terça-feira, 6 de outubro de 2015

Movimento pela exibição alternativa de filmes chega a Curitiba nesta quarta-feira (7)




Em meio à crise do cinema autoral brasileiro, a Caixa Preta Espaço Cultural torna-se um circuito popular de exibição.

O cinema autoral brasileiro passa por um cenário alarmante. Além dos cinemas de rua sofrerem uma quase extinção em todo o país - segundo dados divulgados pela Ancine (Agência Nacional do Cinema), desde 1975 foram fechadas quase mil salas de cinema -, as produções de médio e pequeno porte têm acumulado, ano após ano, uma bilheteria pífia no circuito comercial. São produções que voltam de Festivais do exterior com prêmios e críticas positivas, mas nas salas somam uma média de 10 mil espectadores. Esse é o reflexo de um país que financia a produção mas não a distribuição.

Diante disso, unindo-se a movimentos independentes de todo o Brasil, a Caixa Preta Espaço Cultural, no bairro São Francisco, inaugurou o Cinema de Quarta, em que pretende exibir toda quarta-feira filmes e documentários autorais com entrada franca! Nessa quarta (7), às 19h30, será exibido o filme “Quase Samba”, distribuído de forma alternativa pelo diretor Ricardo Targino. Segundo ele, a parceria com redes e movimentos sociais pretende constituir um circuito popular de exibição. “Nosso maior desafio é devolver ao Brasil o audiovisual que o Brasil financia, pois não é justo que o cinema brasileiro se esqueça do povo que, aliás, paga a conta. Eu estou fazendo o que posso com meu filme e torço para que seja só o primeiro de muitos que queiram encontrar nosso tempo e nossas questões no tecido mesmo da vida, nestes territórios todos dos Brasis”, declara o diretor.

No filme, a jovem cantora de samba Teresa mora com Shirley (Cadu Fávero) e seu filho, enquanto aguarda um outro bebê e é obrigada a se dividir entre o amor do bondoso Charles e a relação abusiva de Fernando (Otto). No desenrolar da trama, são abordadas questões sobre o feminino (e feminismo), homossexualidade, periferia e violência.

Além da exibição, a Caixa Preta possui lanches, como o wrap vegetariano por R$5, cerveja barata e drinks com preços promocionais. Descendente do antigo Blues Velvet Bar, a proposta do é integrar a cultura boêmia da região com eventos culturais que englobem diversos tipos de arte. O espaço também é aberto aos produtores audiovisuais e artistas no geral que desejam exibir suas obras. O contato pode ser feito pela página do Caixa Preta Espaço Cultural no Facebook, onde também consta a programação semanal.

Serviço:
Cinema de Quarta exibe Quase Samba
Local:
Caixa Preta Espaço Cultural (Rua Trajano Reis, 314 – São Francisco).
Data e horário: 07/10 (quarta-feira), às 2=19h30.
Entrada franca
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/403637089839184/
Contato: (41) 9738-2971

Nenhum comentário: