terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Abertas as inscrições para a quinta edição do Festival de Cinema de Pinhais




Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Festival de Cinema "Curta Pinhais" - FESTCINE, promovido pela Prefeitura de Pinhais, por meio do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Os interessados devem se inscrever até o dia 17 de março no site da prefeitura. O formulário para inscrição e regulamento estão disponíveis  em: https://goo.gl/E0NgEk

O evento tem como objetivos despertar o interesse do público escolar e da comunidade em geral pela sétima arte, estimular o desenvolvimento do mercado para os amadores que atuam na área, dar visibilidade às produções amadores e independentes, proporcionar possibilidades para novos talentos, promover o intercâmbio entre artistas, produtores, diretores, distribuidores, público e entidades culturais afins de todo o território nacional.

Poderão participar produções amadoras, alternativas, independentes ou profissionais de cinema, inéditas ou não, de todo o território brasileiro, com criação a partir de 2015 (informação que deverá constar, de preferência, no próprio vídeo). As sessões do festival serão gratuitas e exibidas no Auditório Municipal Márcio José Moro, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, entre os dias 24 e 28 de abril com sessões pela manhã, tarde e noite, conforme cronograma a ser divulgado posteriormente.

O FESTCINE reúne produções profissionais e amadoras da área do cinema, em apresentações de curtas e longas-metragens de quaisquer gêneros (ficção, documentário, animação, drama, comédia, musical, épico, adulto, infantil) e outras técnicas cinematográficas alternativas, e também clipes musicais. Além das categorias concorrentes das edições anteriores: Curta-Metragem de Ficção, Curta-Metragem de Documentário, Curta-Metragem Estudantil (através de câmera de celular), Longa-Metragem e Clipe Musical, esta edição do festival conta também com a Categoria "Filme Destaque Pinhais" que veio para valorizar as produções locais.
O Festival pode vir a constituir mostras paralelas para produções que não sejam classificadas para as categorias competitivas

O Festival
O evento surgiu das Mostras de Curtas-Metragens Independentes realizadas na cidade entre os anos de 2011 e 2012. Em 2013, pela primeira vez em formato competitivo, o evento teve 46 produções inscritas, com duração total de seis dias e oferecendo uma programação variada, composta de filmes competitivos e exibições infantis – na maioria, animações. Também contou com a Mostra Casos e Causos da RPC, e com as reproduções dos trabalhos da Oficina de Cinema de Pinhais (OCP).

A última edição do festival contou com cerca de 70 obras inscritas de 9 estados brasileiros. O total de exibições ficou em 53, entre filmes concorrentes selecionados, mostra paralela com filmes produzidos pela Oficina de Cinema de Pinhais e uma mostra especial de animações do cineasta tcheco Jan Svankmajer e do cineasta francês René Laloux, além das palestras ofertadas pela Escola de Cinema HFA "De Bolywood a Hollywood - A realidade do mercado cinematográfico americano através da visão de um brasileiro" e "Como entrar no mercado audiovisual - O mercado nacional de produção e suas estratégias".

Serviço
O Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann fica na Rua 22 de Abril, 305 Centro - Pinhais/PR
Mais informações pelos telefones (41) 3912-5241 ou (41) 3912-5247 

Para saber mais sobre as atividades da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer de Pinhais visite nossa nova página no facebook  https://www.facebook.com/vivaculturaeesportepinhais
 

Nenhum comentário: