quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Educador do Museu de História de Lyon, França, ministra palestra sobre Atlas da coleção de livros raros de Ema Klabin

O Atlas Maior de Blaeu foi o primeiro do mundo a ser editado. Publicado em 1662-5, o atlas mostra como nosso planeta era conhecido ou imaginado . Uma edição presente na coleção de livros raros da Fundação Ema Klabin, será exposta  e terá sua história revelada pelo  historiador Yves Rolland
A Coleção de Ema Klabin possui 6 volumes da versão Francesa do Atlas, uma edição estará  exposta durante a palestra.
Além de obras de arte, a Casa-Museu Ema Klabin possui uma biblioteca com um importante acervo composto por três mil volumes, que teve inicialmente a orientação do bibliófilo José Mindlin. Na coleção há obras raras, entre elas o Atlas Maior de Joan e Willen Blaeu, que será objeto da palestra do doutor em Arqueologia e educador do Museu de História de Lyon (França), Yves Rolland.
A palestra "Representações do Mundo:  A apresentação de um tesouro - o grande Atlas Joan Blaeu" acontece no dia 4 de março, à partir das 11 horas.  As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site da casa-museu: http://emaklabin.org.br/a-apresentacao-de-um-tesouro-o-grande-atlas-joan-blaeu/
“Nesse encontro discutiremos como o homem elaborou, ao longo da história, significados relacionados a aspectos geográficos, artísticos, culturais, sociais e ambientais”, explica o historiador Yves Rolland.
A Fundação Ema Klabin conserva, dentre outros tesouros, parte da edição original do Atlas Maior de Joan Blaeu ou Cosmografia de Blaeu, como também foi conhecido.  Essa publicação foi o primeiro atlas completo do mundo a ser editado. Mapas, ilustrações e textos nos dão uma ideia de como, em meados do século XVII, o nosso planeta era conhecido ou imaginado. Foi publicado em quatro línguas - francês, latim, holandês e espanhol.
Sobre o palestrante:
Yves Rolland é doutor em Arqueologia pela Université Lumière – Lyon, graduado em história pela Université Pierre Mendès France – Grenoble, participou de diversas escavações arqueológicas; educador e chefe de projeto no Museu da civilização galo-romana e no Museu de História da cidade de Lyon; docente de história e geografia no liceu francês de São Paulo.
Yves Rolland  ainda vai orientar outros encontros na Fundação Ema Klabin no mês de maio:   a palestra Localização antes do GPS -  Sistema de Posicionamento Global e  um ateliê para a família ensinando a construir o próprio Mapa.

Serviço:
Palestra: Representações do Mundo: A apresentação de um tesouro: o grande Atlas Joan Blaeu por Yves Rolland
Data: Sábado, 4/03
Horário: 11h às 13h
Investimento:  R$ 35,00 
Vagas: 30
Informações e/ou inscrições pelo site:  http://emaklabin.org.br/civilizacao-egipcia-antiga-e-sua-cultura/  ou pelo tel: (11) 3897-3232
Local: Fundação Ema Klabin  - Endereço:  Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo 
Não há estacionamento no local

Nenhum comentário: