sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Pré-Carnaval 2016 começa neste domingo

 

O Pré-Carnaval de Curitiba começa neste domingo (17), a partir das 15h, quando a Marechal Deodoro abre espaço para o bloco Garibaldis e Sacis e para o grupo carioca Monobloco. Os foliões estão convidados a se fantasiar com o tema tradicional: palhaço, pirata, arlequim, pierrô, colombina, etc.

Serão três datas para a folia do bloco Garibaldis e Sacis. Além da saída do próximo domingo, o bloco se apresenta no dia 30 de janeiro no Sítio Cercado, na Avenida São José dos Pinhais, e no dia 31 de janeiro, novamente na Marechal Deodoro. Todas as apresentações começam a partir das 15h.

A Marechal também receberá, no próximo domingo (dia 24) – e pelo segundo ano consecutivo , o Carnaval Eletrônico (o lineup será divulgado nesta sexta-feira).

Lançamento de CD e casamento

Fruto de parcerias com músicos de Curitiba, o Garibaldis e Sacis lança seu segundo disco durante o Pré-Carnaval. O CD estará à venda durante os eventos. “Há quase duas décadas o bloco Garibaldis e Sacis simboliza a celebração de um desafio: realizar a festa nas ruas da cidade de Curitiba. Este, que é o segundo álbum do bloco, é a celebração do encontro de milhares de pessoas com esta história da cidade", diz Rogerio Guiraud, integrante do bloco.

E, durante a festa deste domingo, o casal Pedro Solak e Nathalie Cunha, que se conheceu em uma saída do Garibaldis e Sacis, celebra seu casamento, com direito a celebrante, convidados e troca de alianças. O casório acontecerá durante o percurso do bloco.

Bebidas e segurança

Por exigência dos órgãos de segurança, será proibida a entrada na área do Pré-Carnaval de Curitiba de garrafas, latas e isopores. Haverá venda controlada de bebidas (cerveja, água e refrigerante) e de comida dentro do espaço reservado ao evento.

Este ano a segurança também estará reforçada, em três níveis de atuação: a Polícia Militar fará o policiamento do entorno do evento e a Guarda Municipal atuará dentro da área juntamente com mais 300 seguranças privados.

Haverá dois pontos de atendimento médico: um localizado na esquina com a Avenida Marechal Floriano e o outro na esquina com a Rua Barão do Rio Branco.

Estrutura

A Marechal Deodoro terá novamente toda a estrutura para atender a população. A via estará cercada entre os cruzamentos com a Rua Barão do Rio Branco e Avenida Marechal Floriano e terá entradas e saídas pelas ruas Barão do Rio Branco, Marechal Floriano e pela Rua Monsenhor Celso (veja o mapa abaixo). O percurso dos blocos também começa na Barão do Rio Branco e termina na Marechal Floriano.

Banheiros químicos estarão instalados em toda a extensão do evento. Haverá espaço adequado para que portadores de necessidades especiais também aproveitem a festa.

O trânsito de veículos na Marechal Deodoro será bloqueado a partir das 12h e liberado após as 23h. O acesso ao local também pode ser feito por ônibus, que continuarão atendendo a região normalmente, apenas com alguns ajustes de rota.

Investimento

Para a realização do Pré-Carnaval – composto pela saída dos blocos na Marechal Deodoro e no Sítio Cercado, pelo Carnaval Eletrônico, pelo Curitiba Rock Carnival e pelo Zombie Walk -, a Prefeitura vai investir R$ 200 mil, destinados principalmente para infra-estrutura. Para completar o recurso necessário para a festa, a FCC conseguiu patrocínios no valor aproximado de R$ 500 mil, que serão destinados à produção dos eventos, ao pagamento dos cachês dos artistas, segurança, e demais necessidades.

O Carnaval de Curitiba 2016 é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC). O Pré-Carnaval, o Curitiba Rock Carnival e o Zumbi Walk têm patrocínio da Skol e promoção da RPC TV.

A programação do Carnaval 2016 está sujeita a alterações. Acompanhe o site da FCC (
fundacaoculturaldecuritiba.com.br) para saber mais detalhes e outras atualizações.

Programação do Pré-Carnaval 2016

Dia 17 de janeiro – Marechal Deodoro (Garibaldis e Sacis e Monobloco)
Dia 24 de janeiro – Carnaval Eletrônico
Dia 30 de janeiro – Sítio Cercado (Garibaldis e Sacis)
Dia 31 de janeiro – Marechal Deodoro (com a participação de Sérgio Loyola e Ivo Mendes)
Eventos gratuitos
Início sempre às 15h

Nenhum comentário: