sexta-feira, 19 de março de 2010

LANÇAMENTO HOJE


clique para ampliar

SENSITIVOS

SENSITIVOS

De Raquel Koury


368 páginas

Um eletrizante thriller policial de Raquel Koury
com prefácio do cineasta Roberto Farias

O LIVRO
A Cultrix chega ao mercado em março com um lançamento de peso ao investir no trabalho de Raquel Koury, que lança seu primeiro livro, Sensitivos. O livro é prefaciado pelo diretor de TV Roberto Farias, da Rede Globo. Com uma tiragem inicial de 20 mil exemplares e investimentos na ordem de R$ 100 mil em ações de marketing, Sensitivos já é objeto de negociação com produtoras interessadas em levá-la às telas do cinema e da TV.

Sensitivos é um thriller policial urbano. Em São Paulo, assassinatos inexplicáveis passam a acontecer com características semelhantes. Um grupo de pessoas se conhece na internet por intermédio do blog da parapsicóloga Sara Salim e decide se reunir para tentar entender o que acontece na cidade. Com a ajuda dela, os sensitivos desenvolvem suas aptidões, passam a ter controle sobre elas e, no decorrer da trama, entram em ação para desvendar essa cadeia de fatos misteriosos. É quando Sara passa a desconfiar de que se trata de um serial killer com habilidades paranormais...

De repente, surge a dúvida: podem os sensitivos, com seus poderes paranormais, descobrir quem é o assassino?

Sensitivos é uma obra de suspense e ação que vai deixar o leitor eletrizado do começo ao fim, ávido para desvendar os mistérios e ansioso pelos próximos acontecimentos. Apesar de ser uma obra de ficção, o realismo fantástico da narrativa o leva à sensação de que a maioria dos fenômenos apresentados acontece o tempo todo ao seu redor.


A CRITICA
“... Com um olhar, Raquel é capaz de fazer o retrato psicológico da pessoa com quem está falando - qualidade fundamental para uma escritora. Com graça e estilo, utilizou-se da ficção para criar personagens dotados de habilidades paranormais, colocando no livro grande parte de sua experiência pessoal. Delicioso de ler, o livro faz o leitor perceber que ele também pode cultivar qualidades perdidas na poeira do tempo da evolução humana, mas que continuam dentro de cada um de nós, prontas para serem despertadas...” Roberto Farias - cineasta, diretor da Rede Globo e presidente da Academia Brasileira de Cinema

A autora
Raquel Koury vive em Sorocaba, é escritora, roteirista, membro da Academia Brasileira de Cinema e pesquisadora na área de parapsicologia. Há 20 anos dedica-se a estudos sobre parapsicologia e acumula mais de 30 cursos em seu currículo. Atualmente, Raquel Koury cursa Filosofia e escreve o segundo livro da série Sensitivos.


UM LANÇAMENTO






O AVARENTO



CLÁSSICO DE MOLIERE NO FESTIVAL DE CURITIBA

A Teatratividade Produções inicia a Temporada 2010 com um clássico da comédia: “O Avarento”, nos dias 11, 20 e 27 de março (sábado), no Teatro Reikrauss Benemond.



Harpagon (Reikrauss Benemond) tem uma paixão cega e devastadora pelo dinheiro que o torna insensível a todos os outros sentimentos. Seus filhos, Cleanto (Larissa Lima) e Elisa (Patrícia Marcowski), estão ambos apaixonados por jovens de famílias modestas e receiam a recusa do seu pai, que apenas pensa em ouro e em bens materiais. Mil artimanhas são postas em prática para que Harpagon abençoe as duas uniões.


Dramaturgo francês, Molière viveu no séc. XV e tornou-se um dos mestres da comédia satírica. Sua obra caracteriza-se por criticar costumes da época. Para o diretor Reikrauss Benemond o que mais lhe atrai no texto de Molière é “seu humor singelo e inteligente, seus personagens, e ainda o fascínio de um texto que foi escrito em 1667, e que, continua sendo tão atual.”

Teatratividade Produções

È uma companhia preocupada com a pesquisa de novas linguagens e a formação de uma platéia pensante, por isso, o trabalho de transposição de textos clássicos para a linguagem popular. Além disso, seu trabalho se caracteriza por incentizar jovens atores no ingresso à carreira teatral. Assim, a companhia busca uma linguagem própria que pretende valorizar o processo criativo contínuo do ator.

“A Teatratividade, busca no texto a palavra não dita, buscamos em cada espetáculo um novo desafio, a linguagem não cotidiana, a trilha sonora feita pelos atores ao vivo e a valorização do ator como um ponto primordial do espetáculo.”, afirma Reikrauss.

Teatro Reikrauss Benemond

Localizado no centro de Curitiba, é um espaço alternativo. Logo na entrada, o público já está praticamente em cena. São 780m² de espaço físico com 226 lugares. Sua vocação é para peças de pequeno e médio porte. Nos últimos anos, o Reikrauss Benemond tem movimentado o cenário da cidade trazendo peças de comédia, stand-ups, oficinas e também montagens para o público infantil. No site você encontra informações sobre as peças em cartaz e uma biblioteca virtual com textos clássicos do teatro.


Ficha Técnica Texto: Moliere Gênero: Comédia clássica - Classificação: Livre Elenco: Reikrauss Benemond – Harpagon Larissa Lima - Cleanto Patrícia Marcowski – Elisa Cláudio Moura - Frosina e Comissário Rafael Aragão - La Flèche e Sr. Anselmo Thiago Kerscher - Mestre Joaquim Ângela Albuquerque - Mariana Guhstavo Henrique - Valério Direção: Reikrauss Benemond Figurinos, Cenário e Fotografia: Carla Regina Trilha Sonora: Carlos Simas Produção Executiva: Teatratividade Produções

quinta-feira, 18 de março de 2010

RELIGIÕES E CIDADES


clique para ampliar

Lançamento "Capitais migrantes e poderes peregrinos"


Lançamento "Capitais migrantes e poderes peregrinos", de Barbara Freitag.

Inscrições para o 20º Cine Ceará seguem até o dia 30 de abril

Já estão abertas as inscrições e seguem até o dia 30 de abril para a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem e para a Competitiva Brasileira de Curta-Metragem do XX CINE CEARÁ – Festival Ibero-Americano de Cinema, um dos principais festivais de cinema do Brasil, que acontece de 24 de junho a 01 de julho de 2010.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.cineceara.com.br.O resultado da seleção será divulgado pela organização do Cine Ceará até o dia 15 de maio.

Para a Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, podem concorrer filmes em formatos profissionais (16mm, 35mm, ou vídeo com no mínimo 700 linhas de resolução), com duração mínima de 70 minutos, devem ter sido concluídos a partir de junho 2008 por produtores e/ou diretores ibero-americanos (países da América Latina e o Caribe, Portugal e Espanha). O vencedor na categoria de melhor longa-metragem receberá o troféu Mucuripe e prêmio de US$ 10 mil (dez mil dólares). Também receberão troféu os vencedores de longa-metragem nas categorias: direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator e atriz e prêmio da critica ao melhor filme.

Para a Competitiva Brasileira de Curta-Metragem podem concorrer trabalhos de produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no Brasil há mais de três anos. Os filmes devem ter duração máxima de 20 minutos e em qualquer formato (16 mm, 35mm ou vídeo com no mínimo 700 linhas de resolução), nos gêneros animação, ficção, documentário ou experimental. Os trabalhos enviados devem ter sido concluídos a partir de junho de 2008 e não terem participado de processos seletivos nas edições anteriores deste Festival. Serão premiados com o troféu Mucuripe os melhores nas categorias: melhor curta, direção, fotografia, edição, roteiro, som, direção de arte, ator e atriz.

O XX Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e Desporto, e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A Realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Assembleia veta PL que exigia diploma de Jornalismo em concursos do AM

A Assembléia Legislativa do Amazonas (Ale-AM) vetou, por 16 votos a 4, o Projeto de Lei (PL), que tornava obrigatória a exigência de graduação específica para atuar como jornalista em órgãos públicos do estado. A votação foi realizada na última terça-feira (16/03).

O projeto, de autoria do deputado estadual Sabá Reis (PR), já havia sido vetado em dezembro de 2009 pelo governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), que se baseou na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a exigência de diploma para atuação na área.

Para o vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, Wilson Braga Reis, os deputados têm conhecimento da causa que vetaram. “Eles não são ignorantes da nossa causa, do movimento dos jornalistas, mas existe uma falta de compromisso com a categoria. É um retrocesso que atinge nossa dignidade, mas nem por isso vamos acabar com a nossa luta”.

No primeiro semestre deste ano a Assembleia realizará um concurso para preencher 120 vagas, mas ainda não estão definidos quais serão os requisitos para atuar como jornalista na Casa.

Na quarta-feira (17/03), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul aprovou o PL do deputado estadual Pedro Teruel (PT), que estabelece a obrigatoriedade do diploma para a contratação de jornalistas pelos órgãos públicos do estado.

PROGRAMAÇÃO CINEMA CURITIBA

PROGRAMAÇÃO

De 19 a 25 de março de 2010



CINEMATECA - Sala Groff - Rua Carlos Cavalcanti nº 1174 fone 41 3321-3252 (diariamente das 09h às 12h e das 13h30 às 22h30 – sábados e domingos das 14h30 às 22h30) www.fccdigital.com.br



MISTÉRYOS (PR, 2008 – 35mm - 82’). Direção de Beto Carminatti e Pedro Merege. Com Carlos Vereza, Sthefany Brito, Leonardo Miggiorini, Lala Schneider, Jayme Periard e Samir Halabi.

O jovem padeiro Astolfo conhece a empregada doméstica Jucélia. Apaixonado, Astolfo convida Jucélia para um passeio no trem fantasma de um parque de diversões. No exato momento em que o homem pisa na Lua, a jovem Jucélia Ramos desaparece misteriosamente dentro do trem fantasma. Astolfo torna-se o principal suspeito do desaparecimento. Quem teria sido Jucélia Ramos? Seria o trem fantasma um lugar assombrado e almas de outro mundo teriam carregado Jucélia Ramos? Teria sido vingança dos extraterrestres irritados com a chegada do homem na Lua? Realidade? Ficção? Mistéryos! Classificação 14 anos

Sessões às 16h e 20h

Ingresso pago: R$5,00 (inteira)

R$2,50 (meia)

R$1,00 (aos domingos)

Lançamento "Idosos e saúde mental"


Lançamento "Idosos e saúde mental", org. por Deusivania Falcão e Ludgleydson Araújo

clique para ampliar

Música nos Parques encerra com show no Barigüi


O vocal Cobras & Lagartos e o grupo El Merekumbé fecham esta edição do programa Música nos Parques, com as últimas apresentações neste domingo (21), no Parque Barigüi.

A série de shows do programa Música nos Parques encerra neste domingo (21), no Parque Barigüi, com as apresentações do vocal Cobras & Lagartos e do grupo El Merekumbé. O programa é realizado nos meses de verão pela Fundação Cultural de Curitiba, como forma de divulgar a música paranaense e proporcionar mais uma opção de lazer para a população. Nesta edição, o Música nos Parques contou com o patrocínio da OI.

Com repertório baseado no livro “A música feita no Paraná”, de Hilton Barcelos, o grupo vocal Cobras & Lagartos criou o espetáculo que será apresentado neste domingo. O show homenageia e resgata alguns dos principais compositores e poetas representantes da música paranaense, como Paulo Chaves, Paulo Leminski, Ivo Rodrigues, Sérgio Justen, Nhô Belarmino, Lápis, Etel Frota, Lydio Roberto e João Lopes.

O vocal Cobras & Lagartos, criado e dirigido pelo maestro Anderson Nascimento, dedica-se à pesquisa sonora e à divulgação da música popular brasileira. Formado por oito cantores e três instrumentistas, o grupo canta desde modinhas do século passado ao rock dos Titãs. É um grupo ousado nos arranjos, no desenvolvimento vocal e musical, e na performance de palco.

Voltado à divulgação da música latino-americana, o grupo El Merekumbé apresenta uma seleção de ritmos caribenhos, como o mambo, a rumba e o merengue. Como uma autêntica orquestra cubana, formada por metais, cordas, percussão e vozes, o grupo executa composições do Buena Vista Social Club, bem como canções mais atuais de conjuntos que fazem sucesso entre os latinos, como os Orishas e Los Vanvan. Convidando a plateia a participar do espetáculo, o El Merekumbé conduz um grande baile. Com a ajuda de uma dupla de dançarinos, o público tem a chance de experimentar como são dançados os ritmos caribenhos.

Vários outros grupos tiveram a oportunidade de se apresentar desde o início do programa, em novembro. Foram promovidos 26 shows nos fins de semana, levando animação para os parques Barigüi, São Lourenço, Cambuí, Tingüi, Bacacheri, Tanguá, Jardim Botânico, Bosque do Papa, Bosque de Portugal e Bosque da Fazendinha.



Serviço: Música nos Parques Local: Parque Barigüi Data: 21 de março de 2010 (domingo) Às 15h – show “A música feita no Paraná”, com o vocal Cobras & Lagartos Às 17h – show de música latino-americana com o grupo El Merekumbé Entrada franca

quarta-feira, 17 de março de 2010

Quadro “Proteste Já”, do programa CQC, é censurado

A Band foi impedida de exibir o quadro "Proteste Já", do programa CQC, na reestréia da atração, nesta segunda-feira (15/03). A proibição foi pedida pela Prefeitura de Barueri, na Grande São Paulo, que notificou judicialmente a emissora. A ação do órgão público foi acatada pela juíza Nilza Bueno da Silva, da Vara da Fazenda Pública de Barueri.

O quadro iria mostrar como uma TV doada a uma escola do município foi localizada na casa da diretora da instituição. De acordo com a prefeitura, a matéria não poderia ser exibida sem antes ter o direito de resposta.

O apresentador do CQC, Marcelo Tas, diz que a equipe foi pega de surpresa com a decisão. “A Band recebeu a notificação no sábado, e na segunda o jurídico foi avaliar. Ficamos sabendo poucas horas antes da gravação. Estava tudo tão bem programado, o 'Proteste Já' ia ser o pilar principal, então recebemos a notícia como se o mundo fosse desabar”, conta.

Tas informou que a Band já recorreu da decisão e aguarda a análise do caso, que deverá ser julgado ainda esta semana. O apresentador classifica a decisão como censura prévia. “Pra mim está se configurando a prática da censura velada através de decisões judiciais. Antes de publicar, o veículo é proibido. Eu só queria saber em que a juíza se baseou para tomar essa decisão. Para mim isso é censura prévia”, questiona.

Reestreia
Fora a notificação inesperada, Tas comemora a reestreia. ”Foi muito vibrante, e um teste duro para a Mônica. Achamos que foi uma das melhores idas pra Brasília que tivemos”, explica ao falar da nova integrante da equipe, Mônica Iozzi, que fará a cobertura da eleição presidencial.

O apresentador ressaltou duas novidades que lhe agradaram no programa, o quadro “Cidadão em Ação” e o “As piores notícias do mundo”. O primeiro, feito exclusivamente para o CQC brasileiro, abordou o problema de bebida e direção, e foi, em sua opinião, o que teve a melhor resposta do público.

Izabela Vasconcelos, do Comunique-se São Paulo

Maratona de São Paulo tem o nível técnico mais forte do Brasil

Prova do dia 2 de maio registra seis das dez melhores marcas já feitas no País nos últimos cinco anos

Leia mais em

Sorocaba empresta livro de graça à população

Imagine um lugar cheio de livros, de conhecimento, onde você pode pegar o qual desejar e levar pra casa para ler tranquilamente! E o que é melhor, de graça. Pois em Sorocaba esse lugar existe, é o “Vai e Vem”. O projeto foi lançado pela Prefeitura em 2007 e tem como único objetivo incentivar a leitura.

É escolher o título desejado pegar e levar. Não precisa cadastro e nem há um tempo estabelecido para a devolução, mas pede-se que o faça assim que terminar de ler. No “Vai e Vem” é assim, fácil e rápido. É uma iniciativa que aposta na confiança da população, tanto que o índice de devolução dos livros é superior aos 80%.
Começou com 1.000 obras, mas a população foi colaborando e hoje são mais de 9 mil livros de vários gêneros e autores, para todos os gostos e públicos, disputados pelos cidadãos que passam diariamente pelos Terminal de Ônibus Santo Antônio, o maior da cidade. Tem também os jornais do dia e as revistas da semana que atraem o interesse de um público cativo.
A aposentada Maria Madalena Ramos, de 63 anos, moradora do Jardim Botucatu, é uma das clientes assíduas do “Vai e Vem”. A cada 10 dias ela passa no terminal para pegar um livro diferente, preferencialmente que fale sobre romance ou esoterismo. Também faz questão de doar as publicações que tem em sua casa e que não lê mais ao projeto e, assim, ajudar no incentivo da leitura da população. “É um projeto maravilhoso. Frequento o 'Vai e Vem' desde que começou. Só que algumas pessoas não têm consciência desta ação e levam os livros embora para casa e não os devolvem mais”, afirma.

Moradora no bairro Wanel Ville, Rosana Moreira passa pelo menos uma vez por semana no “Vai e Vem”, para retirar um novo livro. Sua preferência é pelas obras que falam de espiritismo, mas, na falta destes lê romances. “Adoro ler, as vezes pego um livro passo a noite toda lendo, as descobertas do conteúdo de cada obra me fascinam”, diz ela.
A terapeuta Carolina Aparecida Barros, 28, é outra apaixonada pelo projeto. Moradora do Jardim Los Angeles, ela passa diariamente pelo terminal no caminho do trabalho. Pelo menos uma vez por semana ela leva um novo livro para casa, seja romance ou policial. “Pena que têm pessoas que demoram a devolver os livros emprestados. Elas deveriam ser mais responsáveis”, reclama a jovem, que também trouxe dezenas de publicações de sua casa para doar ao projeto.
Assim como Madalena, Rosana e Carolina, o “Vai e Vem” recebe diariamente uma média de 150 pessoas que levam livros emprestados para casa. Mas há também centenas que frequentam o espaço diariamente apenas para ler os jornais do dia ou as revistas da semana. A inspiração para a implantação deste projeto em Sorocaba surgiu quando o prefeito Vitor Lippi visitou a Colômbia e conheceu um projeto similar chamado "Livros ao Vento".

A iniciativa deu tão certo em Sorocaba que o projeto está sendo ampliado, utilizando os espaços das 21 unidades dos Sabe Tudo (Centro de Inclusão Digital) e, ainda, as cinco Casas do Cidadão, distribuídos em regiões estratégicas da cidade. Nesses locais ficará um carrinho do "Vai e Vem".
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, no Terminal Santo Antônio, com acesso pela Rua Francisco Scarpa, atrás das antigas instalações da Cianê. Sorocaba é uma das cidades brasileiras que integram a Rede de Cidades Educadoras, proposto pela Unesco e o incentivo a leitura é um dos conceitos apontados como essenciais para a cidadania.

Brasil, entre o Passado e o Futuro terá lançamento no Rio

O livro Brasil, entre o Passado e o Futuro será lançado no dia 22/03 na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).com a presença dos organizadores Emir Sader e Marco Aurélio Garcia.

Brasil, entre o Passado e o Futuro é editado pela Editora Fundação Perseu Abramo e Boitempo Editorial. Horário será divulgado em breve no portal da FPA.


UM LANÇAMENTO








Clube de Escritores

Caros escritores e fotógrafos,

Com vista a um convívio mais estreito entre autores e todos os que colaboram com a Edita-Me, resolvemos fundar o “Clube de Escritores”.

Este “Clube”, funcionará da seguinte forma:
1. Iremos começar por lançar um tema, que servirá de título a um mini conto (com o máximo de 1 página A4), que cada um de vós poderá escrever (no caso dos fotógrafos, farão 1 foto para o tema);
2. Em data e local a determinar, juntar-nos-emos e reuniremos os textos, os quais serão lidos publicamente, pelos próprios ou por outros (as fotos, serão passadas em dispositivo digital, ou em caso de impossibilidade, serão impressas e passadas entre todos);
3. No final do evento, definiremos qual o tema para o mês seguinte (pelo que agradecemos enviem as vossas sugestões por email para a Editora, no sentido de nos auxiliar)

Os autores que não possam estar presentes, poderão sempre enviar o seu trabalho por email para a Editora, que será sempre lido ou mostrado nas sessões.

Este convívio NÃO ESTÁ confinado apenas aos autores da Edita-Me, podendo participar nele, todos os que tenham vontade em fazê-lo.

Esperamos com isto, conseguir criar um ponto de convívio saudável e descontraído, de letras e imagem.

Assim, o tema para o primeiro encontro, será: “TU E O MEU BOLO DE CHOCOLATE”.
Espero que seja suficientemente sugestivo para colocar as vossas “canetas” e “objectivas” a funcionar.

O encontro, fica desde já marcado para o próximo sábado (20/Mar) pelas 18h00 no café-bar do Labirintho
(Rua Nossa Senhora de Fátima, 334 * 4050-426 Porto * www.labirintho.com)

Anaid e o Clã da Loba






Anaid e o Clã da Loba

de Maite Carranza

Páginas: 352


O LIVRO

Publicado em mais de 20 países incluindo Inglaterra e Estados Unidos, Anaid e o Clã da Loba é o primeiro livro da trilogia “A Guerra das Bruxas”, da catalã Maite Carranza e que no Brasil chega através da Mundo Editorial

A história do livro se desenrola num universo onde, desde os tempo remotos, o clã das bruxas Omar viveram escondendo-se das sanguinárias bruxas Odish, esperando a chegada da eleita pela profecia. Agora os astros confirmam que o tempo está próximo.

Anaíd viveu durante seus catorze anos alheia aos segredos que afetavam a sua família, até que o misterioso desaparecimento de sua mãe, Selene, a ruiva, a põe frente a frente com uma verdade tão apavorante como incrível e a obriga a percorrer um longo caminho coalhado de perigos e descobrimentos.

Diante das numerosas propostas que atualmente nos oferece a literatura fantástica, com personagens míticos e essencialmente masculinos, Maite Carranza seduz com uma história de clãs de mulheres atuais e ao mesmo tempo bruxas. Esta é uma das principais singularidades dessa trilogia.

Guerra das Bruxas não é apenas uma trilogia fantástica. É também uma história familiar, plena de segredos proibidos aos homens, que mergulha nos sentimentos femininos, nos conflitos de gerações entre mães e filhas, os compromissos, as lealdades, as traições e o amor.

A CRÍTICA
A Guerra das Bruxas, surpreende como um marco em nossa literatura juvenil.” (EL PAÍS) “A Guerra das Bruxas é marcada por um caráter inovador no panorama da literatura juvenil.” (LA VANGUARDIA) “Os elementos de bruxaria da história são magistralmente trazidos a vida, assim com o os cenários Pirineus. Fãs de Buffy, Potter e Crepúsculo vão fazer fila.” (Financial Times)







A Autora

Maite Carranza (Barcelona, 1958) é escritora e roteirista. Licenciada em Antropologia, escreve livros de ficção para crianças e jovens, bem como roteiros para televisão. Na década de 1980, então professora de ensino secundário, Maite Carranza fez a sua estréia como escritora já sendo premiada pela crítica espanhola.

Em 2004 lançou o ambicioso projeto de criar uma trilogia fantástica sobre bruxas: A Guerra das Bruxas. O segundo volume da trilogia, El Desierto de Hielo, ainda sem tradução em português, lançado em 2006 na Espanha, rendeu à autora o prêmio Protagonista Jovem, dado pelo Conselho do Livro Infantil e Juvenil da Cataluña ao melhor livro juvenil.

Mais informações sobre a autora e sua bibliografia completa no site http://www.maitecarranza.com e www.laguerradelasbrujas.com (em espanhol)

Leia trechos do livro em espanhol clicando aqui

UM LANÇAMENTO




terça-feira, 16 de março de 2010

UFMG inaugura espaço em Montes Claros

A casa vai abrigar biblioteca, livraria da Editora UFMG e escritório da Fundep

A Editora UFMG inaugura nesta quarta-feira, dia 17, uma livraria em Montes Claros. Instalada em uma casa dos anos 50, no centro da cidade, a nova livraria faz parte do Espaço UFMG Fundep. No local também vão funcionar uma biblioteca temática do sertão e um posto de atendimento da Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa).

A editora universitária já possui outras três livrarias, sendo duas em Belo Horizonte e uma em Ouro Preto. A Livraria UFMG - Montes Claros vai contar com um acervo diversificado que inclui livros científicos, de arte, ensaios, romances, poesia e literatura, publicados pelas mais importantes editoras do país. Além disso, a livraria oferece 10% de desconto nos mais de 800 títulos publicados pela editora UFMG. Professores e estudantes ganham 15% nas compras à vista.

De acordo com a vice-diretora da Editora UFMG, Silvana Cóser, Montes Claros é uma cidade universitária e pólo cultural de toda a região. A nova livraria pretende suprir a demanda do ensino superior e vai oferecer atendimento diferenciado em um espaço aconchegante e agradável, no centro da cidade.

Silvana Cóser informa que o primeiro lançamento da livraria já foi agendado e acontece no dia 23 de março, uma semana depois da inauguração. O livro Histórias dos gerais, organizado pelo professor Eduardo Magalhães Ribeiro, aborda a relação estabelecida pelo homem da região do Alto-Médio São Francisco com a ocupação do solo e sua luta constante para praticar agricultura em uma região com grande escassez de água. Os textos traçam o perfil dos sujeitos que compõem esse universo e eles trazem grande similaridade com personagens da literatura mineira. A arte da capa é belíssima e foi inspirada no trabalho de bordadeiras de Montes Claros. A ilustração mostra elementos regionais como o carro de boi e o buriti.

Biblioteca

O projeto da biblioteca foi lançado em 2008 como parte das comemorações do centenário de nascimento do escritor Guimarães Rosa. Ela vai reunir, por meio de acervo bibliográfico, fílmico e musical, aspectos da cultura e dos valores do povo do sertão manifestados em sua geografia, botânica, história, música, literatura.

A unidade ficará sob responsabilidade técnica do Sistema de Bibliotecas da UFMG, e o acervo inicial já está sendo adquirido, com recursos de convênio firmado com o governo do estado, através da Secretaria de Cultura. A biblioteca será aberta à utilização por toda a comunidade e não apenas por pessoas vinculadas à UFMG.

Fundep

O espaço vai abrigar ainda um posto de atendimento da Fundep, que é a fundação de apoio a projetos de pesquisa e extensão da UFMG. O novo escritório deverá ampliar a presença da fundação na cidade e na região, com atendimento a outras instituições ligadas à pesquisa.

Livraria UFMG – Montes Claros

Rua Viúva Coronel Francisco Ribeiro 40 – Centro

39400-141/ Montes Claros / MG

Funcionamento: 2ª a 6ª, das 9 às 18 horas;

Sábados, das 9 às 13 horas

38-3221-6580

Livraria-montesclaros@editora.ufmg.br

LANÇAMENTO EM BH - LEGISLATIVO BRASILEIRO EM PERSPECTIVA COMPARADA


clique para ampliar

Pocket Show da Banda Nuvens


CLIQUE PARA AMPLIAR


Acontecerá no próximo dia 19 de março, na FNAC, um debate promovido pela Banda Nuvens e por integrantes do Movimento Música para Baixar [MPB] que reúne artistas independentes de todo o país.


O debate tem como foco a discussão de como tornar o meio musical mais rentável e justo para os artistas e acessível para os consumidores.


Gustavo Anitelli, diretor executivo d'O Teatro Mágico; Laércio Demarch, gerente do departamento de editoriais da FNAC Curitiba e Raphael Moraes, músico curitibano idealizador da Banda Nuvens, são os convidados da mesa.


O evento conta com o Pocket Show da Banda Nuvens e tem início às 19 horas.

Espetáculos apoiados pela Prefeitura de Curitiba ganham Troféu Gralha Azul

Dos 18 prêmios que destacaram os profissionais das artes cênicas paranaenses, em 2009, 13 foram conquistados por montagens selecionadas pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – PAIC.



Dos 18 prêmios distribuídos pela 30ª edição do Troféu Gralha Azul, realizada na última semana, 13 foram conquistados por espetáculos selecionados pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – PAIC, da Prefeitura de Curitiba, nas modalidades Fundo Municipal da Cultura e Mecenato Subsidiado. As premiações dos profissionais e montagens que mais se destacaram em 2009, traçam um panorama do que acontece nos palcos curitibanos. Também foi distribuído um prêmio especial para a atriz e produtora Regina Vogue. A costureira teatral Isvaldete Matias de Oliveira foi reconhecida como a Técnica do Ano.

Considerado uma das premiações mais importantes das artes cênicas paranaense, o Troféu Gralha Azul é uma iniciativa do Centro Cultural Teatro Guaíra, em parceria com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão no Estado do Paraná (Sated/PR) e Sindicato dos Empresários e Produtores de Espetáculo do Paraná (Seped/PR). O troféu é um incentivo à classe teatral e à regulamentação profissional, além de revelar novos talentos.

Nessa edição, na qual concorreram 62 espetáculos, o grande vencedor foi a peça “Kafka – Escrever é um sono mais profundo do que a morte”, do Grupo Delírio Cia. de Teatro, selecionada pelo Fundo Municipal da Cultura e encenada no Teatro Novelas Curitibanas. A montagem teve o maior número de indicações e levou o prêmio de Melhor Espetáculo, além de outros quatro: Direção, a cargo de Edson Bueno, que também foi premiado nas categorias Texto Original e Ator Coadjuvante, mais o prêmio de Adereço, com Alfredo Gomes.

A peça ganhou, ainda, o Troféu Epidauro, concedido pelo Consulado da Grécia que premia espetáculos apresentados no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por meio do Cônsul Honorário Professor Constantino Comininos.
Também apresentados no Teatro Novelas Curitibanas, com patrocínio do Fundo Municipal da Cultura, foram premiados os espetáculos “Manson superstar”, da companhia Vigor Mortis – que consagrou Andrew Knoll como Melhor Ator, e “O jornal da guerra contra os taedos”, do grupo A Armadilha – que levou os prêmios de Iluminação, a cargo de Waldo Leon, e Sonoplastia, com Márcio Mattana.

Na modalidade Mecenato Subsidiado, do PAIC, foram premiados os seguintes espetáculos: “Pixaim” (Melhor Atriz – Simone Magalhães), “Esmeralda, risos e lágrimas” (Atriz Coadjuvante – Geisa Costa), “Otelo – As faces do ciúme” (Figurino – Ricardo Garanhani e Maquiagem – Marcelino de Miranda) e “Romeu e Julieta” (Cenário – Paulinho Maia).

Senac-RS lança revista digital

No dia 23 de março, a partir das 19h30, no Senac 24h, acontece o lançamento da revista digital do Senac-RS. A publicação foi criada a partir de sugestões de alunos dos cursos voltados para a edição gráfica, com o objetivo de atribuir visibilidade às suas criações e produções. A definição do nome da revista será feita até a próxima edição, em julho de 2010, com a participação dos leitores.



A revista é semestral e online, porém a primeira edição também será distribuída no formato impresso. A diagramação e o design do projeto foram elaborados com a participação dos alunos dos cursos de Design Gráfico e Web Designer do Senac 24h. “A publicação é uma oportunidade de oferecer mais um espaço para a divulgação das produções de nossos estudantes, professores, colaboradores e demais especialistas dos diversos eixos tecnológicos em que a instituição atua”, explica o Gerente de Educação Técnica do Núcleo de Educação Profissional Senac-RS, Lúcio José da Silva.



Nesta edição, a revista apresenta matérias de economia, mercado de trabalho, moda, idiomas, educação, etc. No espaço Opinião do Estudante, o aluno Ricardo Colatto traduz o resultado do esforço que a equipe pedagógica do Senac-RS vem fazendo para transformar o ato de aprender em algo divertido, agradável e de desenvolvimento efetivo de competências para o mundo do trabalho.



A linha editorial da revista é livre e acompanha os avanços tecnológicos e as ferramentas virtuais disponíveis aos designers mais ousados e criativos. A editora-chefe é a jornalista Anaí Zubik Camargo de Souza.

Fundação Editora da Unesp lança 44 de livros digitais

Fundação Editora da Unesp lança 44 de livros digitais com acesso gratuito e inaugura site do selo Cultura Acadêmica

A Fundação Editora da Unesp (FEU) lançou nesta quinta-
feira (11/03) a Coleção Propg Digital, com 44
obras inéditas em formato digital, das áreas de Ciências
Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística,
Letras e Artes. As obras foram publicadas sob o selo
Cultura Acadêmica, que também inaugurou seu site próprio:
www.culturaacademica.com.br. Esta é a primeira vez que
uma universidade brasileira, com base no conteúdo de suas
pesquisas, concebe um programa de publicações de livros
originalmente previstos para o formato digital, com
acesso gratuito.

A ação é resultado de uma parceria entre a editora e a
Pró-Reitoria de Pós Graduação (Propg). "O programa é um
marco no mercado livreiro e deve dar ainda mais
visibilidade para a pós-graduação da Universidade, que já
é a segunda maior do país em número de programas", afirma
a pró-reitora de Pós-Graduação, Marilza Vieira Cunha
Rudge. José Castilho Marques Neto, diretor presidente da
FEU, complementa informando que "apenas entre ontem [10
de março] e hoje, as publicações já foram baixadas por
quase mil usuários". O projeto prevê a publicação de 600
livros eletrônicos em dez anos. Em 2010, serão
selecionados e editados 58 novos títulos.

E o programa vai além de tornar a produção acadêmica
disponível ao público. Segundo Jézio Hernani Bomfim
Gutierre, editor executivo da Editora da Unesp, "estamos
oferecendo algo novo, um e-book de acesso livre, numa
linguagem mais acessível do que o discurso científico de
origem". O projeto também não se limita a digitalizar
obras prontas, como já é comum no mercado editorial. A
coleção inteira foi originalmente pensada no formato de
livro eletrônico.

"O maior diferencial do projeto é que os autores e a
Unesp abrem mão de qualquer pagamento pelo material, num
compromisso muito forte com a divulgação do
conhecimento", afirma o professor Cláudio José de França
e Silva, assessor da Propg. Essa característica tem
despertado interesse de empresas prestadoras de serviços
na internet, como a norte-americana Google, informa
Gutierre. Os direitos autorais continuaram a ser
respeitados, com a proibição de publicar o conteúdo dos
e-books ou de copiar trechos sem os devidos créditos.

Gutierre destaca, ainda, que essa iniciativa pode ajudar
no crescente movimento de aproximação da Universidade com
países da América do Sul. "Como a barreira da língua é
menor em relação aos falantes de língua espanhola,
acreditamos que haverá uma boa difusão das obras nos
países vizinhos."

Cultura Acadêmica - Este é o segundo selo da
Fundação Editora da Unesp, que tem como marca central a
Editora Unesp, no mercado desde 1987, já consagrada com
um catálogo que a caracteriza como editora universitária
de destaque junto ao leitor brasileiro e ibero-americano.

O segundo selo, o Cultura Acadêmica, foi criado há alguns
anos para auxiliar principalmente o atendimento às
múltiplas demandas editoriais da Universidade Estadual
Paulista (Unesp), uma universidade multicampus e com um
enorme contingente de docentes, pesquisadores e pós-
graduandos. Com a ampliação do número de títulos editados
pelo selo Cultura Acadêmica, a Fundação abre novas
oportunidades de publicação num momento em que a pesquisa
acadêmica e sua divulgação são cada vez mais necessárias.

Autônomo e descentralizado em relação ao selo de origem,
Cultura Acadêmica presta-se a novas experimentações, abre-
se a parcerias editoriais com órgãos da direção central
da Unesp assim como com suas várias unidades
universitárias e cursos de pós-graduação, buscando sempre
a qualidade pautada nos conselhos editorias e comissões
científicas responsáveis por cada um dos volumes
publicados.

Assim surgiram as publicações do selo em parceria com
várias Faculdades e Institutos da Unesp e, com o
lançamento do site próprio, inaugura-se a Coleção Propg-
Digital, que publica livros em primeira edição apenas nos
formatos digitais, com a possibilidade de download
gratuito.

domingo, 14 de março de 2010

DUPLA CILADA PARA CROSS

DUPLA CILADA PARA CROSS
de James Patterson



Páginas:328


Um matador psicótico em busca de fama. Um genial assassino que trabalha sozinho. Todos os dois atrás de um único alvo: Alex Cross. Em Dupla cilada para Cross, novo livro do americano James Patterson, o leitor se reencontra com o psiquiatra e ex-agente do FBI, mais conhecido como Matador de Dragões, que protagoniza algumas das mais eletrizantes histórias criadas por Patterson.

Dessa vez, Cross está afastado das forças da lei, trabalhando em seu consultório e começando um novo namoro com a detetive Bree Stone. Mas esta vida pacata é completamente bagunçada com o surgimento de um novo assassino. Conhecido como DCAK, este criminoso se revela um antagonista de primeira. Anunciando suas mortes na internet, DCAK busca a fama e reconhecimento como um dos maiores serial killers que já existiu, ao mesmo tempo em que mostra um interesse pessoal por Alex Cross.

Meticuloso, inteligente e cruel, DCAK usa todos os recursos possíveis para chamar a atenção da mídia para seus terríveis crimes. E sua fixação doentia pelo psiquiatra e sua namorada força o fim da aposentadoria de Cross e o torna alvo de um outro assassino, Kyle Craig, o Estrategista.

Antigo colega de FBI de Cross, o Estrategista cumpria pena em uma prisão de segurança máxima no Colorado. Capturado por Cross, o ex-agente jurou vingança contra o psiquiatra e todos os outros que participaram de sua prisão. Após sete anos de preparação, o Estrategista consegue o impossível, escapar da cadeia. E parte em busca de retaliação contra aqueles que considera responsáveis por sua queda. Assim, sem aviso, Alex Cross encontra-se encurralado por dois mortais inimigos, tão inteligentes quanto ele, mas muito mais impiedosos.

James Patterson é indiscutivelmente um dos grandes nomes do gênero, com mais de 150 milhões de exemplares vendidos e traduzidos em 49 línguas. Alex Cross é sua genial criação e já apareceu em inúmeros romances. Em Dupla cilada para Cross, Patterson mostra mais uma vez por que os leitores o adoram e amam tanto o Matador de Dragões.

Com seu habitual talento, Patterson cria uma trama única, onde elementos do passado de Cross voltam para assombrá-lo. Sem deixar o ritmo cair, o autor coloca seu detetive em uma perseguição implacável, e deixa o leitor com a respiração presa enquanto tenta descobrir quem é o gato e quem é o rato neste jogo mortal.




LANÇAMENTO DA

ALEMANHA 1945 - Da guerra à paz

ALEMANHA 1945 - Da guerra à paz
de Richard Bessel


Páginas
504

No começo de 1945, a Alemanha viveu uma onda de violência talvez sem precedentes na história da Europa: bombardeios incessantes, cidades e símbolos destruídos, colapso econômico, desintegração social, deslocamentos em massa, violência sexual.

Só no mês de janeiro, cerca de 1 milhão de pessoas morreram, e outras centenas de milhares deram início a marchas penosas para fugir do inimigo que comprimia o Reich a partir de todos os fronts, numa diáspora que para muitos seria irreversível. Esse panorama aterrador é o ponto de par
tida do livro do historiador inglês Richard Bessel, que examina, com o suporte de impressionante repertório de fontes, a derrota total da Alemanha nazista e o despertar do povo alemão após a tragédia.

Embora essa transição traumática do nazismo ao pacifismo germânico da segunda metade do século XX seja fundamental para entender a formação da nova ordem na Europa ocidental - caracterizada pelo desenvolvimento social e econômico e relativa paz no continente -, o período tem sido muito pouco estudado. A perplexidade ante o recrudescimento do militarismo alemão rumo à insanidade e à barbárie, a ânsia por compre
ender - ou explicar - o tortuoso caminho dessa terra da qual brotaram tanto luminares da arte, literatura e filosofia quanto arquitetos de campanhas brutais de perseguição étnica têm seduzido, por razões óbvias, os historiadores. Mas também é importante dar atenção ao outro lado da história, e examinar como os alemães saíram das trevas e construíram uma nova nação cujos pragmatismo político e postura pacifista contribuíram para a proeminência econômica do país entre as potências europeias. Os relatos aqui constantes da violência brutal, da fome, do deslocamento e da destruição no ano de 1945 pretendem contribuir para a historiografia dessa "hora zero", mostrando como o trauma do fim da guerra incutiu nos alemães, além do horror a qualquer conflito, a ideia de que eles também eram vítimas - tanto dos crimes nazistas quanto das cruéis forças de ocupação -, percepção essa que permitiu a um só tempo a redenção do passado e da culpa, o fim do nacionalismo e uma visão pragmática da vida.

O AUTOR

Richard Bessel é professor de história contemporânea na Universidade de York e autor de diversos trabalhos sobre a história política e social da Alemanha no século XX, com foco no pós-guerra, como Political violence and the rise of nazism, Nazism and war, entre outros. Alemanha, 1945 é seu primeiro livro publicado no Brasil.






UM LANÇAMENTO






O SOL DE BREDA

O SOL DE BREDA
de Arturo Pérez-Reverte


Páginas
240

Série
As Aventuras do Capitão Alatriste

O LIVRO
O capitão Diego Alatriste y Tenorio está de volta, e desta vez em seu ambiente natural: a guerra. Ele participa, com o Exército espanhol, das batalhas e do cerco à cidade holandesa de Breda, em 1625. Seu pajem, que é também narrador da história, o jovem Íñigo Balboa, é agora mochileiro do Terço de Cartagena, onde serve Alatriste, e acompanha seu amo e mentor nas glórias e nas misérias dos combates.

Glórias e misérias que não faltam. O cotidiano de Alatriste e Balboa, apesar de algumas vitórias grandiosas, é repleto de batalhas e pobreza. Batalhas porque os espanhóis lutam para manter o domínio sobre os Países Baixos; e pobreza porque a característica comum a todos os soldados espanhóis da época é ser mal alimentado, mal equipado e mal vestido.

Além de capturar um momento rico da história espanhola, o terceiro volume da série As Aventuras do Capitão Alatriste é também a história da transformação de Íñigo. O jovem provinciano, imaturo e deslumbrado com a capital, amadurece depois de presenciar o som e a fúria dos combates, de empunhar armas contra o inimigo e de ver a morte de um soldado holandês. Contada em retrospecto, a narrativa de Balboa não esconde as marcas deixadas pelas batalhas e incorpora até os traços de cinismo e desencanto tão marcantes no capitão Alatriste.

O AUTOR
Arturo Pérez-Reverte (Cartagena, 24 de novembro de 1951) é um novelista e jornalista espanhol. Desde o ano de 2003 é, também, membro da Real Academia Espanhola da língua.

A sua obra está traduzida em quase trinta idiomas.

Antigo repórter de guerra, dedica-se em exclusivo à escrita desde finais dos anos 1980, tendo editado romances como "O cemitério dos barcos sem nome", "Território Comanche", "O hussardo", "O pintor de batalhas" e os seis romances da série de aventuras "Capitão Alatriste".

A ENTREVISTA






UM LANÇAMENTO






Gafes de jornalistas do Brasil

Confira essa divertida lista com as melhores gafes de jornalistas do Brasil .

1. "A nova terapia traz esperanças a todos os que morrem de câncer a cada ano." (Na cova?) - Jornal do Brasil

2. "Apesar da meteorologia estar em greve, o tempo esfriou ontem intensamente." (O frio não estava filiado ao sindicato grevista) - O GLOBO

3."Os sete artistas compõem um trio de talento." (Hã?) -
EXTRA

4. "A vítima foi estrangulada a golpes de facão." (uma nova modalidade de estrangulamento) - O DIA

5. "Os nossos leitores nos desculparão por esse erro indesculpável." (De modo algum!) - O GLOBO

6. "No corredor do hospital psiquiátrico os doentes corriam como loucos."
(naturalmente....) - O DIA

7. "Ela contraiu a doença na época que ainda estava viva." (Jura?) – JORNAL DO BRASIL

8. "Parece que ela foi morta pelo seu assassino." (Não diga!) - EXTRA

9. "Ferido no joelho, ele perdeu a cabeça." (Espera, onde foi o machucado mesmo?) - O DIA

10. "O acidente foi no triste e célebre Retângulo das Bermudas." (Gente, mas até ontem era um triângulo!) - EXTRA

11. "O tribunal, após breve deliberação, foi condenado a um mês de prisão." (E será que ele tem cela especial?) - O DIA.

12. "O velho reformado, antes de apertar o pescoço da mulher até a morte, se suicidou." (Seria a volta dos mortos-vivos?) - O DIA

13. "A polícia e a justiça são as duas mãos de um mesmo braço" (Que aberração!) - EXTRA

14. "Depois de algum tempo, a água corrente foi instalada no cemitério, para a satisfação dos habitantes." (Água no além para purificar as almas...) - JORNAL DO BRASIL

15. "Há muitos redatores que, para quem veio do nada, são muito fiéis às suas origens." (Do pó ao pó...) - O GLOBO

16. "O aumento do desemprego foi de 0% em novembro." (Onde vamos parar desse jeito?)

17. "O presidente de honra é um jovem septuagenário de 81 anos." (Quanta confusão!)

18. "Quatro hectares de trigo foram queimados. A princípio, trata-se de um incêndio." (Ah, bom achei que fosse uma churrascada!)

19. "Na chegada da polícia, o cadáver se encontrava rigorosamente imóvel." (Viu como ele é disciplinado?)

20. "O cadáver foi encontrado morto dentro do carro." (Sem Comentários)

21. "Prefeito de interior vai dormir bem, e acorda morto." (acorda?) Bastos UFC/CE

Prorrogadas inscrições para o Conselho Municipal de Cultura

Os candidatos interessados em participar do processo que vai eleger os representantes da sociedade civil e comunidade artística e cultural organizada, no Conselho Municipal de Cultura terão até o dia 13 de abril para fazer as inscrições. O prazo foi prorrogado pela Fundação Cultural de Curitiba, conforme edital publicado no Diário Oficial do Município. Os eleitores também precisam se cadastrar para participar da eleição transferida para o dia 28 de abril.

Todos os procedimentos para escolha e indicação dos membros pela comunidade artística organizada e sociedade civil estão previstos nos editais 004/10 e 005/10 respectivamente, complementados pelos editais 028/10 e 029/10, da Fundação Cultural, disponível para consulta nos nove núcleos regionais da FCC e também no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Participação - Na eleição da sociedade civil, qualquer cidadão ligado à atividade cultural pode se candidatar, basta se cadastrar num dos núcleos da Fundação Cultural de Curitiba junto às nove regionais do município. O cadastramento, tanto dos candidatos como dos eleitores, só pode ser realizado nas regionais onde se localizam suas respectivas residências ou domicílios. A comunidade artística e cultural organizada deve fazer o cadastramento no protocolo da Fundação Cultural de Curitiba – Rua Engenheiros Rebouças, 1732 – Rebouças.

Os candidatos, mesmo os que representam a sua comunidade, devem comprovar sua atuação em atividades culturais, em pelo menos uma das seguintes áreas - música, artes cênicas, audiovisual, literatura, artes visuais, patrimônio histórico, artístico e cultural; folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais. As organizações culturais precisam comprovar que já desenvolveram atividades culturais durante pelo menos um ano.

O Conselho - O Conselho Municipal de Cultura é o órgão que, no âmbito do município, institucionaliza a relação entre a administração municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura. Ele participa da elaboração e da fiscalização das políticas culturais. Foi instituído pela lei 11.834, de 4 de julho de 2006. A criação do órgão, uma importante reivindicação da classe artística, representa a concretização de um dos compromissos assumidos pelo prefeito Beto Richa.

Dos 25 membros titulares com mandato de dois anos, nove serão indicados pela sociedade civil e sete pela comunidade artística e cultural organizada. Os demais membros são representantes do Poder Executivo Municipal e da Câmara Municipal de Curitiba. Integram ainda o conselho 25 membros suplentes. Por lei, a presidência do conselho é exercida pelo presidente da Fundação Cultural de Curitiba.



Serviço:

Conselho Municipal de Cultura – Inscrições prorrogadas

Data: até 13 de abril de 2010.

Comunidade artística e cultural organizada - Protocolo da Fundação Cultural de Curitiba – Rua Engenheiros Rebouças, 1732 – Rebouças.



Sociedade Civil – Núcleos Regionais:

Santa Felicidade

Rua Santa Bertila Boscardim, 213 - Santa Felicidade. Ao lado do terminal.

Telefone: 3374-5018 – 3374-5019



Boa Vista

Avenida Paraná, 3600 – Boa Vista. Ao lado do Posto de Saúde 24h.

Telefone: 3313-5685 – 3313-5671



Matriz

Praça Rui Barbosa – Centro

Telefone – 3321-3340 - 3321-3341



Fazendinha (Portão)

Rua Carlos Klemtz – Ao lado do Terminal da Fazendinha.

Telefone: 3245-1100 R. 2036



Boqueirão

Avenida Mal. Floriano - Terminal do Carmo – Vila Hauer.

Telefone: 3276-6016 – Ramal 228/254