quinta-feira, 23 de junho de 2016

ENCENADO SOBRE PEQUENA PLATAFORMA, ESPETÁCULO APRESENTA OLHAR IRREVERENTE SOBRE HISTÓRIA DA HUMANIDADE



Hominus Brasilis terá uma sessão gratuita com distribuição de aparelhos de audiodescrição para pessoas com deficiência visual


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o espetáculo Hominus Brasilis, de 1 a 3 de julho. Encenada sobre um pequeno tablado, a montagem passeia por vários momentos da História, desde o Big Bang até o presente. Uma sessão especial será apresentada no dia 01 de julho (sexta-feira), às 14h30, destinada ao público com deficiência visual. Na ocasião, serão disponibilizados aparelhos de audiodescrição.

Hominus Brasilis utiliza uma linguagem cênica inédita no Brasil: todas as cenas acontecem sobre uma plataforma de 2m2. O palco não tem cenário, nem adereços. Utilizando apenas o corpo e vozes, sem a ajuda de outros recursos cênicos, os atores apresentam um olhar irreverente sobre a trajetória dos acontecimentos, permitindo que a plateia identifique facilmente as figuras e momentos marcantes da história da humanidade.

Criada pela Cia. De Teatro Manual, a peça recupera grandes momentos da humanidade e convida o espectador a se deparar com o surgimento da vida, a extinção dos dinossauros, a expansão marítima da Europa e as grandes guerras. O público verá também eventos que marcaram a história brasileira, como a chegada dos portugueses, a escravidão e a ditadura militar.

O projeto nasceu a partir de uma pesquisa da trajetória do homem no mundo. O grupo de quatro atores – Helena Marques, Matheus Lima, Dio Cavalcanti e Patricia Ubeda – utiliza sonoplastia vocal ao vivo para contar episódios marcantes da História.

O espetáculo foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro 2014 na Categoria Direção e ao Prêmio Cesgranrio de Teatro 2014 na Categoria Especial pelo estudo do espaço cênico através da Plataforma.

Sessão especial para deficientes visuais
O espetáculo poderá ser apreciado também pelo público com deficiência visual. No dia 01 de julho (sexta-feira), às 14h30, haverá uma sessão especial com audiodescrição do que se passa no palco. A apresentação contará com jovens do Instituto Paranaense de Cegos na plateia e é aberta ao público em geral. A entrada será gratuita, com distribuição de ingressos a partir de 25 de junho (sábado) até 28 de junho (terça-feira).



Serviço:
Teatro: Hominus Brasilis
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)
Data: 01 a 03 de julho de 2016
Hora: sexta, às 14h30* e 20h. Sábado, às 20h. Domingo, às 19h
Ingressos: vendas a partir de 25 de junho (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. *A sessão especial das 14h30 tem entrada franca, com distribuição de ingressos de sábado (25 de junho) a terça-feira (28 de junho).
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 10 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: