terça-feira, 3 de novembro de 2015

Caderno de rimas do João livro infantil de Lázaro Ramos com ilustrações de Mauricio Negro

Caderno de rimas do JoãoLázaro RamosIlustrações de Mauricio Negro Pallas Editora | 40 páginas | 20,5 x 25,5 cm




Você sabe o que é uma rima?
Veja essa explicação que deu Bela, minha prima.
Não é estranho.
É juntar fome com inhame.
O importante no jogo é não dar vexame.

Com esse simpático jogo de palavras começa Caderno de rimas do João, livro infantil de Lázaro Ramos que acaba de sair pela Pallas Editora.

Inspirado no filho João, o ator, diretor, apresentador e autor Lázaro Ramos descobriu que, assim como as crianças, as palavras tem grande vontade de se divertir.

Sem medo e sem limite, valendo apenas o palpite, João descobre com a prima Bela a brincadeira lúdica de rimar. Como começou a rima, perguntou João? Resposta: talvez na hora em que bateu meu coração. João decide, então, usar a chance que tinha, a partir daquele dia, de falar tudo em rima. Ele começa e termina; cria um jeito divertido de entender algumas coisas de modo mais colorido.

Ramos brinca com o significado das palavras, construindo um dicionário intuitivo de João. A obra mescla temas importantes para a infância, como família, valores, vida e morte, e temas cotidianos e contemporâneos. A partir do que as palavras lhe sugerem, João descreve – e depois descobre – o que é sotaque, o que é saudade. Mas não ficam de fora o candidato e a sonegação, pois como ele mesmo disse, João não está de brincadeira não.

Em Caderno de rimas do João, cada página de versos é acompanhada das ilustrações fortes e vivas de Mauricio Negro. A narrativa imagética criada por Negro para a obra pode – e deve – ser lida junto com o texto. Cada imagem reflete a pluralidade de expressões da palavra e seus múltiplos sentidos.


Sobre o autor >> Lázaro Ramos é ator, diretor, apresentador e autor. Baiano, iniciou a carreira em 1994 no Bando de Teatro Olodum. Atuou em filmes como Madame SatãO homem que copiavaCidade baixaÓ paí, ó e O vendedor de passados, e entre seus mais recentes estão Tudo que aprendemos juntos e Mundo cão. Além disso, deu vida a personagens nas novelas Cobras e lagartos e Lado a lado, entre outras, em seriados como Sexo frágilÓ paí, ó e Decamerão, e em mais de 30 espetáculos teatrais, entre eles Sonho de uma noite de verão,A máquina, e O topo da montanha. Já foi vencedor de mais de 40 prêmios por suas atuações, e é embaixador do Unicef desde 2009.

Sobre o ilustrador >> Mauricio Negro é artista visual, autor de diversos livros e tem afinidade por temas ancestrais, mitológicos, ambientais, identitários — frequentemente carregados de brasilidade. Em mais de vinte anos de trajetória literária participou de exposições, catálogos e eventos. Recebeu prêmios e menções no Brasil e em países como Japão, Coreia do Sul, China, México e Alemanha. Costuma reinterpretar a narrativa de raiz, o imaginário popular, os saberes nativos e as poéticas contemporâneas. É colaborador regular de literatura indígena e de matizes africanas, além de membro do conselho diretor da Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB). Pela Pallas ilustrou Ópera Brasil de Embolada, de Rodrigo Bittencourt. 


LANÇAMENTO_
Sábado, 07 de novembro de 2015, às 11h
Livraria Saraiva Shopping Pátio Higienópolis
(Av. Higienópolis, 618 – Piso Higienópolis. Tel. 11 3660-0200)


Lançamento

Nenhum comentário: