segunda-feira, 22 de agosto de 2016

A PRODUÇÃO DO CINEMA INDEPENDENTE NA ESCOLA CONTRACULTURA




Fazer cinema no Brasil é sempre um desafio. Inspirada pelas possibilidades da produção independente, que superam as limitações de orçamentos apertados com imaginação e alternativas inovadoras, a Escola de Criatividade Contracultura lança seu Curso de Cinema Independente. O conteúdo apresenta um preparo completo para quem decide atuar nesta envolvente arte, da parte técnica à criativa.

As aulas são ministradas pelo professor Felipe Negreli, formado em História pela Universidade Federal do Paraná, com especialização em pesquisa em História do Cinema  e em Cinema, pela Cinemateca. Ele dividiu o curso em dois semestres, que podem ser flexíveis de acordo com as necessidades de cada aluno. A primeira parte do curso alia conhecimento técnico a prática. "É importante falar sobre referências, linguagens, estilos e história do cinema para estimular a criação de algo novo", explica. Para entender a técnica, momentos de prática dão o tom. "Para aula de montagem de som, gravamos uma pequena cena e reconstruímos a trilha", conta Negreli. O segundo semestre tem um foco em produção, na qual o aluno desenvolve seu projeto.

Olhando para a produção independente, o curso auxilia o aluno que quer fazer cinema sem depender de grandes equipes ou investimentos. "O aluno aprende as diferentes funções para poder fazer o máximo possível por ele mesmo", o professor pontua. "Por isso incluo aulas de todas as áreas". Outro diferencial é o ensino com qualquer equipamento, para que a tecnologia não seja um entrave na produção. "O aluno aprende a usar o que tem em mãos, não apenas com equipamentos de ponta, aos quais muitas vezes fora da escola não tem acesso, mas com aquilo que ele vai poder usar para realizar seus filmes", Negreli explica.

O curso visa ainda abrir novos olhares sobre o fazer cinema. O professor discute esta arte hoje, o comportamento do público, as produções nacionais e locais. Há debates e encontros onde se estimula a crítica cinematográfica. "Assim, o aluno pode perceber outros mercados além de produzir filmes", afirma. As aulas, com duração de uma hora por semana, podem ser feitas individualmente, para quem pretende desenvolver projetos particulares, ou em turmas de até cinco alunos.

CURSO DE CINEMA INDEPENDENTE NA ESCOLA DE CRIATIVIDADE CONTRACULTURA
Duração do curso: dois semestres
Endereço: R. Álvaro Botelho, 84 – Bacacheri
Telefone: (41) 3408-5256

Nenhum comentário: