terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Cristiane Bouger apresenta performance sobre o estereótipo feminino abordado em propagandas de cerveja das décadas de 1980 e 1990

 

Chamada UNBEER SONATA, Estudo N. 2, a apresentação da artista acontece dentro do projeto
20 MINUTOS.MOV, de Cândida Monte, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural (2015-2016)
e que, desde 2010, já acolheu pesquisas de 16 artistas atuantes em dança, artes visuais, música, literatura e teatro

  

A performer, escritora e dançarina curitibana Cristiane Bouger, residente em Nova York, apresenta UNBEER SONATA, Estudo N. 2, no dia 23 de fevereiro. A apresentação faz parte do projeto de residência artística de Cândida Monte, 20 MINUTOS.MOV, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural (2015-2016), um dos principais programas de fomento à cultura do país. A perfomance acontece no Guairacá Cultural, em Curitiba (PR), após a realização do laboratório Pensamento Crítico e a Tolerância à Incerteza, ministrado aos residentes e convidados. É aberta ao público.

 

Para dar corpo à ação-base do seu trabalho, Cristiane criou o termo unbeer, que significa “descerveja/descervejar”. O ato de “descervejar”– o qual consiste em esvaziar garrafas de cerveja de diversas marcas, quebrando-as contra o chão – cria uma sonata composta de ruídos, gerando uma quantidade significativa de cacos de vidro e líquido, transformando o espaço da ação. É uma resposta irônica ao estereótipo feminino amplamente promovido por campanhas publicitárias de cerveja das décadas de 1980 e 1990, período no qual a artista cresceu. Embora mudanças significativas tenham ocorrido a partir de 2008, após o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) ter designado que modelos publicitários nunca devem ser tratados como objetos sexuais, a objetificação do corpo feminino é ainda perceptível em campanhas contemporâneas.

 

Em UNBEER SONATA, a performer e solista é agente intermediadora da execução de uma sonoridade ríspida e da transformação do espaço com suas alterações e desafios tangíveis. A repetição e evolução da sonata são impulsionadas a partir do descontentamento e ironia endereçados ao contexto que a artista observa e critica. A persistência da ação retorna a violência simbólica dos comerciais de TV com sua reverência supostamente elogiosa à sensualidade da mulher brasileira. “O imaginário dos meus trabalhos revelam exames existenciais e simbólicos sobre o corpo, biografia, ficção, cultura e política. Por meio da minha prática interdisciplinar busco provocar dissonâncias e o deslocamento de significados para incitar uma apreensão perceptiva inesperada nos observadores”, explica Cristiane. “Busco a fenda na qual o reconhecimento automatizado do significado falha, possibilitando espaço para reflexão e questionamento.”


20 MINUTOS.MOV

Desde a primeira edição em 2010, o projeto já acolheu as pesquisas de 16 artistas atuantes em dança, artes visuais, música, literatura e teatro, desenvolvendo-se como uma plataforma de múltiplas configurações, que procura provocar diálogos entre diferentes áreas artísticas. Esta é a quinta edição.

Cristiane Bouger

Já teve o seu trabalho apresentado em exposições, festivais e mostras de vídeo no Museu Oscar Niemeyer, Cinemateca de Curitiba, Casa Hoffmann e Centro Cultural Solar do Barão (PR); MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Centro Cultural São Paulo; Museu de Arte Moderna da Bahia; Movement Research at the Judson Church, Center for Performance Studies – CPR, Anthology Film Archives, ACE Film Festival, Bushwick Open Studios e chashama 461 Gallery (Nova York); Rapid Pulse – Performance Art Festival (Chicago); Centrul National al Dansului Bucuresti (Bucareste); In-Presentable (Madri); Festival des Cinémas Différents (Paris); e Montage Video Dance Festival (Joanesburgo), entre outros. Em 2011 seu documentário Comunidade, Ativismo e a Cena Downtown, de 2006, foi traduzido e exibido em rede nacional na Romênia pelo canal TVR Cultural.

Em 2014 foi convidada pela dançarina Elisabete Finger para participar do programa de web rádio Discoreografia – Música, Dança e Blá-Blá-Blá, realizado pelo Itaú Cultural. Sua produção crítica tem sido publicada em livros, periódicos e revistas no Brasil (Relâche, Idança, EDUFBA, Arte da Cena/UFG e Editora Aeroplano); Estados Unidos (Performa Publications, Movement Research Performance Journal, American Realness Festival, The Ohio State University Libraries e Critical Correspondence); Portugal (Obscena – Revista de Artes Performativas) e Reino Unido (Routledge e The Live Art Development Agency/Oberon Books).

Foi tradutora do capítulo sobre a história da vídeodança no Brasil, escrito por Leonel Brum para a publicação Oxford Handbook of Screendance Studies (Oxford University Press, 2016). Em 2016 foi Editora Convidada do número de Performance da Abrigo Portátil – coleção em revista (Editora Medusa). Sua produção em poesia é recente e começou a ser divulgada através da antologia Fantasma Civil (XX Bienal Internacional de Curitiba, 2013) e da revista literária Bólide (Editora Medusa, 2014) e Bacamarte (2016). Em 2014 realizou uma leitura do seu trabalho Cosmografias na Casa do Sol /Instituto Hilda Hilst – IHH (Campinas) e na Brazilian Endowment for the Arts – BEA, em Nova York. Cristiane Bouger vive e trabalha em Nova York, onde foi artista residente do Movement Research (2012- 2014) e escritora residente da Performa Magazine (2012-2013). Suas pesquisas independentes incluem estudos nas cidades de Praga (República Checa) e em Kyoto (Japão).

Rumos Itaú Cultural

O Itaú Cultural mantém o programa Rumos desde 1997. Este que é um dos primeiros editais públicos do Brasil para a produção e a difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros, já ultrapassou os 52 mil projetos inscritos vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,3 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados. Na última edição (2015-2016), as propostas inscritas foram examinadas, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 30 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 22 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição.
                                                                                                                               
SERVIÇO:
UNBEER SONATA, Estudo N. 2
Dia 23 de fevereiro
Às 20h
Local: Guairacá Cultural
Rua São Francisco, 179 Centro - Curitiba, PR
Entrada Gratuita

Nenhum comentário: