quarta-feira, 5 de abril de 2017

RODA DE CONVERSA E OFICINA ABREM ESPAÇO PARA A TROCA SOBRE A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


O ator Cadu Cinelli, do grupo Os tapetes contadores de histórias divulga o tema e a importância de contar histórias há 18 anos. “A transmissão das histórias é algo muito importante para todos nós”


A CAIXA Cultural Curitiba oferece, de 18 a 21 de abril, oficina com o ator e coordenador de produção de Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz, Cadu Cinelli, integrante do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias. Além da oficina de 12 horas de duração, os interessados terão a chance de participar de uma roda de conversa com Cadu, dia 7 de abril. A expectativa do ator é receber um público bastante diversificado nos dois momentos. “Quanto mais heterogêneo, mais interessante será a oficina e a roda de conversa”, define o artista que tem feito atividades semelhantes em diferentes cidades brasileiras.

O experiente contador de histórias intercala, na oficina, teoria e prática, revelando seus desdobramentos, com dinâmicas voltadas às práticas narrativas, do diálogo entre narração e animação, com o desenvolvimento de materiais, como tapetes e painéis. “Na oficina, vou ensinar, mas também ouvir e praticar. Não fico restrito ao que preparei para apresentar. Vamos construir um material juntos”, afirma o ator. Ele diz que o ato de contar histórias é algo presente em cada ser humano. “Pense nas histórias de família ou quando contamos algo que aconteceu com outras pessoas”, convida. “As histórias falam da nossa existência. A oficina traz uma perspectiva artística e fala da importância da transmissão das histórias”, completa.

Cadu Cinelli trabalha com a contação há 18 anos. E por difundir esse trabalho há tantos anos, é comum ouvir de pessoas que um dia participaram de outras oficinas a respeito das conquistas que alcançaram. “Alguns contam que mudaram suas práticas de contar histórias. A oficina abre novas possibilidades”, resume. As vagas são limitadas e os interessados (a partir de 16 anos) devem fazer sua inscrição pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br, de 12 a 16 de abril.

Na Roda de Conversa, a ideia é explorar a relação entre a arte-educação, as artes narrativas e as artes têxteis. “Vou partir da minha experiência para tecer essa roda de conversa, trocando experiências com os participantes. A Roda de Conversa é um espaço de troca”, diz ele. Esta atividade será dia 7 de abril, das 17h às 19h.

Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz é uma exposição interativa que usa grandes elementos visuais e mistura teatro e contação de histórias. O enredo é inspirado no conto popular dos povos nômades do norte da África. Em cartaz até 30 de abril, de terça a sexta-feira, o público pode visitar a instalação interativa e percorrer o cenário repleto de tapetes enquanto escuta a história simultaneamente. Aos sábados e domingos, há performance dos atores que narram as aventuras do jovem herói Shtim Shlim.

Serviço
Roda de Conversa com Cadu Cinelli
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Mezanino – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 7 de abril (sexta-feira)                                                                                               
Horário: das 17h às 19h (interessados devem chegar 30 minutos antes para retirada de senhas; vagas limitadas)
Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 16 anos
Informações: (41) 2118-5114 e (41)2118.5427

Oficina: “Ateliês de histórias: oficina sobre a arte de contar histórias”, com Cadu Cinelli
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Mezanino – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 18 a 21 de abril (terça a sexta-feira)
Horário: 17h às 20h
Inscrições: de 12 a 16 de abril pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br (vagas limitadas)
Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 16 anos
Informações: (41) 2118-5114 e (41)2118.5427

Nenhum comentário: