sexta-feira, 2 de outubro de 2015

ADAPTAÇÃO DE PITECO GANHA LEITURA CÊNICA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA




Revisitado, famoso personagem dos quadrinhos é atração da próxima edição do projeto Cena HQ, no dia 07 de outubro

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, dentro do projeto Cena HQ, a leitura cênica da obra Piteco-Ingá no dia 07 de outubro (quarta-feira). Com roteiro e arte do paraibano Shiko, o livro é inspirado no clássico personagem de Mauricio de Sousa. Após a apresentação, o autor, elenco e o diretor Paulo Biscaia participarão de um bate-papo com o público.

Lançado em 2013, Piteco-Ingá é uma adaptação do nordeste pré-histórico inspirada em Piteco criada para a coleção Graphic MSP. A trama gira em torno da disputa territorial entre três povos que um dia já foram unidos: os homens-tigre, o Povo de Ur e o Povo de Lem, do qual Piteco faz parte.

Quando Thuga, a sacerdotisa dos Lem, alerta sobre a seca do rio que os alimenta e a necessidade de partir para procurar outro local para viver, Piteco ignora a profecia. Sem se dar conta, sua atitude resulta na captura de Thuga pelos homens-tigre.

Arrependido, Piteco reúne os amigos Beleléu e Ogra para resgatar Thuga, enquanto os Lem seguem à procura do rio vermelho citado na profecia. Em seu caminho, o trio enfrenta as armadilhas do povo de Ur, além de cruzar com divindades indígenas brasileiras (reinterpretações do Boitatá e do Curupira) e maia (Camazotz).

O autor
Um dos maiores destaques na produção nacional de HQs, o grafiteiro e ilustrador autodidata Shiko (também conhecido por Derby Blue) nasceu em Patos, Paraíba, em março de 1976. É conhecido pelos traços realistas e viscerais.

Blue Note, sua HQ mais conhecida, teve muitos elogios da imprensa especializada quando lançada em 2007, de forma independente. Em 2012, adaptou o livro O Quinze, de Raquel de Queiroz, para os quadrinhos. Morou por três anos em Florença, na Itália, e nesse tempo fez pequenas mostras em Lyon e no Salão do Livro de Paris.

Cena HQ
Bicampeão do Troféu HQ Mix 2015 na categoria Produção para Outras Linguagens, o projeto Cena HQ segue a proposta de ler em cena obras publicadas originalmente em quadrinhos. O evento é uma parceria entre a Cia Vigor Mortis e a Quadrinhofilia, com curadoria dos autores feita pelo quadrinhista José Aguiar e escolha dos encenadores pelo diretor Paulo Biscaia Filho. Cada leitura é seguida por um debate envolvendo público, autores, diretor e atores.



Serviço:
Leitura: Cena HQ – Piteco-Ingá
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)
Data: 07 de outubro de 2015 (quarta-feira)
Horário: 20h
Ingressos: entrada franca. Retirada de ingressos a partir das 19h do dia da apresentação.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: não recomendado para menores de 14 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: