade Baixa) e Fernando Coimbra (O lobo atrás da porta) conta a história de três famílias de diferentes regiões do país que tiveram suas vidas modificadas ao longo dos últimos dez anos. A produção chegará aos cinemas brasileiros no mês de outubro.

O filme acompanha esses três núcleos familiares desde o momento de suas inscrições no programa Bolsa Família até os dias de hoje. Nos últimos dez anos, milhões de brasileiros cruzaram a linha da pobreza extrema. O documentário mostra como as diferentes gerações assimilaram essa mudança e como está, por exemplo, a nova família que nasceu sem eletricidade e hoje passa o dia em uma lan house.

Em Rio Grande, cidade do Rio Grande do Sul, os diretores seguem a rotina dos Barcelos. Já em Tauá, no Ceará, são os Coresma que ganham a atenção das lentes. Os Souza Leal, moradores da cidade de São Paulo, mostram à equipe uma boa parte do seu dia-a-dia. Tudo foi feito de forma crua, com a mínima intervenção dos cineastas. “Apenas chegávamos para filmar de manhã. Em algum momento, as pessoas esquecem das câmeras”, explica Sérgio.

Foram dois anos de viagens pelo Brasil e quase mil entrevistados, resultando em um material de 85 minutos que visita as casas das famílias, mostra a rotina, pega conversas de cozinha, a interação entre os filhos, a intimidade desses ambientes. O projeto expõe as diferenças entre as regiões do país e propõe uma reflexão sobre o programa social.

O documentário Aqui deste lugar conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Os diretores
Sérgio Machado iniciou sua carreira no cinema como assistente de direção de Walter Salles nos filmes Central do BrasilO Primeiro Dia e Abril Despedaçado, sendo que nesse último dividiu também a autoria do roteiro. Em 2001, estreou na direção com o documentário Onde a Terra Acaba, sendo eleito melhor documentário no Festival do Rio, São Paulo, Havana, Biarritz, entre outros. Em 2005, estreou na direção de longa-metragem de ficção com Cidade Baixa, recebendo inúmeros prêmios, entre eles o de Melhor Filme no Festival do Rio e o Prêmio da Juventude no Festival de Cannes. Em 2008, com Karim Aïnouz, realizou o roteiro e a direção da série de TV Alice. Em 2010, lançou seu terceiro longa-metragem, Quincas Berro D’água, baseado na obra de Jorge Amado. Atualmente, finaliza o longa-metragem de ficção Acorda Brasil, protagonizado pelo ator Lázaro Ramos, que será lançado em 2015.

Diretor e roteirista, Fernando Coimbra trabalhou por nove anos no Teatro Oficina como ator, dramaturgo e diretor de vídeo. Paralelamente, escreveu e dirigiu curtas-metragens com os quais participou e foi premiado em importantes festivais de cinema como Brasília, Clermont-Ferrand, Guadalajara, Bilbao e Festival do Rio. Lançou no primeiro semestre de 2014 o premiadíssimo O Lobo Atrás da Porta. O filme trilhou uma ótima trajetória em festivais de cinema, tendo sido contemplado com o Prêmio Horizontes Latinos no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, como Melhor Longa de Ficção no Festival do Rio e como Melhor Filme no Festival de Cinema de Miami.

Serviço
Cinema: Exibição do documentário Aqui deste lugar
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)
Data: 29 de setembro (terça-feira)
Horário: 20h
Ingressos: entrada franca. Retirada dos ingressos uma hora antes da sessão
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: não recomendado para menores de 12 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: