quarta-feira, 3 de agosto de 2016

VIRTUOSE DE INSTRUMENTO TÍPICO DA VENEZUELA SE APRESENTA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

 

 

Com cuatro venezolano, Nelson González leva repertório folclórico sul-americano ao projeto Solo Música

 

 

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, como atração do projeto Série Solo Música, o recital de Nelson González no dia 09 de agosto (terça-feira), às 21h. González é um virtuose do cuatro venezolano, instrumento pouco conhecido no Brasil e que pertence à família das guitarras espanholas. Seu nome indica a quantidade de cordas que possui.

 

O concerto terá como repertório gêneros folclóricos da Venezuela, como calipsos e villancicos, além da música caribenha e campesina. No país, o instrumento pode ser encontrado tanto nas áreas rurais quanto na capital, Caracas.

 

Virtuoso

Nascido em Valencia, capital do estado de Carabobo, na Venezuela, Nelson Gonzalez toca cuatro venezolano desde os cinco anos de idade. Aos 13, tornou-se integrante da Estudantina Luis Ernesto Quintero de Carabobo. Nas duas primeiras edições do festival La Siembra del Cuatro, realizados em 2004 e 2005, na Colômbia, González obteve resultados expressivos. Foi finalista em 2004 e terceiro lugar em 2005.

 

No mesmo ano, conquistou o segundo lugar no festival La Tuna de Oro, em Barquisimeto, na Venezuela, e ganhou o primeiro lugar como solista no Festival Internacional Santa Barbara de Arauca, na Colômbia. Em 2012, obteve o primeiro lugar na quarta edição do La Siembra del Cuatro.

 Nelson González dividiu o palco com artistas como Asdrubal "Cheo" Hurtado, Enemecio Sanchez, Luis Cruz, Vidal Colmenares, David Peña "El Zancudo”, Ismael Querales, Yustardi Laza, Juan Ernesto Laya, Moisés Torrealba, Huascar Barradas, Eduardo Betancourt, Jorge Glem, Capacho Carlos, Manuel Rojas, Gonzalo Tepa, Adolfo Herrera, Ensemble Atrium, Manuel Rangel, Ruperto "Tico" Paez, Carlos "Baby" Quintero, Gonzalo Grau, entre outros.

 

Paralelamente à carreira artística, desenvolve o programa de educação musical Carabobo Mi Cuatro y Yo, com apoio do governo de Carabobo, onde ensina cuatro venezolano a mais de cem crianças carentes. Possui um álbum gravado, batizado de El cuatrero.

 


Serviço:

Música: Série Solo Música apresenta Nelson González

Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)

Data: 09 de agosto de 2016 (terça-feira)

Hora: 20h

Ingressos: vendas a partir de 06 de agosto (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: não recomendado para menores de 10 anos

Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

 

Nenhum comentário: