quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Democracia e golpismo pautam debate no Fórum Social

O Fórum Social Mundial Temático 2016 começou hoje (19/01), em Porto Alegre, com a recepção aos participantes e a marcha de abertura. Participam redes de organizações e movimentos sociais, grupos de base, lideranças sociais, intelectuais, artistas e cidadãos do mundo.

Com o mote Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta, o FST2016: FSMPoA+15 comemora 15 anos do Fórum Social Mundial e fará um balanço das lutas anticapitalista, discutirá desafios das classes sociais populares e das mulheres e homens que desejam uma sociedade mais humana e fraterna. Vejaaqui a programação completa e, ao final do texto, os eventos que serão transmitidos ao vivo pelatevêFPA.

O tema desta edição são os 15 anos do FSM de Porto Alegre, no sentido de reposicionar e redesenhar as dinâmicas do Fórum Social diante da nova conjuntura internacional, em especial, os tema das guerras, dos refugiados, da crise climática, das crises econômicas e sociais e da retirada de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em todos os continentes. Em relação à América Latina e ao Brasil, será dada uma atenção especial a temas como o extermínio da juventude negra, as questões referentes ao fortalecimento da democracia e contra qualquer possibilidade de retrocesso democrático.

Dois dos eventos programados são realizados pela Fundação Perseu Abramo (FPA). No dia 20 (quarta-feira), às 17h, será a Mesa de Convergência Democracia e Desenvolvimento em Tempos de Golpismo e Crise, no auditório Araújo Viana, Parque Farroupilha. As fundações Maurício Grabois e Leonel Brizola/Alberto Pasqualini são parceiras na promoção deste debate, para o qual estão convidados Luciana Santos (Fundação Maurício Grabois/Brasil); Manoel Dias (Fundação Leonel Brizola/Brasil); Rui Falcão (Fundação Perseu Abramo/Brasil); Roberto Requião (Senador, PMDB); Roberto Amaral (PSB); Elizabete Santos Movimento (Aliança Internacional de Habitantes/Venezuela); Milagros Gacon (Sindicalista, Peru); e Gilberto Leal (Movimento Negro, Brasil).

Já no dia 22 de janeiro (sexta-feira), às 18h30, as fundações Perseu Abramo (FPA), Friedrich Ebert Stiftung (FES) e Maurício Grabois promovem o debate Enfrentar as Desigualdades nas Cidades. O tema será discutido por Fernando Haddad, prefeito de São Paulo; Boaventura de Souza Santos, diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal); e Gerardo Ardila, antropólogo e ex-secretário de Planejamento de Bogotá (Colômbia) . O encontro deve ocorrer a céu aberto, no Parque da Redenção (em frente ao Monumento ao Expedicionário). Caso chova, será transferido para o auditório do Sindicato dos Bancários.

O FST2016: FSMPoA+15 promoverá diversas atividades de 19 a 23 de janeiro, em vários locais. Os chamados ‘territórios’ do Fórum compreendem o Parque Farroupilha (Redenção), o Auditório Araújo Viana, o Largo Zumbi dos Palmares e o Acampamento da Juventude no Parque Harmonia, além da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal. Há ainda atividades paralelas espalhadas por toda a cidade. Ao final, o acúmulo das discussões e as sugestões serão enviadas ao Conselho Internacional e ao FSM2016, a ser realizado em agosto, no Canadá.
Eventos que serão transmitidos ao vivo pela tevêFPA

Nenhum comentário: