terça-feira, 21 de junho de 2016

A CANÇÃO TAMBÉM É UMA ARMA REVOLUCIONÁRIA QUILAPAYUN NOS SEUS 50 ANOS





“Señoras y señores, venimos a contar, aquello que la historia no quiere recordar.”
(SANTA MARIA DE IQUIQUE)
                                                                         



Muitos grupos surgem, se acabam, desaparecem, mas com Quilapayun algo mais forte acontece, ele se reinventa, se reagrupa, ressurge, surpreende e sempre nos emociona. Foi assim neste cinquenta anos, onde jovens disseminaram a Nova Canção Chilena, beberam das raízes folclóricas e cantaram para o povo as histórias desse mesmo povo latino americano. Com força, decisão, alegria, emoção e consciência, o Quilapayun esta vivo e atuante como nunca.
QUILAPAYUN  é um grupo musical chileno, e um dos mais representativos da chamada Nova Canção Chilena. Foi criado no final de 1965 por um grupo de jovens inspirados pela música das montanhas, motivados por profundas mudanças e sonhos para o qual eles lutaram na época. Participaram de sua fundação, três estudantes da Universidade Estadual  Técnica: Eduardo Carrasco, Julio Carrasco, Julio Nehumhauser, que se juntaram depois de Patricio Castillo. Ao longo de décadas de vida artística, Quilapayún lançou mais de 25 álbuns e completou seus 50 anos de existência.
O objetivo do grupo  era fazer algo novo, fora do comum. Eles procuraram um nome indígena que tinha acento na última sílaba e veio Quilapayún, que em araucano significa "três barbas".
O grupo queria para reivindicar os valores da cultura indígena da América Latina e denunciar os problemas do povo e da classe trabalhadora. Objetivo um tanto difícil, porque nenhum dos seus membros tinha conhecimento musical profundo assim tiveram a colaboração de Angel Parra, que participou dos arranjos musicais de suas primeiras canções.
O visual que os caracterizariam eram os ponchos pretos, barbas e instrumentos do altiplano. Seu repertório incluiu a grande variedade de música latino-americana e a música altiplano ocupou um lugar central em suas interpretações. Entre os instrumentos andinos usados ​​incluem o charango, flauta e gaita de foles, misturada com guitarra clássica e é claro o bumbo.
O período era muitas lutas econômicas e o crescimento do movimento social chileno. O renascimento de uma música popular baseadas no folclore caracteriza esta. Depois de Angel Parra foi dirigido por Victor Jara e em 1966já tinha dimensão nacional relativa quando grava um primeiro álbum, "Quilapayún". Em 1967 ele fez sua primeira turnê na Europa, o que irá contribuir rapidamente para sua reputação internacional.
Em 1969, acompanhando Victor Jara, ganhou o primeiro prêmio no Primeiro Festival da Nova Canção Chilena e  participaram regularmente desde 1969 da campanha que levou a Salvador Allende à presidência em 1970.
Nesse mesmo ano, com o compositor Luis Advis realizar a montagem do "Popular Cantata Santa Maria de Iquique “ um marco na  canção chilena e em 1970, o presidente Salvador Allende nomeou-os "Embaixadores Culturais do Governo do Chile".
Eles se reúnem várias missões internacionais com este título cantando América do Sul e na Europa em nome do Chile na época. Também utilizam seu tempo para apoiar o governo do presidente Salvador Allende dando uma série de concertos e gravando canções denunciando as manobras do golpe da oposição e celebrando as realizações da Unidade Popular.
Em 1969 saiu o seu álbum de Basta, editada por DICAP selo (Disco Cantar Popular), e mais tarde as suas obras pelo Vietnã e Quilapayún 4
Em agosto de 1973 eles deixam o Chile como uma delegação cultural à Conferência dos Países Não-Alinhados na Argélia e para a França na festa de L'Humanité e do Olympia em Paris.
O golpe de 11 de setembro de 1973 encontrou-os em turnê na França, país para ode tinham viajado em agosto do mesmo ano. Começou então um longo e doloroso exílio, que porem não os impediu de continuar o seu trabalho criativo e trabalhar conjuntamente com o pintor chileno Roberto Matta. Forçados ao exílio Quilapayún obtiveram asilo político lá.
O grupo passou por mudanças significativas no exílio, o que levou em parte a interromper o seu trabalho. No entanto, o legado do grupo Quilapayún tornou-se um dos principais testemunhos do movimento da Nova Canção Chilena. Com Paris como ponto de partida vozes Quilapayun viajar pelos cinco continentes, dando cerca de 90-100 concertos por ano.
Em 1973, houve numerosas concentrações em todo o Chile: "Não à guerra civil", em que Quilapayún ativamente engajados. Para superar a barreira de línguas diferentes cada vez que você vai encontrar soluções através do uso de poesia e humor.
Em 1980, acontece uma temporada de grande sucesso no teatro Bobino em Paris. Naquela ocasião, eles apresentaram um espetáculo concebido por Eduardo Carrasco que consistia da recolha de poemas, diálogos e esquetes entre as músicas, oferecendo um espetáculo dinâmico e renovado. Insistem neste tipo de experiência com a ajuda de Daniel Mesguich em 1984, por ocasião de uma quinzena notável no "Olympia", sob o título "Tralalí  tralala."
Em 1988, a anistia é decretada no Chile e Quilapayún até então proibido em seu próprio país volta e participa de inúmeros comícios antes e depois do plebiscito que disse "não" a Pinochet.
SANTA MARIA DE IQUIQUE – UM CAPITULO A PARTE
A "Cantata Santa Maria de Iquique" foi composta por Luis Advis no final de 1969. O texto é baseado no livro "Breve História do Tarapaca “.  Musicalmente, o trabalho segue a estrutura dos antigos cantatas populares, mas substitui a motivação religiosa tradicional para uma questão social. É música de tradição europeia, que inclui elementos de raiz americana. No início de 1970 o diretor musical do Quilapayún, Eduardo Carrasco , pediu para Luis Advis organizar algumas músicas do cantor grego Danae. Nesse mesmo dia, Advis apresentou algum material do que ele estava trabalhando: uma cantata inspirado no massacre de trabalhadores em 1907. Logo Quilapayún montou o "Cantata Santa Maria de Iquique" e abriu oficialmente em julho de 1970 o Segundo Festival da Nova Canção chilena. Um par de meses depois da estreia, Quilapayún e Hector Duvauchelle entrou nos antigos estúdios da RCA para gravar. Participaram da gravação: Eduardo Carrasco, Carlos Quezada, Willy Oddo, Patricio Castillo, Hernán Gómez, Rodolfo Parada; com o relato de Hector Duvauchelle.
Após o golpe militar as fitas master do "Santo Cantata Maria de Iquique" foram destruídas. No entanto, todos no exílio a continuaram apresentando. Em 1978, Quilapayún regravou esta peça na Europa.
A chacina da Escola Santa Maria de Iquique foi um massacre de trabalhadores de nitrato cometidos no Chile em 21 de dezembro de 1907. Mais de 2.000 pessoas de várias nacionalidades que estavam em greve geral foram mortos pelo exército durante a sua estada na escola Domingo Santa Maria do porto de Iquique.
A tragédia aconteceu na grande era da produção de nitrato em Antofagasta e Tarapaca, sob governos parlamentares. A greve provocada pelas condições de trabalho miseráveis ​​e exploração dos trabalhadores foi reprimida pelo uso indiscriminado da força armada pelo governo do presidente Pedro Montt.
Geral Roberto Silva Renard, comandando unidades militares sob instruções do ministro do Interior, Rafael Sotomayor Gaete, ordenados para reprimir os protestos, matando trabalhadores e suas famílias e dando um tratamento particularmente cruel para os sobreviventes.
Teriam sido mortas entre 2200 e 3600 pessoas, incluindo peruanos e bolivianos que, apesar do pedido dos seus cônsules recusaram a deixar o movimento.
Em 1º de novembro de 1997, o mesmo grupo musical torna-se usar ponchos negras tradicionais e apresenta, pela primeira vez "Cantata Santa Maria de Iquique" no grande salitre do norte (em Santa Laura, no prazo de Iquique). Eles participaram neste concerto Daniel Valladares, Rodolfo Parada, Patricio Wang, Hugo Lagos. Guillermo García e Hernan Gomez. Mulher: Gabriela Olivares violoncelista; e Relator: Hector Noguera.
MUITA HISTÓRIA  E UM NOVO TEMPO
Concertos em 40 países e possuidores de uma extensa discografia, o "Quilas", assim chamado familiarmente pelos chilenos e para aqueles que sabem, ganharam notoriedade mundial. Depois de uma longa ausência voltaram a cantar novamente com grande impulso, com a experiência dos anos, e  sempre a solidariedade combativa e autêntica.
Hoje continuam no seu caminho, radicados na França e Chile. Cinco membros vivem na Europa e cinco no Chile. Eles se movem de um continente para outro, dependendo seus compromissos.
Em setembro de 2003, eles excursionaram Chile, onde a convite da Fundação Allende Salvador participaram de um show no Estádio Nacional, dedicado à memória do ex-presidente. O tournée consistiu de concertos, onde eles apresentaram uma seleção de músicas e a Cantata Santa Maria de Iquique.
Quilapayún em 2004, eles fizeram na França e na Bélgica,  diversas manifestações de homenagem a Pablo Neruda. Além disso, ao lado do teatro Aleph apresentaram um espetáculo musical poético que retrata a vida de Neruda.
Seguiram fazendo apresentações especiais em especial na Europa


ENTREVISTA EXCLUSIVA
Muito embora ocupadíssimos com os ensaios para a apresentação com grande orquestra que encerra as comemorações dos 50 anos do Quilapayun, o grupo encontrou tempo para nos conceder uma entrevista exclusiva. A de salientar os esforço de todos o grupo em especial a solicitude de Eduardo Carrasco, e Hernan Gómez que conversa com o Suplemento Cultural.
A concerto de encerramento das comemorações foi dia 20 de Abril de 2016 (                Concierto 50 años sinfónico) no Teatro Municipal            de           Santiago – CHILE. Infelizmente o Brasil nunca teve em seus palcos tão importante grupo.
Edu-  Nestes 50 anos muitos fatos ocorreram na história e na carreira do Quilapayun , mas talvez o golpe no Chile e o exilio forçado tenham sido os mais traumáticos e desafiadores. Fale sobre isso.
=O golpe é realmente o fato mais traumático que temos vivido. Estávamos confiantes, todos acreditávamos no Chile, que não poderia acontecer porque os nossos militares eram essencialmente respeitosa das instituições. No nosso caso, a realidade brutal abriu nossos olhos uma vez que estávamos em uma turnê pela Europa, longe de Chile e nossas famílias, quando veio a notícia da repressão, o bombardeio do palácio presidencial, a morte de Allende, o assassinato selvagem de Victor Jara, que era o nosso diretor, a prisão de Angel Parra e cantores como muitos outros colegas artistas, intelectuais, trabalhadores e dirigentes.
Mas os momentos felizes felizmente são mais numerosos do que os momentos tristes. Após o golpe, após os primeiros anos na França, tivemos que tomar a nossa condição de exilados, para nos dedicar à nossa atividade artística e para aperfeiçoar nesta área. Cada disco gravado cada show, cada viagem e momentos compartilhados com tantos amigos ao redor do mundo são exemplos bastante animada, obviamente, com uma corrente de tragédia.
Ao longo da nossa história, temos realizado mais de 2100 shows em 38 países, registramos 26 álbuns originais, várias compilações e discos em colaboração com os jovens artistas que são reconhecidos no nosso trabalho. Nós fomos honrados em muitas ocasiões por parte dos governos e instituições em reconhecimento do nosso trabalho, que representa grandes sacrifícios e esforços. Temos conhecido altos e baixos, mas o resultado final é globalmente positiva e feliz.
Edu - Quais são ao seu ver seus maiores exitos musicais.

Deve ser mencionado notoriedade internacional La Cantata Santa Maria de Iquique, o trabalho tem alcançado. Da mesma forma, podemos adicionar tópicos como "Memento" (Gustavo Becerra), "The Wall" (Quilapayún) "O que o Santo Padre vai dizer" e "The Letter" (Violeta Parra) ou instrumentais como "A Valsa de Colombes" e "Contraste" (Eduardo Carrasco) ou "Ventolera" (Hugo Lagos). Todas estas questões são muito bem recebido pelo público e foram adotados por outros artistas. Menção especial: "O povo unido jamais será vencido", feito em colaboração com Sergio Ortega, por seu conteúdo simbólico e mobilização.
Há também uma série de questões dos anos de exílio que, embora menos conhecido, representam fases da nossa evolução. "O discurso de Matta" e "Dois Sonetos" (Eduardo Carrasco), "Vida Total" (Patricio Manns) e alguns outros que vêm acontecendo ultimamente.
Edu -- Muitos consideram a Cantada de Santa Maria de Iquique como a obra maior de do Quilapayun. Hoje com o distanciamento de seu lançamento como vocês analisam a importância dessa gravação na carreira do grupo e no cenário cultural latino-americano.
- Na verdade, é um trabalho importante, faz parte da identidade de Quilapayún. O Popular Cantata Santa Maria de Iquique foi composta em 1969 pelo compositor chileno Luis Advis, que deu a escrita manual para o nosso conjunto.
É formalmente baseado em cantatas europeus, a menos que o arranjo popular é, o tema religioso da cantata clássica é, neste caso substituída por uma razão histórica, aproximou-se de uma defesa e do ângulo social. Ambos os elementos; arranjo e texto fazem o que Advis qualificou como uma cantata popular. O trabalho denuncia a ação repressiva violenta ocorreu em 1907, em Iquique, norte do Chile, ordenada pelo governo da época para esmagar a greve dos mineiros do salitre. Este fato foi escondido pela história oficial. No final dos anos sessenta, este vingativa natureza e qualidade musical coincidiu com as aspirações sociais do nosso continente e em outros lugares onde a violência tem sido, por vezes, e continua a ser o oligarquias a resposta aos movimentos populares. Isso explica o efeito deste trabalho quase 50 anos após a sua criação e o interesse que ele desperta no público e artistas de diferentes países
Portanto, há grupos musicais, grupos de teatro, grupos de dança e corais que se adaptaram incluído em seus repertórios. Próximo dia 20 de abril em Santiago será interpretada pela Student Symphony Orchestra de Santiago. Nós já o fizeram em 2007, com orquestras de jovens em diferentes cidades do nosso país, o que constituiu uma experiência formidável e desafiadora.
Edu - A musica ainda tem o poder de denuncia e instigador das mobilizações

- A música pode efetivamente adquirir um poder mobilizador. Nossa prática e história têm mostrado que certas canções nascidas em circunstâncias muito específicas desempenham um papel de acompanhamento de um movimento social, cristalizando na canção um desejo coletivo de tal forma que às vezes se transformam em hinos, mesmo independentemente do objetivo da sua autor.
Podemos citar "La Marseillaise", "Bella Ciao", "The International", "o povo unido jamais será vencido", "Le Temps de Cerises", as canções da República Espanhola ... etc., em cada país e existem diferentes períodos exemplos semelhantes.
Edu -  Como veem o cenário musical latino , seu quadro mercadológico globalizado e o recuo da musica engajada ou se preferirem revolucionária.
O aparecimento nos anos sessenta do que você chama de música comprometido nasceu por uma enorme necessidade de independência e de reforma em nossos países. Atualmente, a brincadeira parece ocupar todo o campo da comunicação sobre a canção popular. Tem havido uma melhoria das condições de vida de nossos povos e uma transição política que aponta para uma maior independência, no sentido de mais democracia e da estabilidade relativa, portanto, há uma contestação movimento popular massiva, como no passado e, em seguida, a música um teor mais elevado parece invisível. No entanto persistem situações de pobreza, intolerância, tensões, corrupção e ignorância que mesmo os governos de esquerda não conseguem resolver, criando uma enorme frustração. Tudo isso ninguém pode prever como vai terminar.
Pela nossa parte. No Chile, houve grandes protestos públicos em defesa da educação e contra o crime. Quilapayún tem sido e vai estar presente em tais ocasiões não só com canções mobilizadores mas com poesia e humor, se você quiser com uma mensagem otimista. Também participamos em manifestações de civicas na Colômbia, Equador e França.
Edu - Quais são os planos do Quilapayun após essa intensa comemoração dos 50 anos.
- Estamos em plena preparação para o concerto 20 de abril, no Teatro Municipal de Santiago para fechar, a celebração dos nossos 50 anos no Chile. Isto tem um significado simbólico importante, pois é o nosso país de origem, de  onde o Diretor da junta e cinco membros são. É um concerto com arranjos orquestrados,e esperamos abrir novas possibilidades. por exemplo, para alargar a outros países, especialmente na Europa onde ainda permanecem quatro ex-membros do grupo e um dos nossos filhos, que se juntaram ao grupo há 12 anos.






Nenhum comentário: