quinta-feira, 10 de março de 2016

CAIXA CULTURAL PROMOVE OFICINA GRATUITA DE PROCESSO CRIATIVO E PALESTRA SOBRE ARTE E ANTROPOLOGIA


Encontros com o artista baiano Marcos Zacaríades e a crítica de arte uruguaia Alejandra Muñoz fazem parte da exposição Coisas existentes em função do desejo

A CAIXA Cultural Curitiba oferece, como atividades paralelas à exposição Coisas existentes em função do desejo, dois encontros em que o público curitibano poderá aprofundar os conhecimentos sobre processo criativo, bem como arte e antropologia, nos dias 12 e 22 de março.

O artista baiano Marcos Zacaríades, autor da exposição em cartaz nas galerias da CAIXA Cultural Curitiba, vai ministrar uma oficina de processo criativo no dia 12 de março (sábado). A atividade évoltada ao público em geral e tem a intenção de incentivar a criatividade, utilizando a colagem como condução para outras técnicas, como a pintura e a assemblagem.

“A utilização da colagem permite às pessoas um resultado estético imediato, independente de domínio técnico, além de exercitar a composição das imagens e educar o olhar. Sempre utilizei essa técnica como estudo para outras produções e como resultado final como obra em si”, explica o artista.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br.

Já a curadora e crítica de arte uruguaia Alejandra Muñoz vem a Curitiba no dia 22 de março (terça-feira) para apresentar a palestra Arte e antropologia: dos restos materiais às vozes silenciadas. O encontro será no teatro da CAIXA Cultural Curitiba, com entrada gratuita.

Coisas existentes em função do desejo
Em cartaz até o dia 24 de abril, a exposição de Marcos Zacaríades é um conjunto de 12 obras, entre instalações, vídeos, esculturas e assemblagens. O resultado nasceu da observação do contexto da mineração na Chapada Diamantina, na Bahia, onde vive o artista – do cenário extrativista do garimpo de diamantes, do legado das minas exauridas em meados do século 20 e de minas que ainda se mantêm na região.

O projeto é fruto da residência artística realizada pelo artista no Bellagio Center, em Bellagio, na Itália, entre setembro e outubro de 2013, como artista convidado da Rockefeller Foundation.


Serviço:
Oficina: Processo criativo, com o artista Marcos Zacaríades
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)
Data: 12 de março de 2016
Hora: sábado, às 15h
Inscrições gratuitas: para maiores de 12 anos de idade pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br
Informações: (41) 2118-5114
Vagas: limitadas

Palestra: Arte e antropologia: dos restos materiais às vozes silenciadas, com a curadora e crítica de arte Alejandra Muñoz
Local: Teatro da CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)
Data: 22 de março de 2016
Hora: terça-feira, às 19h
Ingressos: entrada franca
Informações: (41) 2118-5114

Exposição: Coisas existentes em função do desejo – Marcos Zacaríades
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galerias Térreo e Mezanino, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Visitação: 09 de março a 24 de abril
Horário das Galerias: terça a sábado, das 10h às 20h. Domingo, das 10h às 19h
Ingressos: entrada franca
Informações: (41) 2118-5114
Classificação etária: não recomendado para menores de 14 anos

Nenhum comentário: