terça-feira, 29 de março de 2016

Autorretrato metafórico é tema de exposição fotográfica



Trabalho coordenado pelo fotógrafo Zeca Moraes foi realizado com a comunidade na Federação Espírita do Paraná

A exposição fotográfica “Autorretratos e Paisagens Coletivas”, elaborada por alunos da comunidade que frequentaram uma oficina de fotografia na Federação Espírita do Paraná (FEP), comemora os 71 anos do Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro. O trabalho, coordenado pelo fotógrafo Zeca Moraes, consiste em apresentar fotos que tiveram como tema autorretratos metafóricos, ou “selfies”, sem necessariamente mostrar o retrato em si. As fotos serão apresentadas a partir de 31 de março, na sede do Hospital Bom Retiro, na Rua Eleonora Muricy Novaes, 171, no bairro Jardim Botânico, em Curitiba, com entrada gratuita. Os próprios funcionários, pacientes e familiares que frequentam o local também poderão apreciar o trabalho.

A exposição é resultado de uma oficina realizada em 2015, em que foram propostos exercícios de demonstração do princípio da câmera escura. A sala de aula foi transformada em uma grande câmera escura e, em seguida, os alunos trabalharam com uma pequena câmera escura portátil. “Procuramos nos ater aos princípios fundamentais da fotografia”, explica Moraes.

O objetivo da exposição é destacar a relação entre a instituição psiquiátrica, a comunidade atendida e a memória coletiva a partir de diferentes pontos de vista, mesclando as fotos dos alunos e algumas reproduzidas do acervo histórico da FEP, bem como outras de autoria de Zeca Moraes do edifício antigo do Hospital Bom Retiro demolido no final do ano de 2012, totalizando 40 imagens.

A exposição faz parte de um projeto realizado pela Editora Factum Pesquisas Históricas, que no ano passado lançou o 13° volume da Coleção A Capital, o livro, “Psiquiatria e Espiritismo – A História do Hospital Bom Retiro”, dos psicólogos Andrea de Alvarenga Lima e Adriano Furtado de Holanda.

Posteriormente as fotos também serão expostas na Clínica Dia Bom Retiro, localizada no Alto da Glória, e na sede histórica da Federação Espírita do Paraná. O projeto foi aprovado junto à Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, incentivado pelas empresas Hospital Ônix, Construtora Baggio, Invespark Empreendimentos Imobiliários e Ecossistema Consultoria Ambiental e com o apoio da FEP.

SERVIÇO
Exposição Autorretratos e Paisagens Coletivas
Local: Hospital Bom Retiro (Rua Eleonora Muricy Novaes, 171, Jardim Botânico)
Período da exposição: de 31 de março a 30 de abril de 2016.
Horário para visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados e domingos, das 16h às 18h.


Nenhum comentário: