quarta-feira, 7 de outubro de 2015

AMIZADE ENTRE PICASSO E GAROTO DE SEIS ANOS VIRA ESPETÁCULO INFANTIL NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

O menino que mordeu Picasso, em cartaz nos dias 17 e 18 de outubro, mostra divertidas conversas entre o artista espanhol e uma criança

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, nos dias 17 e 18 de outubro, o espetáculo O menino que mordeu Picasso. A peça, que faz parte da programação do mês das crianças, conta a história verídica de uma amizade entre um garoto curioso e um dos artistas mais importantes do mundo.

O nome do espetáculo dá início ao enredo. A história narra o encontro do jovem Antony, de seis anos de idade, que morde Pablo Picasso (1881 – 1973) ao encontrá-lo em um atelier durante as férias do artista, na Inglaterra. O pintor e escultor, de forma divertida, resolve devolver a mordida e começar uma amizade com o garoto. Em alguns momentos do roteiro, fica a impressão de que Antony é o próprio artista, ainda criança.

O espetáculo mostra a influência da infância na vida do espanhol, que certa vez disse a frase “passei a vida tentando aprender a pintar como uma criança”. O encontro entre os dois destaca a relação entre um adulto consagrado em seu auge artístico e o olhar ingênuo do criativo garoto.

A montagem que chega a Curitiba é escrita e dirigida por Marcelo Romagnoli, livremente inspirada no livro homônimo e verídico do inglês Antony Penrose. A atuação de Fábio Espósito interpretando Picasso recebeu dois importantes prêmios nacionais em 2012: o APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte e o Prêmio Femsa de Teatro, ambos na categoria Melhor Ator. Rodrigo Pavon completa o elenco como o garoto.

Com o cenário inspirado nas obras do artista, o público tem a impressão de estar dentro de uma obra do pintor. As referencias a Espanha e a trilha sonora ajudam a compor o ambiente. Para tornar a experiência do público ainda mais completa, o hall de entrada da CAIXA Cultural Curitiba receberá uma exposição sobre a vida e obra de Picasso.

História verídica
Antony Penrose, autor do livro, de fato conviveu com Picasso. Seus pais eram grandes amigos do pintor espanhol, que passou uma temporada na fazenda da família, na Inglaterra, na década de 1950. O encontro voltou a acontecer posteriormente, na França.




Serviço:
Teatro: O menino que mordeu Picasso
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba - PR
Data: 17 e 18 de outubro de 2015
Hora: sábado e domingo, às 15h e 17h
Ingressos: vendas a partir de 10 de outubro (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 14h às 19h)
Classificação etária: livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (dois para cadeirantes)


Nenhum comentário: