quinta-feira, 9 de março de 2017

PIB brasileiro recua 3,6% em 2016



Resultado confirma a pior recessão da história, que se aprofundou a partir do 2º trimestre
Dados apresentados há pouco pelo IBGE mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro caiu pelo segundo ano seguido em 2016 e confirmaram a pior recessão da história.A queda foi de 3,6% em relação ao ano anterior. Em 2015, a economia já havia retraído 3,8%.
Analisando na margem (comparação de um trimestre com o imediatamente anterior), é possível ver que ao longo do ano de 2016 houve uma piora do PIB. A queda se aprofundou do segundo trimestre de 2016 para o ultimo do mesmo ano. Ou seja, a recessão se acentuou ao longo do ano, como mostra o gráfico abaixo.
Ademais, todos os três setores (Agropecuária, indústria e serviços) da economia foram atingidos. A queda na agropecuária foi de 6,6%, puxada pela agricultura. Na indústria, a retração foi de 3,8%, influenciada pela indústria de transformação; e, nos serviços, de 2,7%. O resultado catastrófico de 2016 é resultado da contração da renda da economia, do aumento do desemprego, crescente perda de demanda da economia e perda de investimentos no setor produtivo.

Nenhum comentário: