terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Passeios guiados revelam história e cultura de Curitiba


 
Os patrimônios históricos revelam partes da vida da cidade, como marcos de um passado que se faz presente. Para explorar essa história, o Solar do Rosário organiza o primeiro encontro do "Passeios com História", que faz uma visita guiada pelo Teatro Guaíra. A professora Letícia Geraldi Ghesti coordena o evento, que acontece no dia 14 de março (terça-feira), às 15h. A visita tem 30 vagas, gratuito para os alunos do curso "Aspectos Históricos e Pitorescos de Curitiba" e aberto a não-alunos pelo valor de R$ 40. É necessária inscrição na Secretaria do Solar.
 
“O objetivo é valorizar o patrimônio histórico e perceber como as pessoas se ligam a isto”, comenta Letícia. “Curitiba tem um grande material histórico que poucos conhecem, muitos prédios tombados contam com visitação e nem todos sabem disso”. Mestranda em Direitos Humanos na PUC-PR, a professora busca discutir o patrimônio histórico. A primeira aula do seu curso no Solar, que acontece no dia 9 de março, é aberto ao público e discute o “Direito à Memória”, trazendo dois arquitetos convidados que falam sobre tombamento e preservação.
 
O curso surgiu da percepção de Letícia sobre esta falta de contato do curitibano com sua história. Ministra cursos no Solar do Rosário como “Paris e Seus Encantos”, “A Descoberta da Civilização Francesa” e “Francês Através da Música”. “As pessoas me perguntavam sobre a história da cidade, assim como tinham interesse nas raízes da França e Paris”, comenta Letícia. Com encontros semanais, "Aspectos Históricos e Pitorescos de Curitiba" acontece toda quinta das 17h às 18h30, o curso busca discutir as variadas construções curitibanas que marcaram a história da cidade, com edifícios que ultrapassam uma centena de anos. Do Paço da Liberdade, passando pelo Colégio Estadual e a Igreja da Ordem até a Praça Santos Andrade e a Casa Andrade Muricy, o curso valoriza o patrimônio local. O Passeio com História visa ampliar esta discussão histórica enquanto se conhece locais às vezes pouco visitados pelos curitibanos.
 
O Passeio com História
 
O primeiro Passeio com História inicia às 15h no Solar do Rosário, o conhecido casarão centenário no Centro Histórico da cidade. Inaugurado em 1992 como iniciativa privada focada no desenvolvimento artístico, o espaço abriga uma série de atividades artísticas em suas paredes de referências na arquitetura eclética característica do fim do século XIX. Os participantes seguem a pé até o Teatro Guaíra, próximo ao Solar, em um caminho que valoriza a vista de outros prédios históricos da região. O Teatro Guaíra tem uma história que remonta desde o século XIX, quando se localizava no espaço hoje ocupado pela Biblioteca Pública do Paraná. Reinaugurado nos anos 1950, apogeu econômico do Paraná e época de grande evolução cultural. Assinado pelo engenheiro Rubens Meister, precursor da arquitetura moderna no estado, conta com três auditórios que reúnem grandes apresentações tanto de artistas e grupos artísticos locais quanto nacionais e internacionais.
 
 
Passeios Com História do Solar do Rosário
 
Data: 14 de março, terça-feira
Horário: encontro às 15h no Solar do Rosário, saída a pé para o Teatro Guaíra
Investimento: gratuito para alunos do curso “Aspectos Históricos e Pitorescos de Curitiba", R$40 para não-alunos - é necessária inscrição na secretaria do Solar.
Endereço: Rua Duque de Caxias, 4 - Centro Histórico - Curitiba

Informações: (41) 3225-6232 | www.solardorosário.com.br

Nenhum comentário: