segunda-feira, 20 de junho de 2016

Bate-papo discute origens da corrupção na Fnac Curitiba


 
As origens da corrupção no Brasil estarão em foco na edição de junho da série de bate-papos “DeRose Method Convida”, que acontece na próxima quinta-feira (23/6), na Fnac Curitiba às 19h30, com participação do professor Doutor em Sociologia Fernando Baptista Leite. Com Doutorado pela UFPR e período de estudos na Universidade de Oxford, Inglaterra, ele será entrevistado pelo também professor Ricardo Poli Bernardes, diretor do Espaço Cultural Centro Cívico. O encontro é uma parceria da Fnac com as escolas do DeRose Method de Curitiba. A entrada é gratuita.
 
O professor Fernando Baptista Leite faz uma abordagem sociológica da corrupção, com foco social e cultural. "Elencarei características universais", comenta, "desde um modelo antigo de política, que vem evoluindo da Idade Média, até os mais modernos, como na Europa atual". Segundo ele, o Brasil está atualmente em um modelo intermediário. "Existe muita confusão entre o público e o privado, além de um patrimonialismo tradicional que aparece como tema comum quando a discussão é corrupção", explica.
 
"Existem características que favorecem a corrupção", aponta, "que foram sendo atenuadas neste modelos modernos, mas que no Brasil, por sua história - que inclui temas como escravidão e colonização - essas características foram se mantendo". Para mudanças sérias na corrupção institucionalizada, Leite aponta tópicos essenciais, como por exemplo, um sistema judiciário rápido. "A confiança é um tema fundamental", afirma.
 
Estes são alguns dos tópicos a serem explorados pelo Doutor em Sociologia neste encontro. "Para melhorias, é preciso tomar uma atitude, uma ação coletiva", opina, "esta apresentação é um movimento em direção a isso".
 
 
DeRose Method Convida: bate-papo "As origens da corrupção no Brasil" na Fnac Curitiba
 
Data; Quinta-feira, 23 de junho
Horário: a partir das 19h30
Endereço: Park Shopping Barigui - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville
Entrada: Entrada franca
Informações: www.agendafnac.com.br

Nenhum comentário: