segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Cortes no FIES


Os anos 2000 no Brasil trouxeram muitas melhorias nos indicadores sociais do país, em especial no acesso à Educação. Quanto ao ensino superior, políticas sociais importantes foram postas em prática para ampliar o acesso à educação superior no Brasil, especialmente com os programas Prouni e Reuni e com a ampliação do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). O crescimento ocorreu mais expressivamente no Norte e Nordeste e foi notável a inclusão social promovida por tais programas, seja quanto a condições socioeconômicas, seja quanto a raça/cor.
No entanto, o governo golpista anunciou a criação de um “Novo Fies” que reduz, por exemplo, o limite do desembolso por estudante, que era de R$ 46 mil por semestre, passando para R$ 30 mil. O estudante não conseguirá financiamento para quantia acima desse por semestre.

O desprezo da gestão Temer em relação à Educação se manifesta também pelo fato de que, com a aprovação da PEC 55/2016, a área sofrerá os maiores cortes potenciais, dado seu ritmo de crescimento anterior. Os cortes, como em relação ao FIES, colocam em risco a inclusão social e o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE).

Nenhum comentário: