sábado, 23 de novembro de 2013

Ernest Miller Hemingway

JÁ ESTA NO AR O SITE DEDICADO A

 Ernest Miller Hemingway

 http://suplementoculturalespecial.weebly.com/

CONFIRAM



 Ernest Miller Hemingway (Oak Park, 21 de Julho 1899 — Ketchum, 2 de Julho 1961) foi um escritor norte-americano.

Trabalhou como correspondente de guerra em Madrid durante a Guerra Civil Espanhola e a experiência inspirou uma de suas maiores obras, Por Quem os Sinos Dobram. Ao fim da Segunda Guerra Mundial se instalou em Cuba.



Hemingway era parte da comunidade de escritores expatriados em Paris, conhecida como "geração perdida", nome inventado e popularizado porGertrude Stein. Levando uma vida turbulenta, Hemingway casou-se quatro vezes, além de vários relacionamentos românticos. Em 1952 publicou "O Velho e o Mar", com o qual ganhou o prêmio Pulitzer (1953).Foi laureado com o Nobel de Literatura de 1954.
A vida e a obra de Hemingway tem intensa relação com a Espanha, país onde viveu por quatro anos. Uma breve passagem, mas marcante para um escritor americano que estabeleceu uma relação emotiva e ideológica com os espanhóis. Em Pamplona, meados do século XX, fascinado pelas touradas, a ponto de tornar-se um toureiro amador, transporta essa experiência para o livro O Sol Também Se Levanta (1926). Ao cobrir a Guerra Civil Espanhola (1936), como jornalista do North American Newspaper Alliance, não hesitou em se aliar às forças republicanas contra o fascismo, tema do livro Por Quem os Sinos Dobram (1940), considerada sua obra-prima.[carece de fontes]
Ainda muito jovem, decidiu ir à Europa pela primeira vez, quando a Grande Guerra assombrava o mundo (1918). Hemingway havia terminado osegundo grau em Oak Park e trabalhado como jornalista no Kansas City Star. Tentou alistar-se, mas foi preterido por ter um problema na visão. Decidido a ir à guerra, conseguiu uma vaga de motorista de ambulância na Cruz Vermelha. Na Itália, apaixonou-se pela enfermeira Agnes Von Kurowsky, sua inspiração na criação da heroína de Adeus às Armas (1929) – a inglesa Catherine Barkley. Atingido por uma bomba, retornou para Oak Park que, depois do que viu na Itália, tornou-se monótona demais.

Volta à Europa (Paris), em 1921, recém-casado com Elizabeth Hadley Richardson, seu primeiro casamento, com quem teve um filho. Na ocasião, trabalhava para o Toronto Star Weeky e, em início de carreira, se aproximou de outros principiantes: Ezra Pound (1885 – 1972), Scott Fitzgerald (1896 – 1940) e Gertrude Stein(1874 – 1940).
O seu segundo casamento (1927) foi com a jornalista de moda Pauline Pfeiffer. Com ela teve dois filhos. Em 1928, o casal decidiu morar em Key West, naFlórida. O escritor sentiu falta da vida de jornalista e correspondente internacional. O casamento com Pauline era instável. Nessa época conhece Joe Russell, dono do Sloppy Joe’s Bar e companheiro de farra. Já na década de 1930, resolveu partir com o amigo para uma pescaria. Dois dias em alto-mar que terminaram em Havana, capital cubana, para onde voltava anualmente na época da corrida do agulhão (entre os meses de maio e julho). Hospedava-se no hotel Ambos Mundos, em plena Habana Vieja, bairro mais antigo da cidade que se tornava o lar do escritor, e os cenários que comporiam sua história e a da própria ilha pelos próximos 23 anos. Duas décadas de turbulências que teriam como desfecho a revolução socialista e o suicídio do escritor.
Em Cuba, o escritor se apaixonou por Jane Mason, casada com o diretor de operações da Pan American Airways e se tornaram amantes. Em 1936, novamente se apaixona, desta feita pela destemida jornalista Martha Gellhorn, motivo do segundo divórcio, confirmando o que predisse seu amigo, Scott Fitzgerald, quando eles se conheceram em Paris: “Você vai precisar de uma mulher a cada livro”. Assim, Hemingway partiu para a Espanha, onde Martha já estava e, em meio à guerra, os dois viveram um romance que resultou no seu terceiro casamento . Quando a república caiu e a Europa vivia o prenúncio de um conflito generalizado, Hemingway retornou para Cuba com Martha.

Em 1946, o escritor casa-se pela quarta e última vez com Mary Welsh, também jornalista, mas tímida e disposta a viver ao lado de um Hemingway cada vez mais instável emocionalmente.

Ao longo da vida do escritor, o tema suicídio aparece em escritos, cartas e conversas com muita frequência. Seu pai suicidou-se em 1929 por problemas de saúde e financeiros. Sua mãe, Grace, dona de casa e professora de canto e ópera, o atormentava com a sua personalidade dominadora. Ela enviou-lhe pelo correio a pistola com a qual o seu pai havia se matado . O escritor, atônito, não sabia se ela queria que ele repetisse o ato do pai ou que guardasse a arma como lembrança.
Aos 61 anos e enfrentando problemas de hipertensão, diabetes, depressão e perda de memória, Hemingway decidiu-se pela primeira alternativa.
Todas as personagens deste escritor se defrontaram com o problema da "evidência trágica" do fim. Hemingway não pôde aceitá-la. A vida inteira jogou com a morte, até que, na manhã de 2 de julho de 1961, em Ketchum, Idaho, tomou um fuzil de caça e disparou contra si mesmo.
Encontra-se sepultado em Ketchum Cemetery, Ketchum, Condado de Blaine, Idaho nos Estados Unidos.
BIBLIOGRAFIA

Romances
1925 - The Torrents of Spring (br:; pt: As Torrentes da Primavera)
1926 - The Sun Also Rises (br: O Sol Também Se Levanta; pt: O Sol Nasce Sempre (Fiesta))
1929 - A Farewell to Arms (br: Adeus às Armas; pt: O Adeus às Armas)
1937 - To Have and Have Not (br/pt: Ter e Não Ter)
1940 - For Whom the Bell Tolls (br/pt: Por Quem os Sinos Dobram)
1950 - Across the River and Into the Trees (br: Do Outro Lado do Rio e Entre as Árvores; pt: Na Outra Margem, Entre as Árvores)
1952 - The Old Man and the Sea (br/pt: O Velho e o Mar)
1962 - Adventures of a Young Man (br: Aventuras de um Homem Jovem; pt)
1970 - Islands in the Stream (br: As Ilhas da Corrente; pt: Ilhas na Corrente)
1986 - The Garden of Eden (br/pt: O Jardim do Éden)
Não-ficção
1932 Death in the Afternoon
1935 Green Hills of Africa
1960 The Dangerous Summer (O Verão Perigoso)
1964 A Moveable Feast (Paris é uma Festa)
1999 True at First Light (Verdade ao Amanhecer)
2003 Ernest Hemingway Selected Letters 1917-1961
2005 Under Kilimanjaro (As Neves do Kilimanjaro)
Contos e pequenas histórias
1923 Three Stories and Ten Poems
1925 In Our Time
1927 Men Without Women
1932 The Snows of Kilimanjaro
1933 Winner Take Nothing
1938 The Fifth Column and the First Forty-Nine Stories
1947 The Essential Hemingway
1953 The Hemingway Reader
1972 The Nick Adams Stories
1976 The Complete Short Stories of Ernest Hemingway
1995 Collected Stories


PAPO DE CINEMA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


 
Cineasta paraibano Walter Carvalho exibe o making of de “Raul – o início, o fim e o meio” no projeto Juliette Convida
 
 
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 27 de novembro, o quinto, e derradeiro, encontro do projeto “Juliette Convida”, que trará a Curitiba o cineasta Walter Carvalho. O diretor exibirá o making of do último filme dirigido por ele; o documentário “Raul – O Início, O Fim e O Meio” (sobre o músico Raul Seixas) – e participará de um bate-papo com o público sobre “Cinema e cultura brasileira”, tema que está presente em boa parte dos filmes que dirigiu ou fotografou. Além disso, Walter Carvalho viajou, a serviço do cinema, por todo o Brasil, desde os grandes centros até as comunidades mais remotas e isoladas. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos na bilheteria a partir das 19h.
 
Sobre Walter Carvalho:
Nascido em João Pessoa (PB), fixou residência no Rio de Janeiro, em 1968, onde se formou em Desenho Industrial. Iniciou suas atividades no cinema como assistente de diretores de fotografia, como José Medeiros, Dib Lutfi e Fernando Duarte. Ganhou experiência até se tornar também diretor de fotografia, no começo da década de 1970, sendo hoje um dos mais importantes fotógrafos do cinema brasileiro.
 
Com mais de 40 anos de atividades, possui um currículo, como fotógrafo, que conta com pouco mais de 100 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, seja em produções de grande porte ou de baixo orçamento. Trabalhou também em televisão, assinando a fotografia de minisséries, novelas e telefilmes. Com um talento versátil, rodou produções em película, vídeo e digital, em gêneros como drama, comédia, documentário e musical, entre outros.
 
Entre os filmes nos quais trabalhou como diretor de fotografia, estão “Central do Brasil”, “Carandiru”, “Amarelo Manga”, “O Céu de Suely”, “Chega de Saudade”, “Lavoura Arcaica”, “Abril Despedaçado”, “Canudos”, alguns filmes dos Trapalhões, “Todos Os Corações do Mundo”, “A Febre do Rato”, “Terra Para Rose”, entre outros. É interessante citar que outros membros de sua família também são diretores de fotografia conceituados: o irmão mais velho Vladimir Carvalho e o filho Lula Carvalho.
 
Walter é também diretor. Estreou em 1999 com o documentário “Janela da Alma” (em codireção com João Jardim), em 2003 conquistou grande bilheteria com a cinebiografia “Cazuza – O Tempo Não Para” (em codireção com Sandra Werneck). No mesmo ano, iniciou uma parceria com o músico Antonio Nóbrega, dirigindo as filmagens do show “Lunário Perpétuo”. Voltou ao documentário em 2005, com “Moacir - Arte Bruta”. Adaptou o livro de Chico Buarque “Budapeste”, lançando o filme de mesmo nome em 2008. Seu último trabalho na direção foi “Raul – O Início, O Fim e O Meio” (em 2011).
 
Juliette convida encerra temporada 2013:
Com a vinda de Walter Carvalho, o projeto “Juliette Convida” encerra suas atividades de 2013, que teve como objetivo realizar cinco encontros com importantes cineastas brasileiros, exibindo, em cada ocasião, um audiovisual de curta duração, seguido de um debate com o público presente sobre um tema proposto pelos idealizadores Josiane Orvatich e Murilo Wesolowicz. O evento trouxe ao Teatro da Caixa em Curitiba os diretores Jorge Furtado (em 13 de março), Lúcia Murat (8 de maio), Eliane Caffé (10 de julho) e Bruno Barreto (11 de setembro).
 

Serviço:
Juliette convida – Walter Carvalho
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 27 de novembro de 2013 (quarta-feira)
Hora: 20h
Ingressos: Entrada franca. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 19h
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira, das 12h às 20h; sábado, das 16h às 20h; domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Flotsam & Jetsam: shows no Brasil transferidos para 2014

As três apresentações da Flotsam & Jetsam, lendária banda do thrash mundial, no Brasil, foram transferidas para março de 2014.


Grupo toca em SP, Curitiba e Porto Alegre em março - foto: divulgação
Os fãs brasileiros do grupo norte-americano Flotsam & Jetsam, um dos maiores ícones do thrash metal mundial, terão que esperar um pouquinho para vê-los em ação. Devido a uma nova adequação de agenda e na logística da longa excursão que vem sendo realizada pela Europa, as datas das apresentações no Brasil foram remarcadas para março de 2014. Os shows pelo Velho Continente têm sido um verdadeiro sucesso, originando o convite para outras importantes exibições.
Agora, os shows no Brasil acontecerão depois da performance no festival "Hell and Heaven" na cidade do México, dia 15 de março. A turnê brasileira também ocorrerá logo após o lançamento do aguardado "No Place For Disgrace 2014", regravação de um dos álbuns mais clássicos do thrash metal mundial, lançado originalmente em maio de 1.988. 
A produtora Showmaster informa que as novas datas são as seguintes: São Paulo (21/03 – Clash Club), Curitiba (22/03 – Music Hall) e Porto Alegre (23/03 – Beco), fazendo parte do festival itinerante UNITED 4 THRASH.
Os fãs que já garantiram presença não precisam fazer qualquer troca. Os ingressos continuam válidos e com os mesmo preço inicial. Porém, quem quiser solicitar o reembolso, será necessário reaver o valor no ponto de venda onde adquiriu o bilhete. Mais informações no serviço abaixo.
O UNITED 4 THRASH contará com mais três bandas convidadas especiais. Dois grupos, que se apresentarão em cada cidade que já estão sendo definidos e serão anunciados nos próximos dias. A terceira atração será escolhida pelo público. As bandas interessadas em participar devem enviar e-mail com material ou link para contato@showmastertours.com. Após uma pré-seleção, o público poderá votar em enquete a ser disponibilizada no site da produtora Showmaster.
Formada em 1982, o Flotsam & Jetsam é um dos grupos mais influentes do metal mundial. Conhecido por revelar Jason Newsted, ex-baixista do Metallica, a banda atualmente está na estrada divulgando o disco “Ugly Noise”, lançado em 2012, pela Metal Blade.
A atual formação dispõe de Eric AK (vocal), Michael Gilbert (guitarra), Kelly David Smith (bateria), Steve Conley (guitarra) e Michael Spencer (baixo).
Serviço São Paulo
Showmaster orgulhosamente apresenta UNITED 4 THRASH com Flotsam & Jetsam
Data: 21 de março de 2014
Local: Clash Club
End: Rua Barra Funda, 969, Santa Cecília
Ingressos: 60,00 (1° lote - pista meia entrada*) | 70,00 (1°lote - pista promocional antecipada*)
*taxa de administração
Pontos de Venda:
Hole - Galeria do Rock - Formas de pagamento: Dinheiro, Débito e Crédito à vista nos cartões Visa, MasterCard, American Express, Diners Club International, Elo.
Shopping Oriente 500: Rua Oriente, 500 2º andar - Brás
Formas de pagamento: Dinheiro, Débito e Crédito à vista nos cartões Visa, MasterCard, American Express, Diners Club International, Elo.
CadaQual: Rua Augusta, 2171 - Jardim Paulista
Formas de pagamento: Dinheiro, Débito e Crédito à vista nos cartões Visa, MasterCard, American Express, Diners Club International, Elo.
Metal Music - Santo André: Rua Dona Elisa Fláquer, 184
Formas de pagamento: Dinheiro, Débito e Crédito à vista nos cartões Visa, MasterCard, American Express, Diners Club International, Elo.
Age Of Dreams - São Bernardo: Av. Marechal Deodoro, 1754 - 2º Andar loja 33/36
Formas de pagamento: Somente dinheiro
Infoline: (11) 4901-1165

Serviço Curitiba
Showmaster orgulhosamente apresenta UNITED 4 THRASH com Flotsam & Jetsam
Data: 22 de março de 2014
Local: Music Hall
End: Rua Engenheiros Rebouças, 1645, Rebouças
Ingressos: 60,00 (1° lote - pista meia entrada*) | 70,00 (1°lote - pista promocional antecipada*)
*taxa de administração
Pontos de venda:
Loja Túnel do Rock: Rua XV de Novembro, 74 – Formas de pagamento: Dinheiro e Crédito à vista nos cartões Visa e MasterCard.
Microcamp Centro: Rua Visconde De Nacar, 1455 – Formas de pagamento: Somente Crédito à vista nos cartões Visa e Master.
Microcamp Hauer: Rua Anne Frank, 1507 – Vila Hauer
Formas de pagamento: Somente Crédito à vista nos cartões Visa e Master.
Infoline: (11) 4901-1165

Serviço Porto Alegre
Showmaster orgulhosamente apresenta UNITED 4 THRASH com Flotsam & Jetsam
Data: 23 de março de 2014
Local: Beco
End: Av. Independência, 936 - Independência
Ingressos: 60,00 (1° lote - pista meia entrada*)  | 70,00 (1°lote - pista promocional antecipada*)
*taxa de administração
Pontos de venda:
Loja Zeppelin: Rua Marechal Floriano, 185 Loja 209 – Galeria Luza – Formas de pagamento: Dinheiro e Crédito à vista nos cartões Visa e MasterCard.
Loja Back in Black: Av. Cristóvão Colombo, 545 Loja 2119 – Formas de pagamento: Dinheiro e Crédito à vista nos cartões Visa e MasterCard.

Links relacionados:

Krisiun: show gratuito em SP neste domingo e novas datas pelo Brasil

O Krisiun, ícone do heavy metal brasileiro no exterior, faz show gratuito, neste domingo (24/11), Centro Cultural da Juventude – CCJ, em São Paulo. Além disso, o grupo recentemente confirmou novas apresentações pelo Brasil antes de uma nova turnê pela Europa. Mais informações abaixo.
 
Banda protagonizou um dos melhores shows do Rock in Rio 2013 - foto: divulgação
 
O Krisiun, um dos nomes mais respeitados do heavy metal mundial, volta a se apresentar em São Paulo. O grupo faz show gratuito, neste domingo (24/11), às 16h, Centro Cultural da Juventude – CCJ.
 
A Agência Sob Controle informa aos fãs que, devido ao número limitado, os ingressos deverão ser retirados com antecedência, preferencialmente uma hora antes da abertura do local. Será entregue apenas um bilhete por pessoa, mediante apresentação do RG. A banda Nervochaos, que lançou o box comemorativo “17 Years of Hate”, será a responsável pela abertura do evento. Mais informações no serviço abaixo.
 
Além disso, antes de partir para uma nova turnê pela Europa, Alex Camargo (vocal/baixo), Moyses Kolesne (guitarra) e Max Kolesne (bateria) recentemente anunciaram novas datas pelo Brasil.
 
Os shows acontecem em:
29/11 – Festival Quebramar – Amapá/AP
30/11 – Santa Aldeia – Belém/PA
08/12 – 19º Goiânia Noise Festival – Goiânia/GO
14/12 – Spazzio Baco – Várzea Paulista/SP
21/12 – Correria Music Bar – Vila Velha/ES
22/12 – Teatro Odisséia – Rio de Janeiro/RJ
Mais informações sobre estas exibições podem ser obtivas em https://www.facebook.com/krisiun.official.
 
Com uma infindável lista de hits como “Kings of Killing”, “Bloodcraft”, “The Will to Potency”, “Blood of Lions”, “Combustion Inferno” e “Vicious Wrath”, e diversos álbuns que se tornaram clássicos como “Black Force Domain” (1995), “Apocalyptic Revelation” (1998), “Bloodshed” (2004), “Southern Storm” (2008) e “The Great Execution” (2011), há muito tempo, o Krisiun se estabeleceu como um fenômeno global no mundo da música extrema.
 
Confira o videoclipe da música "The Will to Potency" em www.youtube.com/watch?v=97fiImWsQY0.
 
A Agência Sob Controle continua agendando mais shows do Krisiun pelo Brasil e América Latina. Produtores interessados devem entrar em contato o mais rápido possível no e-mail sobcontroleproducoes@yahoo.com.br.
 
Serviço São Paulo
Sob Controle apresenta Krisiun
Data: 24 de novembro de 2013
Local: Centro Cultural da Juventude – CCJ (ao lado do Terminal Cachoeirinha)
End: Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 - Imirim / Vila Nova Cachoeirinha
Banda convida: Nervochaos
Hora: 16h (abertura das portas)
Início dos shows: 16h30
Término dos shows: 20h
Entrada Franca
Ingressos: retirada a partir das 15h (1 por pessoa diante apresentação do RG)
Telefone:(11) 3984-2466
Censura: 18 anos
 

UNESCO: Ministra da Educação de Omã entrega prêmio de sustentabilidade no RJ


Madiha Al Shibany entregará prêmio de meio ambiente, durante fórum da Unesco. Também se encontrará com o vice-presidente Michel Temer e visitará instituições educacionais.
São Paulo, 22 de novembro de 2013 - O Prêmio Internacional Sultão Qaboos para o Meio Ambiente, promovido pelo governo de Omã, será entregue no Rio de Janeiro, no domingo (24), pela ministra da Educação do país árabe, Madiha Al Shibany. A entrega do prêmio relacionado à sustentabilidade ocorre na abertura do Fórum Mundial de Ciência da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além da cerimônia, a ministra cumpre agenda na capital fluminense e em Brasília. A programação da ministra no Brasil tem o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Além da ministra da Educação de Omã, deverão participar da cerimônia, a presidente Dilma Rousseff, a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, o governador do Rio, Sérgio Cabral e o presidente da Academia Húngara de Ciências e do Fórum Mundial de Ciência, József Pálinkás. A premiação tem por objetivo reconhecer a contribuição de indivíduos, institutos ou organizações no gerenciamento ou preservação do meio ambiente, de acordo com as políticas e objetivos da Unesco neste campo.
“Omã encoraja as instituições a cuidarem do meio ambiente. Este é um prêmio global e a Unesco tem um comitê para avaliar os projetos dos candidatos”, explica Khalid Salim Al Jaradi, embaixador de Omã em Brasília. Ainda no dia 24, está previsto um encontro de Shibany com o ministro brasileiro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.
EDUCAÇÃO
No dia 25, a ministra - que vem ao Brasil acompanhada de uma delegação de lideranças femininas de Omã - participa da cerimônia de abertura da exposição do fotógrafo omanita Ahmed Boussadi, no hotel Copacabana Palace. A mostra, com imagens das paisagens do país árabe, poderá ser visitada até o dia 27. Na ocasião, também será lançado documentário sobre o prêmio Sultão Qabous. Ainda na segunda-feira, Shibany conhece a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) e a Fundação Roberto Marinho.
Na terça (26), ainda na capital fluminense, a ministra visitará a Biblioteca Nacional. “Ela tratará da possiblidade da realização de traduções de livros em português para o árabe”, conta o embaixador. À tarde, já em Brasília, ela conhecerá as instalações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Segundo Jaradi, as visitas da ministra às instituições educacionais visam “discutir formas de cooperação e troca de experiências”.
Na quarta-feira (27), Shibany se reúne com o vice-presidente da República, Michel Temer. Em seguida, participa das celebrações da data nacional de Omã. No dia 28, ela encerra sua agenda no Brasil com uma visita ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e ao Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), além de ter um encontro no ministério da Educação.
MEIO AMBIENTE
O Fórum Mundial de Ciência, no qual será entregue o prêmio Sultão Qaboos para o Meio Ambiente, é promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia de Ciências da Hungria e pela primeira vez é realizado fora do país europeu, onde foi criado, em 1999. O tema deste ano é “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global”. Do dia 24 ao dia 27, mais de 600 cientistas e pesquisadores do mundo todo participarão de palestras e assembleias em que serão discutidas as maneiras com as quais o conhecimento científico poderá contribuir para o desenvolvimento sustentável global.
Esta é a 12ª edição do prêmio, criado em 1989, e a primeira vez que é realizado fora da Europa. Os contemplados de 2013 são a State Forests National Forest Holding, da Polônia, que cuida, preserva e gerencia as florestas públicas polonesas; e a organização de proteção animal Wildlife at Risk, da África do Sul. Os ganhadores receberão US$ 70 mil por seu trabalho, doados pelo sultão de Omã, Qaboos Bin Said.
As sessões plenárias do evento terão como temas o desenvolvimento sustentável de florestas, a biodiversidade da Amazônia, bioenergia e as barreiras que as desigualdades sociais impõem ao desenvolvimento sustentável, entre outros. De acordo com o presidente da ABC, o matemático Jacob Palis, ao fim dos quatro dias de sessões plenárias, palestras e reuniões, os cientistas deverão divulgar um documento com políticas em favor do desenvolvimento sustentável que podem ser adotadas por países e instituições.
“Diversos pesquisadores e especialistas participarão do fórum, que irá focalizar em um tema especifico, que é a sustentabilidade. Dentro deste tema iremos discutir sobre a importância de se reduzir as desigualdades sociais e a inclusão como forma de promover o desenvolvimento sustentável”, afirmou.
 
Sobre a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira
A Câmara de Comércio Árabe-Brasileira representa 22 países árabes, foi fundada em 1952 e tem como missão aproximar comercialmente o Brasil dos países árabes, incrementando intercâmbios culturais e turísticos entre árabes e brasileiros. A entidade oferece diversos serviços, como certificação de documentos, informações de mercado, traduções, realiza eventos e workshops. Disponibiliza, também, o Espaço do Conhecimento Comercial, um centro de referência para pesquisas das relações entre o Brasil e os países árabes.

27/11 CHOCOLAT DU JOUR CONVIDA PARA LANÇAMENTO COLEÇÃO NATAL






Claudia e Patricia Landmann convidam
para o lançamento da coleção
Natal Musical Chocolat du Jour,
no dia 27 de novembro, a partir das 17h,
na rua Haddock Lobo, 1421.



Calendário du Jour:  contagem regressiva para o Natal

Além das novidades
para as Festas de Final de Ano,
na data, o DJ Paulo Boghosian
apresenta um CD exclusivo, produzido
especialmente para o Natal du Jour.



Natal Chocolat du Jour
Caixa Musical embala as festas de final de ano



A coleção Chocolat du Jour para o Natal
faz um convite  para que as
pessoas deixem a música tocar os seus corações.

Uma música nunca é igual a outra;
cada uma desperta um sentimento diferente.
Quando tocam a nossa vida,
se transformam numa sinfonia.
Outras são tão belas e nos fazem tão bem,
que queremos ouvir muitas e muitas vezes.
E tem uma, em especial,
que se torna nossa trilha sonora.

Em sintonia com tudo o que o
Natal tem de bom, chega a Caixa Musical
o mais novo Hit du Jour.
Com chocolates harmonizados com
Nozes, Abricot, Cereja, Laranja, Uva Passa
e bombons sortidos,
esta bela caixa de música, tem trilha sonora:
Jingle bell, jingle bell e Feliz Natal.



A Caixa Musical também faz parte do
lançamento Casal Noel, que dança
acompanhando o ritmo da música,
e que também traz  uma caixa de coração
com bombons sortidos selecionados.

Com a coleção Música e Pessoas
a Chocolat du Jour deseja a todos uma
Noite Feliz cheia de música, união e sabor.


Chocolat du Jour
Shopping Iguatemi
Shopping Cidade Jardim
R. Haddock Lobo, 1421 – Jardins
Informações (11) 3168-2720
Loja Virtual – www.chocolatdujour.com.br

Músicos curitibanos vencem concurso do Festival Villa-Lobos



O Duo Palheta ao Piano, formado pelo clarinetista Jairo Wilkens e pela pianista Clenice Ortigara, conquistou o primeiro lugar no 3º Concurso de Música de Câmara do Núcleo Pedagógico do 51º Festival Villa-Lobos, que acontece no Rio de Janeiro, até este domingo (24). Os músicos, que atuam em Curitiba, foram os únicos representantes da Região Sul e o único duo a ser premiado.   
O Festival Villa-Lobos é considerado o maior evento na área da música de câmera realizado no Brasil, sendo que o concurso que integra a programação pedagógica é um dos mais importantes do país. A agenda do evento conta com uma vasta programação artística com renomados instrumentistas eruditos, além de promover oficinas de formação em música de câmera.
Este ano, o concurso recebeu 40 inscrições de grupos de todo o Brasil, nas suas mais variadas formações. Após análise de currículo, 21 grupos foram pré-selecionados a participar das oficinas de formação. Cada grupo apresentou  repertório composto por duas obras contrastantes, sendo uma brasileira, com duração máxima de 20 minutos. As aulas foram ministradas nos dias 15, 16 e 17 de novembro, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ao término das oficinas, os professores do Núcleo Pedagógico escolheram cinco finalistas, que se apresentaram no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil, na noite de 17 de novembro. A banca julgadora que integrou a etapa final foi composta por três músicos e professores que não ministraram nenhuma oficina para os alunos nos dias anteriores.
O concurso é um marco importante na história da música de câmera no Brasil, sendo um celeiro de jovens cameristas e despertando uma nova conscientização profissional. O prêmio vem coroar um trabalho iniciado em 2000 pelo Duo Palheta ao Piano, que já venceu 16 concursos nacionais e um internacional, além de ter lançado este ano seu primeiro CD, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura – Mecenato Subsidiado da Prefeitura de Curitiba.  
Com apresentações em destacadas salas de concertos, entre elas o Teatro Amazonas de Manaus e nos espaços cariocas da Sala Cecília Meireles, Museu da República, Igreja da Candelária e UNIRIO – Universidade Federal do Rio de Janeiro, o duo já residiu nos Estados Unidos, onde se apresentou na Rogers Whitmore Recital Hall (Universidade de Missouri), Boone Historical Society, Ethical Society of St. Louis e UMKC – Conservatory of Music.
Clenice atua como pianista do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e é professora de Música de Câmara na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Jairo, atualmente, é solista especial da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (SP). O público terá a oportunidade de conferir o talento de Jairo Wilkens como clarinetista convidado no concerto que a Camerata Antiqua de Curitiba realiza nos dias 29 e 30 de novembro, na Capela Santa Maria Espaço Cultural, sob a regência do maestro norte-americano Keith McCutchen.

Para saber mais:

Projeto Conexões IMP promove mostra de solos e apresentação de espetáculo




Iniciativa do núcleo de pesquisa em dança IMP – Investigação do Movimento Particular, vem movimentando a cena curitibana com diversas ações


Entre os dias 05 e 08 de dezembro acontece a última etapa do Projeto Conexões IMP – da importância de se manter em movimento. O projeto, que é uma iniciativa do núcleo de pesquisa em dança IMP – Investigação do Movimento Particular, vem movimentando a cena curitibana através de ações como as oficinas promovidas de setembro a novembro deste ano, ministradas pelos artistas mineiros Tuca Pinheiro e Dudude Herrmann. Para finalizar a programação o núcleo promove duas ações: a Mostra de Solos – onde serão apresentados 6 trabalhos inéditos criados pelos artistas Maíra Lour, Juliana Adur, Gabriel Machado, Mariana Mello, Douglas Sartori e Thaísa Marques; e a apresentação do espetáculo parapeito  - obra criada em 2010 e que ganha novos ares em 2013.
Segundo a coordenadora do projeto, Juliana Adur, “a mostra de solos é um evento pensado a partir do interesse em compartilhar a pluralidade de pesquisas e interesses existente no núcleo. Começamos este trabalho em junho desde ano, e desde lá tivemos contato com diversos profissionais, além da nossa parceira e incentivadora Cintia Napoli. O que apresentamos é o resultado deste período intenso dedicado à criação e a pesquisa autoral”.  Além das apresentações, a cada dia acontece uma conversa com a artista Olga Nenevê sobre o exercício do feedback e sua importância como uma ferramenta de aprofundamento e discussão sobre a criação em dança.
Já o espetáculo parapeito traz ao público uma reflexão sobre as relações contemporâneas e o isolamento do sujeito pós-moderno. Criado em 2010, tem como inspiração o livro "A Morada do Ser", da escritora Marina Colasanti. Com uma disposição inusitada o público assiste o trabalho de dentro do espaço do Vila Arte Espaço de Dança, mas os bailarinos ficam nas janelas, como se estivessem em diversos apartamentos de um edifício. “Assim como nos contos de Marina, parapeito é uma forma de olhar pelo buraco da fechadura e de se aproximar de universos particulares e aparentemente inacessíveis” diz Juliana.
A Mostra de solos acontece nos dias 05 e 06 de dezembro na Casa Hofmann – Centro de Estudo do Movimento, e o espetáculo parapeito nos dias 07 e 08 de dezembro no Vila Arte Espaço de Dança. Toda a programação é gratuita.


Serviço:

Mostra de solos
05 de dezembro – quinta-feira às 20h
Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento
Rua Claudino dos Santos, 58 – Largo da Ordem

Para virar do avesso – Maíra Lour
Peixe-espada – Juliana Adur
Coágulo – Gabriel Machado

06 de dezembro – sexta-feira às 20h

Abrupta – Mariana Mello
Não quero água, obrigado. – Douglas Sartori
Meus quadris não mentem – Thaisa Marques

Conversa com Olga Nenevê após as apresentações

parapeito
07 e 08 de dezembro – sábado e domingo às 20h
Vila Arte Espaço de Dança
Rua Saldanha Marinho, 76 – sala 03 – Centro

Entrada Gratuita

Jogando no Quintal Dias 3, 4 e 5 de dezembro

A Paixão Nacional em um jogo anárquico
 Jogando no Quintal
Dias 3, 4 e 5  de dezembro,  às 21h, no  teatro CIT-ECUM




A Paixão Nacional em um jogo anárquico. Este é o Jogando no Quintal, um sucesso há 11 anos em cartaz em São Paulo, já visto por mais de 300.000 pessoas.

O espetáculo faz as 3 últimas apresentações do ano nos dias 3, 4 e 5, às 21h, no teatro CIT-ECUM.

O Jogando no Quintal é um jogo de improvisação onde palhaços- atletas são divididos em dois times, um árbitro-palhaço faz a intermediação e uma banda de músicos-palhaço cria sons e melodias ao vivo. Tudo isso em uma ambientação de um jogo de futebol com  hino do clube, placar, bandeiras, juiz, jogadores, a torcida e até mesmo um clube fictício: o Clube de Regatas Cotoxó.

No espetáculo, a participação da torcida é fundamental. É a plateia quem determina toda a pauta do jogo. Todas as cenas do espetáculo são construídas a partir de temas sugeridos pelo espectador. Como uma peleja de repentistas, é comum os palhaços improvisarem sobre assuntos da atualidade como aquecimento global, política eleitoral ou Tsunami. E o público cobra a fidelidade ao tema, afinal, após cada rodada é ele quem decidirá qual dos times merece o seu voto e a pontuação no placar.

Alguns espectadores acabam adquirindo funções fundamentais ao longo do jogo: o "placarzeiro", escolhido pelo árbitro, assume a grande responsabilidade de marcar cada ponto conquistado ao longo da partida. E há, ainda, todos aqueles torcedores que acabam enriquecendo a apresentação, manifestando sua alegria ou revolta após cada ponto. Vale tudo. Até mesmo xingar a mãe do juiz!

O que torna cada jogo tão especial é o fato de todas as cenas serem criadas na hora, ao calor da situação, e com toda a anarquia e a irreverência de seus jogadores. Por esse motivo podemos dizer que cada partida de Jogando no Quintal é um espetáculo único, que jamais se repetirá. Um espetáculo feito por artistas... e espectadores!

Jogando no Quintal
Última apresentação do ano: dias 3,4 e 5  de dezembro,  às 21h
Duração: 90 minutos
Recomendação: 10 anos
Capacidade: 134 lugares
Ingressos: R$ 40,00 / R$ 20,00 meia
Local: Teatro CIT-ECUM
Rua da Consolação, 1623
Ar condicionado• Acesso e banheiro para deficientes
Ingressos: Pela internet: www.compreingressos.com tel: 11.2122.4074
Bilheteria:  abre 2 horas antes do espetáculo
Aceita: Crédito: Diners, Mastercard, Visa / Débito: Maestro, Rede Shop, Visa Electron


Ficha Técnica
Concepção: Marcio Ballas e César Gouvêa
Direção:César Gouvêa
Elenco:  (revezamento):César Gouvêa, Alan Benatti , claudio Thebas, Alvaro Lages, Caio Conceição,Eugenio La Salvia, Denis Goyos, Igor Canova, Paulo Federal, Danilo Dal Farra,Ernani Sanchez, Paola Musatti, Vera Abbud, Rhena de Faria, Tereza Gontijo, Nereu Afonso.
Iluminação:Aline Barros
Contra regra:Getúlio Cristovam
Produção executiva:Humberto Rodrigues
Gestora Cultural e Coordenação de Produção:Touché Cultural - Ludmilla Picosque

CIA DO QUINTAL
A Cia do Quintal nasceu em 2002 com a estréia do espetáculo Jogando no Quintal - jogo de improvisação de palhaços, que se mantém há 11 anos em cartaz . Este espetáculo por  ser um dos pioneiras no teatro de improviso no Brasil , se converteu em uma importante referencia para muitos grupos que surgiram neste país na ultima década.
No início do ano de 2008 os integrantes do Jogando no Quintal foram campeões mundiais de Improviso.  Eles venceram o Campeonato Mundial de Match de Improvisação, que fez parte do XI Festival Ibero Americano de Teatro de Bogotá,na Colômbia, derrotando as equipes da Argentina, Espanha e Colômbia, a dona da casa, em votação, decidida pelo público.
Dirigida por César Gouvêa, a cia desde seu surgimento vem dedicando-se a pesquisa e ao dialogo das técnicas da improvisação , do palhaço e do teatro.
Hoje em dia possui 5 espetáculos em seu repertório: o Jogando no Quinta, dois em parceria com os grupos latinos e dois voltados para toda a família.
Os grupos latinos são: imponta, do Uruguai, e accion impro, da Colômbia. Este intercâmbio consolida a parceria tanto com artistas da Europa como da América Latina, levando a Cia. a representar o Brasil em diversos festivais fora do país como na Espanha, Argentina, Colômbia, Uruguay, Chile.
Os  espetáculos voltados para toda a família são “O Mágico de Nós”, e “A  Rainha Procura”, que ganhou 4 estrelas na avaliação do guia da folha.

 

Bate-papo e lançamento do livro "Como Ouvir e Entender Música"

clique para ampliar

AGENDA ARTE 2014

Sciacco Studio Escritório de Arte

convida para o lançamento da

AGENDA ARTE 2014

no dia 26 de novembro, a partir das 18h30,

na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi








O Sciacco Studio Escritório de Arte desenvolve o projeto Agenda Arte há oito anos com o objetivo de que a arte faça parte da vida diária através de um objeto prático e útil, apresentando trabalhos de pinturas, esculturas, fotografias e colagens, permitindo outras possibilidades de convívio, conhecimento e divulgação para os artistas, além dos espaços convencionais, como galerias, museus e livros do segmento.



A Agenda Arte 2014 conta com a participação dos seguintes artistas: Angélica Bittencourt, Cris Mason, Daniel Fontoura, Dircéa Mountfort, Eliete Maesano, Elizabeth Tudisco, Elza Aidar, Fernanda Meirelles, Lícia Pacífico, Magda Bugelli, Maria Cininha, Meily Fontes,

Odete de Angelis, Rafael Murió, Rafa Vieira e Virgínia Sé.



O Sciacco Studio é um Escritório de Arte localizado

em São Paulo e com representação em Nova York

com foco na divulgação da arte

e na diversidade dos artistas que representa.

Organiza e realiza exposições nacionais e internacionais, além de desenvolver projetos gráficos como livros de arte, catálogos e agendas. Visa, através do intercâmbio entre culturas distintas, estabelecer relações pela arte, extrapolando as barreiras do idioma e costumes.



LANÇAMENTO DA AGENDA ARTE 2014

DATA: 26 de Novembro de 2013

HORÁRIO: 18h30 às 21h30

LOCAL: Livraria da Vila Shopping JK Iguatemi

ENDEREÇO: Av. Juscelino Kubitschek, 2041 – Piso 2

DADOS TÉCNICOS

TÍTULO: Agenda Arte 2014

REALIZAÇÃO: Sciacco Studio

APOIO: Casa Elias e Otimiza Design

NÚMERO DE PÁGINAS: 370

FORMATO: 21 x 15 cm

PESO: 500 gramas

ACABAMENTO: Luxo - Capa Dura