quarta-feira, 11 de novembro de 2015

PARLAPATÕES APRESENTA COMÉDIA DE MOLIÈRE NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Relacionando a França do século 17 ao Brasil atual, sátira O burguês fidalgo fica em cartaz de 19 a 22 de novembro

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o espetáculo O burguês fidalgo, com o grupo Parlapatões, de São Paulo. A comédia chega à capital paranaense para quatro sessões, de 19 a 22 de novembro.

Escrita em 1670 pelo francês Molière, O burguês fidalgo satiriza as necessidades de uma classe em ascensão na sua desenfreada busca por prestígio social. O chamado “sonho burguês de nobreza” – desejo de uma classe dominada em ocupar o lugar da classe dominante – é encarnado pelo Sr. Jordain, o burguês do título, que, embora seja casado, tenta conquistar o amor de uma nobre para se projetar socialmente.

Suas tentativas o expõem ao ridículo e revelam o quanto está cercado de interesseiros, que tiram proveito das ilusões que cria sobre si mesmo. A análise de Molière vai além da visão sobre o comportamento social e, por meio do humor, volta-se para os conflitos sociais e políticos ocultos nas relações cotidianas na vida de um homem que se deixa enganar para ser aceito socialmente.

Com figurino e cenário de época, a adaptação de Adonis Comelato, Hugo Possolo e Rafael Fanganiello mantém o ambiente histórico, quando nobres e burgueses disputavam o domínio da sociedade. Sem fugir do tempo no qual a história é narrada, aproxima e relaciona com a realidade atual no Brasil

“Mais que uma analogia de épocas, os Parlapatões pretendem brincar com as facetas risíveis de um Brasil que vive a fantasia de crescimento, sem resolver sequer seus problemas básicos”, explica o diretor Hugo Possolo. A peça ganha uma encenação festiva, com música ao vivo e espaço para os improvisos que caracterizam o grupo.

Parlapatões
Criado em 1991, o grupo teatral Parlapatões produziu mais de 45 diferentes espetáculos voltados para a comédia, técnicas circenses e improvisação. Hoje, tem seu teatro próprio, o Espaço Parlapatões, reconhecido nacionalmente por sua programação artística e pelo papel na revitalização do centro paulistano. Com vasto repertório, circulou todo o Brasil e seus principais festivais, como o FTC (Curitiba); FILO (Londrina), FIT (Belo Horizonte) e Porto Alegre em Cena.

Entre suas montagens, destacam-se as peças PPP@WllmShkspr.brPiolim (Grande Prêmio da Crítica APCA); Sardanapalo, (Festival de Edimburgo, Escócia); U Fabuliô, (representante oficial do Brasil na Expo 98), em Lisboa; As nuvens e/ou um Deu$ chamado dinheiro; Prego na testaHércules O papa e a bruxa. Seus espetáculos já estiveram na Espanha, Portugal, Chile, Escócia e Estados Unidos.


Serviço:
Teatro: O burguês fidalgo
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba - PR
Data: 19 a 22 de novembro de 2015
Hora: quinta a sábado às 20h. Domingo às 19h
Ingressos: vendas a partir de 14 de novembro (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 14h às 19h)
Classificação etária: não recomendado para menores de 16 anos
Lotação máxima: 125 lugares (dois para cadeirantes)

Nenhum comentário: