terça-feira, 12 de abril de 2016

Instalação artística combina efeitos gráficos e sonoros digitais



O artista Rodrigo Guinski segue com sua pesquisa sobre sistemas tecnológicos analógicos e digitais e apresenta, a partir da próxima quinta-feira (14), no Museu Municipal de Arte – Portão Cultural, a exposição “Phasing Loops”. Nesta exposição de arte generativa audiovisual, o artista dá sequência à série “Interface”, que explora sistemas de interação homem/máquina. 
A instalação explora sobreposição de loops (a imediata repetição de uma sequência de imagens e sons sem variação), criando um efeito pela variação da diferença de fase. A interação de loops com elementos gráficos e sonoros semelhantes, mas com durações diferentes, gera combinações complexas a partir de elementos básicos, até os loops retornarem ao ponto de partida, reiniciando o ciclo. A duração dos ciclos de algumas obras pode equivaler à idade estimada do universo (14 bilhões de anos). Assim, a experiência de cada espectador é diferente, iniciando com o primeiro contato com a obra, e pode ser complementada por múltiplas visitas.
O resultado gráfico das obras é baseado na pesquisa das propriedades e elementos estruturais (canais de cor, pixels, linhas de varredura, etc.) dos meios de reprodução audiovisuais analógicos e digitais. Deste modo, criam-se imagens que expõem, replicam e amplificam o comportamento de diferentes tecnologias de visualização, como o tubo de raios catódicos, monitores LCD e filme projetado.
Serviço:
Phasing Loops – instalação do artista Rodrigo Guinski
Local: Sala Célia Neves Lazzarotto – Museu Municipal de Arte – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430)
Data e horário: De 14 de abril (abertura às 19h) a 12 de junho de 2016. De terça-feira a domingo, das 10h às 19h
Entrada franca.
Informações sobre o projeto: phasingloops.tumblr.com

Nenhum comentário: