terça-feira, 27 de junho de 2017

O Caminho 3T




Entrevista com o Autor

Volta ao Supremo: Como surgiu o Caminho 3T e o Método 3T? O que significa “3T”?

Giridhari Das: O nome “3T” surgiu organicamente. Na minha tentativa de simplificar as práticas necessárias para o avanço no caminho do yoga, cheguei a 3 ferramentas fundamentais. Como são práticas transcendentais, ficou o “3T”, “o 3 da transcendência”: mantra transcendental, comida transcendental e literatura transcendental. Gostei da simplicidade do nome – apenas um numeral e uma letra. Gostei do fato de ser um nome que poder ser lido em qualquer parte do mundo. E gostei que, juntos, o numeral “3” e a letra “t” parecem formar o símbolo “Om” na escrita original (), a sílaba que representa a transcendência em sânscrito.

Volta ao Supremo: Como foi a progressão da primeira edição do Método 3T até a obra atual, bem mais ampla, de nome Caminho 3T?

Giridhari Das: Em 2012, publiquei a primeira edição do Método 3T. Nele, estava apenas o Método 3T em si, as três práticas diárias recomendadas para avançar no caminho da consciência de Krishna, isto é: japa (meditação mântrica), cultivo de conhecimento transcendental e prasada (comida transcendental). No livreto, eu explicava cada item, incluindo a lista de leitura em ordem sugerida para o item número 2. O livreto era acompanhado por um DVD de dados com os livros em áudio que faziam parte desta prática de cultivo de conhecimento da literatura transcendental.

Já em 2014, publiquei a segunda edição. Nesta, eu já expandi a explicação. Não só tinha o Método 3T original, mas duas novas seções: uma sobre a poderosa e importante prática de karma-yoga, e outra explicando como o caminho do yoga tem três frentes simultâneas: conhecimento, devoção e comportamento. Na seção de karma-yoga, eu também introduzi as categorias de dharma e a importância de a pessoa entender e seguir seu dharma. Os arquivos dos livros em áudio eu disponibilizei online, no site criado para acompanhar a 2ª edição: www.3T.org.br. Fizemos uma embalagem bem bonita, contendo um pôster e as contas de meditação para a prática de japa.

Agora em 2017, finalmente, é lançado O Caminho 3T.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, tabela e área interna

Lançamento do livro em Farol do Cerrado, importante espaço de eventos em Brasília.

Volta ao Supremo: Poderia falar da configuração desse novo título?

Giridhari Das: O livro de aproximadamente 192 páginas contém a explicação completa do caminho de autoaprimoramento e autorrealização em yoga. Ele introduz o revolucionário conceito dos cinco campos de perfeição, a saber: 1) mindfulness, 2) dharma, 3) paz interior, 4) jnana (sabedoria) e 5) bhakti (devoção). O livro contém uma explicação introdutória do conhecimento transcendental, substituindo assim meu primeiro livro, Ciência Espiritual, também.

No Caminho 3T, que conta com um belo prefácio escrito por Sri Prem Baba, o leitor encontrará centenas de dicas, fatos e técnicas testadas pelo tempo e confirmadas pela ciência para seu autoaperfeiçoamento e autorrealização. É um processo completo que trabalha em múltiplas frentes ao mesmo tempo, trazendo rápidos resultados. Se a autorrealização parecia coisa de outro mundo, fora da realidade cotidiana, este livro tem o objetivo de mudar essa visão. O Caminho 3T mostra como a espiritualidade precisa estar totalmente integrada nos afazeres do dia a dia, e nada mais é que o aperfeiçoar da arte de viver bem aqui e agora. Este livro dá uma nova visão sobre Deus, Sua natureza espiritual e o processo de iluminação, tudo de forma muito prática e sensata. O leitor poderá ver como a espiritualidade concede uma vantagem nítida para lidar com tudo na vida, sem ter que abrir mão da inteligência ou do bom senso. O livro é o fruto de décadas de prática e pesquisa minha. O livro mostra como vencer a ansiedade e a frustração, como encontrar o propósito da vida e se guiar no dia a dia, os segredos de como cultivar a paz interior, o conhecimento como instrumento de crescimento e iluminação e o processo de bhakti, o aspecto mais elevado do caminho do yoga. O livro objetiva dar ao leitor as ferramentas para ele assumir o comando de sua experiência de vida.


Giridhari Das, o autor.

Volta ao Supremo: Qual vem sendo o feedback dos leitores?

Giridhari Das: Recebo muitos retornos positivos há algum tempo para as edições anteriores. Reuni alguns deles aqui: www.3T.org.br/depoimentos. Sobre o Caminho 3T, meu mestre espiritual, Hridayananda Dasa Goswami, escreveu estas palavras: “Este impressionante livro escrito por Giridhari Das deixa claro a razão para ele ser um astro espiritual da internet. Este livro sistemático e eloquente provê um valioso guia para aqueles que buscam por um progresso espiritual sério”. Mahavira Das, vice-presidente da Samsung/Bixolon, escreveu: “O Caminho 3T é uma obra de leitura obrigatória. Simplesmente por lê-lo, sua vida se tornará melhor e mais feliz”. Iswara Das, que é terapeuta e publicou em português a obra Levante-se e Lute, escreveu: “Posso dizer que gostei de cada palavra e cada instrução dada nesta maravilhosa obra”. Agora que o livro já chegou na mão de muitos leitores, estou recebendo mais depoimentos bem bonitos.

Volta ao Supremo: Você é conhecido por estar sempre atento às novas ferramentas e linguagens para transmissão do conhecimento espiritual. Nessa linha, pretende lançar um aplicativo do Método 3T. Como será o aplicativo?

Giridhari Das: O aplicativo terá uma função social que permitirá que você veja e interaja com pessoas em um raio de 2km que também gostam de espiritualidade. O aplicativo também incluirá o texto de grandes obras, como o próprio Caminho 3T e minha tradução comentada do Yoga-sutra, assim como livros em áudio. Haverá recursos para meditação e muitas outras funcionalidades interessantes. O aplicativo será disponibilizado para iOS e Android. Aqueles que queiram informações atualizadas, podem assinar minha mala-direta no site www.3T.org.br.

Volta ao Supremo: E há novos livros por vir?

Giridhari Das: Comecei mês passado a escrever seriamente meu novo livro, uma nova versão dos Yoga-sutras de Patanjali com foco no conhecimento e nas técnicas do Caminho 3T.

Volta ao Supremo: Gostaria de deixar uma última mensagem para seus leitores? Como podem tirar máximo proveito desse novo livro?

Giridhari Das: Eu tenho profunda convicção de que este livro decodificou todo o processo de autoaprimoramento e autorrealização em yoga e da espiritualidade em geral de uma forma muito prática e eficaz. Mesmo devotos experientes vão obter insights e aprender técnicas valiosas para melhorar seu dia a dia e acelerar sua evolução. O livro é único também em apresentar um guia sistemático e completo de todas as práticas e conhecimento necessários para qualquer um querendo iniciar seu despertar espiritual em múltiplas frentes e querendo melhorar sua vida. E para quem quiser avançar nos aspectos mais elevados, de jnana e bhakti, o Método 3T, que aparece no final do livro Caminho 3T, fornece o caminho das pedras para o avanço contínuo. Desejo assim que todos tirem proveito desta obra!

Visite o site: www.3T.org.br

Nenhum comentário: