segunda-feira, 9 de novembro de 2015

FINLANDESA FAZ RECITAL NA CAIXA CULTURAL CURITIBA COM INSTRUMENTO POUCO CONHECIDO NO BRASIL



Arja Kastinen traz o kantele para apresentação no projeto Série Solo Música, no dia 10 de novembro

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, como atração de novembro do projeto Série Solo Música, o recital com a finlandesa Arja Kastinen no dia 10 (terça-feira), às 20h. Ela sobe ao palco para apresentar ao público curitibano o kantele, uma espécie de harpa celta, instrumento pouco conhecido no Brasil.

Com certo ar de novidade, Arja traz ao Brasil o instrumento nacional da Finlândia. O kantele é uma versão de uma cítara antiga, conhecida genericamente como saltério báltico. Popular na Finlândia, há registros de diferentes tipos de saltérios no Báltico, Mar Negro e Rússia. Entre os modelos, há os de 5 a 15 cordas, utilizados para musicalização; os tradicionais, de 19 a 36 cordas; e os de concerto, construídos com 39 ou 40 cordas.

Arja Kastinen trará ao Brasil quatro modelos diferentes, réplicas dos séculos 19 e 20. Não bastasse a variedade sonora dos instrumentos, ela fará improvisações baseadas em técnicas tradicionais, bem como em técnicas desenvolvidas por ela. “Poucas vezes a música tradicional escandinava chega até nós, brasileiros, com uma virtuose. Será a oportunidade para o público conhecer o som do kantele”, diz Alvaro Collaço, produtor e curador da Serie Solo Música.

Será a primeira vez que Arja Kastinen vem à América do Sul. Uma das principais musicistas de música tradicional da Finlândia, Kastinen fez turnês pela Suécia, Noruega, Islândia, Estônia, Lituânia, Alemanha, Itália, Bélgica, França, Irlanda, Sérvia, Estados, Canadá, Rússia e Vietnã. Foi a primeira artista de música folclórica do seu país a ter doutorado na Academia Sibelius, em Helsinque.

Possui seis discos gravados, com destaque para IRO, álbum solo de 1995, relançado sob o nome Kantele meditation no ano seguinte. Seus lançamentos posteriores incluem Vita (1999), com Virpi Forsberg; Kajo (2005), com a flautista Riitta-Liisa Joutsenlahti; Ani (2008),Vaskikantele 1833 (2008) e Lavender calm (2011), com o flautista Peter Phippen. Em sua carreira, desenvolveu diversas publicações e métodos sobre o kantele.

Serviço:
Música: Série Solo Música apresenta Arja Kastinen (kantele)
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)
Data: 10 de novembro (terça-feira)
Hora: 20h
Ingressos: vendas a partir de 7 de novembro (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: não recomendado para menores de 12 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: