sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Cineclube da Cinemateca apresenta


 
 


            O Cineclube da Cinemateca apresenta em outubro a obra de Raúl Ruiz (1941-2011), cineasta chileno exilado na França. O diretor produziu mais de cem filmes em diversos países e em diferentes idiomas. Sua obra é ancorada na experiência lúdica e surrealista, no jogo de labirintos intelectuais e linguísticos. O Cineclube selecionou quatro filmes e a minissérie infantil para a TV portuguesa, “Manoel na Ilha das Maravilhas”. As sessões acontecem sempre aos domingos, às 16h. Confira:
 
Dia 02/10
O Território (The Territory, 1981/Portugal – 104’)
Uma família de campistas parte sem rumo definido para um passeio na floresta. Com o guia desaparecido, encontram-se perdidos no "Território", um espaço de indefinição: não só o território não corresponde mais ao mapa, como se recusa a se submeter à lógica.
Com: Geoffrey Carey, Duarte de Almeida, Rebecca Pauly.
 
Dia 09/10
A Cidade dos Piratas (La Ville des Pirates, 1983/França, 111’)
Romance de formação, fábula onírico-arquetípica, Isidore vive como uma gata borralheira na casa dos pais, no litoral dos mares do Sul, quando sua espera tem fim ao encontrar em seu armário Malo, um menino que fugiu de casa, espécie de Peter Pan que ama ouro e só come alho, com quem viaja para a Ilha dos Piratas, onde vive Toby, um homem dentro de quem vive toda sua família.
Com: Hugues Quester, Anne Alvaro, Melvil Poupaud, André Hengel, Duarte de Almeida, Clarisse Dole, André Gomes.
 
Dia 16/10
Manoel na Ilha das Maravilhas (Les Destins de Manoel, 1984/Portugal – 150’)
Série infantil em três episódios destinada à programação de Natal da TV portuguesa. 1º episódio: Manoel, sete anos, mora numa vila litorânea na ilha de Madeira. Manoel visita um jardim proibido e se encontra consigo mesmo aos treze anos de idade, descobrindo que certas escolhas que deverá fazer ao longo do dia influirão decisivamente em seu destino e no de sua família. 2º episódio: Manoel parte com a escola num passeio à floresta. Durante a soneca coletiva numa clareira, Manoel encontra um pirata com quem troca de aparência. 3º episódio: Manoel vai viver com sua tia na cidade de Funchal. Lá ele encontra Marilina, uma pequena campeã de xadrez, e um misterioso capitão.
Com: Ruben De Freitas, Marco Paulo De Freitas, Aurelie Chassel, Fernando Heitor, Diogo Doria.
 
Dia 23/10
O Tempo Redescoberto (Le Temps Retrouvé, 1999/França, 158’).
Em 1922, Marcel Proust, em seu leito de morte, rememora sua vida. Sua vida, isto é, sua obra e os personagens da realidade se fundem com aqueles da ficção e a ficção toma pouco a pouco conta da realidade. Todos seus personagens se metem a assombrar o pequeno apartamento da rua Hamelin e os dias felizes da infância se alternam com as lembranças mais próximas de sua vida social e literária. Adaptação de Em Busca do Tempo Perdido e, em especial, do último volume, O Tempo Redescoberto.
Com: Catherine Deneuve, Emmanuelle Béart, Vincent Perez, John Malkovich, Pascal Greggory.
 
Dia 30/10
Combate do Amor em Sonho (Combat d'amour en songe, 2000/França, 122’).
Piratas e tesouros. O bem e o mal. Tal como em uma história para crianças, narrar os acontecimentos é o verdadeiro tesouro. O fantástico faz parte da vida e do cinema. Estranhas anomalias físicas, manuscritos indecifráveis, guardas de um olho só. Um jovem de coração puro, partidário da liberdade de pensamento, é confrontado com a pressão social para que enriqueça a qualquer preço. Um grupo de crianças cegas que tenta converter aqueles que não acreditam no poder da fé cristã. Um bordel de velhas freiras, que se prostituem para pagar o aluguel. Contradições e ironias que transformam este conto de fadas em uma espécie de fábula filosófica. Entretanto, o diretor Raúl Ruiz lembra que seu filme tem uma relação estreita com a realidade: no começo do século, Ricardo Latcham, um jovem de 20 anos, mero funcionário da Biblioteca Nacional do Chile, foi contratado por um caçador de tesouros. Juntos, chegaram até o norte do país, em Guayacam, onde se envolveram em aventuras fabulosas.
Com: Melvil Poupaud, Elsa Zylberstein, Lambert Wilson, Christian Vadim, Diogo Doria, Rogerio Samora, Marie-France Pisier, Mathieu Demy.
 
Classificação: 12 anos
 
Horário: 16h 
 
Local: Cinemateca – Rua Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco.



Entrada franca

Nenhum comentário: