sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

CIRCUITO OFF TRAZ GRANDES NOMES À CAIXA CULTURAL CURITIBA


Cantores e multi-instrumentistas de renome internacional se apresentam em shows seguidos de bate-papo com o público
 
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 22 a 25 de janeiro, mais uma edição do Circuito OFF de Música, tradicional evento paralelo à Oficina de Música de Curitiba. Criado nos moldes do Montreux Jazz Festival, o Circuito OFF reúne, desta vez, músicos brasileiros de renome internacional, que realizam concertos solo ou em dueto com outros instrumentistas. Após cada apresentação, é a vez da Conversa que Toca, um bate-papo descontraído com o público, mediado pelos jornalistas Adriana Sydor e Luiz Cláudio Oliveira.

Os músicos:
O show Inconsciente Coletivo abre o evento, no dia 22, com o cantor, compositor e multi-instrumentista Alegre Corrêa e com o violonista e compositor Guinha Ramires. Por meio de improvisações, a dupla mistura elementos da música popular brasileira, do jazz e da música erudita. Os músicos, de formação autodidata, conheceram-se em 1977, em Passo Fundo e, desde então, mantêm uma profícua parceria musical. Corrêa é vencedor do Grammy Awards 2010 na categoria “Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo”, por seu trabalho como guitarrista do disco 75, de Joe Zawinul & The Zawinul Syndicate (Heads Up International).

O paulista Filó Machado faz duo com seu neto Felipe Machado, no dia 23. Cantor, compositor e guitarrista, Filó Machado já tocou ao lado de alguns dos mais prestigiados nomes da música nacional e internacional, como Michel Legrand, Jon Hendricks, Jane Duboc, Hermeto Paschoal, Johnny Alf e Tim Maia. É autor de canções feitas em parceria com Djavan, Aldir Blanc, Sérgio Natureza, Taiguara, Cacaso, Fátima Guedes, entre outros. Apresentou-se em diversos festivais de jazz da França. O artista acaba de lançar o CD Tom Brasileiro, com a cantora Cibele Codonho, em homenagem a Tom Jobim.

O cantor, compositor e instrumentista baiano Tiganá Santana faz show no dia 24. O músico já tocou em prestigiados teatros e festivais europeus e desenvolveu projetos musicais com artistas como Virgínia Rodrigues, Roberto Mendes, Luiz Brasil, Fabiana Cozza, Mariana Aydar, bem como o respeitado artista visual brasileiro Emanoel Araújo. É criador de seu próprio violão, o “violão-tambor”, com afinação, textura e disposição cordofônica próprias. Entre seus discos, estão Maçalê, pioneiro no Brasil por apresentar canções em línguas africanas, e o mais recente, The Invention of Colour.

No dia 25, o paraense Felipe Cordeiro toca guitarra com o pai, Manoel Cordeiro. Felipe ganhou destaque com o álbum Kitsch Pop Cult (2012), em que apropria-se da estética kitsch, mistura a tradição popular musical da Amazônia com a sonoridade contemporânea brasileira e soma isso tudo aos beats digitais da América Latina, tais como a cúmbia, zouk, reggaeton, bachata e cacicó. Seu estilo foi logo chamado de “pop tropical”. No final da sua primeira tour pela Europa, fez show muito comentado no festival de Roskilde, na Dinamarca, em julho de 2013. Seu mais recente álbum, Se Apaixone Pela Loucura do seu Amor (2013), investe em melodias e letras passionais, com destaque para Problema Seu, eleita melhor canção do ano pela revista Rolling Stone, e Ela É Tarja Preta, em parceria com Arnaldo Antunes.

Circuito OFF:
Inspirado no Montreux Jazz Festival, o Circuito OFF ocupa lugar de destaque na cena musical curitibana, pois estabelece uma rica parceria com a Oficina de Música de Curitiba, tradicional evento da cidade que reúne músicos do Brasil e do mundo. Além disso, proporciona shows e encontros musicais raros que interessam a músicos e ao público em geral.
 

Programação:
Shows: 19h
- 22 de janeiro de 2015 (quinta-feira): Alegre Corrêa e Guinha Ramires
- 23 de janeiro de 2015 (sexta-feira): Filó Machado e Felipe Machado
- 24 de janeiro de 2015 (sábado): Tiganá Santana
- 25 de janeiro de 2015 (domingo): Felipe Cordeiro e Manoel Cordeiro

* Haverá bate-papo com o público ao fim da última apresentação de cada grupo.

Serviço:
Música: Circuito OFF de Música
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 22 a 25 de janeiro de 2015 (quinta-feira a domingo)
Hora: de quinta-feira a domingo às 19h 
Ingressos: vendas a partir de 17 de janeiro (sábado), às 12h. R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntista CAIXA). Entrada franca para alunos participantes da Oficina de Música, mediante apresentação de crachá
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)



quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Correspondência de Carlos Drummond de Andrade & Alceu Amoroso Lima

Drummond & Alceu

Correspondência de Carlos Drummond de Andrade 

& Alceu Amoroso Lima

organizada por Leandro Garcia Rodrigues

278 páginas

 

Um bom ano começa com bons livros .


Chegou às livrarias e está disponível também no site da Editora UFMG a obra Drummond & Alceu – Correspondência de Carlos Drummond de Andrade & Alceu Amoroso Lima, organizada por Leandro Garcia Rodrigues, professor da PUC-Rio e do Cefet-RJ.

Mantida por cinco décadas, a correspondência entre o poeta mineiro e o pensador católico que usava o pseudônimo Tristão de Athayde revela uma amizade curiosa, construída a despeito das divergências existentes entre os interlocutores. As cartas contêm diálogos instigantes acerca de questões estéticas, políticas e religiosas que, embora se inscrevam em experiências de vidas privadas, são decisivas para a compreensão da modernidade literária e cultural brasileira.

Carta de Alceu Amoroso Lima a Carlos Drummond de Andrade, em 1 de fevereiro de 1929.
 

O autor explica que as 132 cartas de Alceu e Drummond reunidas na obra foram trocadas entre os anos de 1929 e 1982, solidificando uma amizade de décadas. “Os principais temas tratados são crises de fé, crises existenciais, dúvidas em relação à vida, lançamento de livros, a produção intelectual de cada um e a forte amizade que os unia. São cartas importantes, pois trazem um novo olhar sobre o modernismo brasileiro, especialmente sobre a biografia de cada um dos correspondentes, já que ambos ‘se revelaram’ aos extremos ao longo dessas cartas”, completa.


O AUTOR
Leandro Garcia é crítico literário e autor de cinco livros sobre a obra de Alceu Amoroso Lima, da qual é especialista. Além disso, tem pós-doutorado em estudos literários pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e é professor titular de literatura brasileira na Universidade Católica de Petrópolis.

Criou o Blog - http://cartaseliteratura.blogspot.com.br/

Onde, segundo ele foi criado para ser " inteiramente dedicado a debates e estudos sobre Epistolografia, isto é, a ciência literária que pesquisa cartas e correspondência nas suas mais diversas manifestações e performances. Nos últimos anos, temos percebido uma enorme quantidade de publicações e pesquisas envolvendo a Epistolografia, quase nos forçando a pensar numa nova área dentro dos Estudos Literários: a Crítica Epistolográfica. Nomes ou categorias à parte, a verdade é que os estudos sobre correspondências vêm ganhando forte e decisivo fôlego no mundo acadêmico brasileiro, despertando grande interesse de pesquisadores e curiosos em geral. Já é uma verdade há muito defendida que, na correspondência pessoal, remetente e destinatário se constroem mutuamente.  Há uma verdadeira e intrigante “mise en scène” na qual cada um elabora o que deve e pode ser mostrado ao outro do discurso epistolar, existe todo um código que ajuda na construção deste tipo de comunicação, cujos elementos vão sendo criados e estabelecidos ao sabor do tempo, da tensão das opiniões trocadas, da amizade que se estabelece de forma sincera, dos anseios e angústias trocados nas diversas cartas idas e vindas, enfim, na construção de saberes neste sintomático laboratório de ideologias e estilos que é a epistolografia.  Este é o objetivo principal objetivo deste blog: trocar ideias e informações sobre o mundo das cartas, dos remetentes e dos destinatários. "
LANÇAMENTO DA
 


Bixiga 70 representa Brasil no Festival GlobalFEST em Nova York

Entre 10 e 17 de janeiro a banda instrumental Bixiga 70 faz uma série de shows em Nova York (EUA). Sensação da nova safra da música instrumental brasileira, a banda foi uma das atrações do GlobalFEST, festival de world music que integra a programação da APAP (feira americana de negócios musicais).

A apresentação aconteceu no último sábado, dia 11 de janeiro, no Webster Hall. Além do show no GlobalFEST, os músicos tocam no Joe's Pub, Nublu e NYCT Tropical Warm Up.

Sonata Arctica envia recado divertido aos fãs brasileiros

Atolado na neve, Henrik Klingenberg, tecladista da banda finlandesa Sonata Arctica, enviou mensagem um tanto descontraída aos fãs brasileiros para prestigiarem todas as apresentações da nova tour que farão pelo país, no final de fevereiro. Serão 10 shows passando por cidades do Norte, Nordeste, Sudeste e Sul! Ingressos à venda!




Banda finlandesa é dona de diversos discos de ouro – foto divulgação

Depois de grande sucesso pelos quatro cantos do Mundo, a banda finlandesa Sonata Arctica está prestes a desembarcar no Brasil pelo terceiro ano consecutivo, desta vez, para uma longa turnê confirmada para o final de fevereiro.

Reconhecendo a expectativa dos fãs brasileiros por esta nova passagem pelo país, o tecladista Henrik Klingenberg resolveu gravar, de livre e espontânea vontade, uma descontraída mensagem convidando o público a prestigiar as exibições que passarão por cidades das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.

Literalmente atolado na neve, o artista aproveitou para demonstrar que já está com saudade do calor do nosso país. Confira o video em https://www.youtube.com/watch?v=V3R4Qm3JaAA.

O mais curioso é que após o envio do recado, a Dynamo Produções confirmou a 10ª cidade que vai receber a turnê promocional do álbum “Pariah’s Child”: Recife, dia 22 de fevereiro.

Até o momento, as datas são as seguintes:
21/02 – Complexo Armazém – Fortaleza (CE)
22/02 – Clube Internacional do Recife – Recife (PE)
24/02 – Tatau Show Club – Manaus (AM)
26/02 – Mirage Eventos – Limeira (SP)
27/02 – Centro de Eventos Pedro Bortolosso – Osasco (SP)
28/02 – Aquarius Rock Bar – São Paulo (SP)
01/03 – Music Hall – Belo Horizonte (MG)
03/03 – Circo Voador – Rio de Janeiro (RJ)
05/03 – Music Hall – Curitiba (PR)
06/03 – Opinião – Porto Alegre (RS)
08/03 – El Teatro – Buenos Aires, Argentina
11/03 – Centro de Eventos Chimkowe – Santiago, Chile
13/03 – Estádio Rock and Soccer – Antofagasta, Chile
15/03 – TBA – La Paz, Bolívia
16/03 – TBC – Lima – Peru
17/03 – Teatro Metropol – Bogotá, Colômbia
21/03 – Café Iguana – Monterrey, México
22/03 – TBA – Cidade de México, México

Os ingressos para os shows em Osasco, São Paulo e demais cidades, já estão à venda antecipada pelo site da Ticket Brasil (https://ticketbrasil.com.br/busca/?=Sonata%20Arctica). Mais informações no serviço abaixo e em http://dynamoprod.com.br/hotsite/sonata-arctica-2015/index.php.

Com 15 anos de carreira e milhões de álbuns vendidos em toda Europa, Tony Kakko (vocal), Elias Viljanen (guitarrista), Pasi Kauppinen (baixo), Henrik Klingenberg (teclado) e Tommy Portimo (bateria) tornaram-se um dos mais influentes nomes da proeminente cena escandinava.

Após lançar 12 álbuns, o grupo segue em bem-sucedidas excursões pelo Mundo e ainda conquistando novos fãs com suas belas performances. Com um set list bem elaborado e a execução de diversos clássicos, a nova excursão tem atraído grande público.

Formado em 1995, na litorânea porém fria cidade de Kemi, o Sonata Arctica lançou o debut álbum “Ecliptica” quatro anos após. Foi apenas preciso este trabalho para inseri-los no mercado. Com o decorrer do tempo e dividindo o palco com nomes consagrados como Iron Maiden, Gamma Ray, Stratovarius, entre outros, não demorou muito para serem reconhecidos como uma potencia da música pesada.

O exemplo do sucesso está bem exemplificado no último disco “Stones Grow Her Name”, que recebeu disco de ouro logo na semana de lançamento. Esta foi a 9ª vez que eles conquistaram um disco de ouro. Nos EUA, o CD entrou direto na 9ª posição na Billboard Heatseekers Chart.

Links relacionados:
http://www.sonataarctica.info
http://www.dynamoprod.com.br
http://www.theultimatemusic.com

Serviço Osasco
Amplitude Produtora & Studio e Dynamo Produções apresenta Sonata Arctica
Data: 27 de fevereiro de 2015
Local: Centro de Eventos Pedro Bortolosso
End: Av. Visconde de Nova Granada, 513 - Jardim Alvorada (bem próximo à estação de Trem Comandante Sampaio, da Av. dos Autonomistas e da Marginal Tietê.
Hora: 19h30 – open doors
Banda convidada: Troll
Ingresso (1º lote): R$: 60,00 (pista meia/promo Metal do Bem) | R$: 120,00 (pista inteira)
Ingresso Online: https://ticketbrasil.com.br/show/2620-sonataarctica-osasco-sp/

Pontos de Venda:
OSASCO
B2 Surf: Wear Av. dos Autonomistas, 5059 - Km 18 | (11) 3695-2884
Microcamp: Av. Dos Autonomistas, 2725 | (11) 3699-0111
CARAPICUÍBA: A Lenda Tattoo - Travessa David Salomão, 14 - Calçadão | (11) 4183-1071
BARUERI: Point Hippie - Rua Campos Sales, 173 - Centro Barueri | (11) 4198-8054
ITAPEVI: Casa Marley - Ladeira Hugo Michellotti, 18 - Centro | (11) 4773-3129
SÃO PAULO: Die Hard – Galeria do Rock Loja 313 – Av. São João, 439 2º Andar – República

Serviço São Paulo
Dynamo Produções orgulhosamente reapresenta Sonata Arctica
Data: 28 de fevereiro de 2015
Local: Aquarius Rock Bar
End: Rua Iososuke Okaue, 40 (próximo ao Metrô Itaquera)
Hora: 20h (open doors) | 22h (showtime Sonata Arctica)
Bandas convidadas: Seventh Seal (0h15) | Sattva Rock (01h15) e Perception (02h15)
Ingresso (1º lote): ESGOTADO
Ingresso (2º lote): R$: 70,00 (pista meia/promo Metal do Bem) | R$: 140,00 (pista inteira)
Ingresso online: https://ticketbrasil.com.br/show/2619-sonataarctica-sp/

Pontos de venda:
São Paulo
Bilheteria Aquarius Rock Bar
Galeria do Rock: lojas Consulado do Rock, Die Hard, SP Rock e Black Tea
CadaQual (Consolação), Shopping Oriente 500 (Brás), Twister Games (Itaquera) e School Of Rock (Moema)
Santo André: Metal Music
São Bernardo do Campo: Age of Dreams
São Caetano do Sul: School Of Rock
Diadema: Twister Games

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Cidade Matarazzo recebe festival de rock em comemoração ao aniversário de São Paulo



Ira!, Urbana Legion (tributo à Legião Urbana) e outros nomes integram a programação
 
A Cidade Matarazzo abre suas portas para receber o evento Rock na Cidade, em celebração ao aniversário da cidade de São Paulo, que completa 461 anos no dia 25 de janeiro. O festival, com entrada gratuita, conta com shows de 40 bandas, além da “Alameda Gastronomica” de food trucks, feira de adoção de animais e “Palco Selfie”, onde toca quem quiser se aventurar.




Depois da exposição “Made By... Feito Por Brasileiros”, que levou 120 mil visitantes à Cidade Matarazzo no ano passado, o espaço onde funcionou o Hospital Matarazzo promove mais uma iniciativa de democratização cultural, dessa vez com foco musical. Além de oferecer shows gratuitos como um presente à cidade e à população, Rock na Cidade abre espaço para bandas novas mostrarem seu trabalho.


“Mais uma vez a Cidade Matarazzo se torna um caldeirão fervilhando de energia, alavancando a atração mágica da herança de seu espaço para reunir talentos brasileiros, consagrados e em ascensão. E não há nada como o rock que melhor simbolize a rebelião criativa”, diz Alexandre Allard, presidente do Grupo Allard.

Com produção da 89 FM – A Rádio Rock e apoio da Prefeitura de São Paulo, o festival conta com 40 shows distribuídos em cinco palcos espalhados pelos 28 mil metros quadrados da Cidade Matarazzo, nos quais tocam Ira! e Urbana Legion (integrantes do Charlie Brown Jr e Tihuana, com uma participação especial surpresa), além das bandas Matilha, Toyshop, Preto Massa, Amores Brutus, The Moondogs, Persia, Yohomama, Carapuça, Maré de Rua, Mr. Kaos, Marvins, Beatrix, Dany Romano, Dona Laide, Os Ribeiras, Sons de Saturno, NDK, Garage Dezoito, Frater5, W-Rox, Murrugas, Agosto, Nacho y los Pussygatos, Efelix e outras a serem anunciadas. As bandas novas foram selecionadas entre mais de 1600 inscrições feitas por meio do programa Temos Vagas, da Rádio 89, que abre espaço para artistas em início de carreira.

Haverá ainda o “Beco Sonoro, onde DJ’s tocarão clássicos do rock, sucessos atuais e música para dançar. Entre os escalados estão Ramilson Maia, DJ Foka e DJ’s da 89: Luka, Thiago DJ e Cadu Previero, também responsáveis pela apresentação das bandas, promoções e distribuição de brindes.

Venha de bike! Estacionamento para bicicletas na Alameda Rio Claro.

Serviço:
Rock na Cidade
25 de janeiro de 2015, das 10h às 20h
Alameda Rio Claro, 190, Bela Vista – São Paulo
Próximo à estação Trianon – Masp do metrô
Idealizador: Alexandre Allard
Realização: Cidade Matarazzo
Produção: 89 FM
Entrada: gratuita (sujeita a lotação)

COLEÇÃO OLHO VIVO SERÁ LANÇADA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

 

 
Box reúne 20 documentários produzidos pelo Projeto Olho Vivo em oficinas realizadas com crianças e adolescentes ao longo de dez anos


A CAIXA Cultural Curitiba lança, no dia 20 de janeiro, a Coleção Olho Vivo, uma caixa de DVDs que reúne uma mostra do resultado de quase dez anos de trabalho do Projeto Olho Vivo, entre 2003 e 2012. Durante o lançamento, às 19 horas, será exibido vídeo de uma hora de duração com os melhores momentos de cada documentário. Em seguida, haverá bate-papo com o coordenador das oficinas de documentário, Luciano Coelho, que coordenou o projeto até seu encerramento, em 2012, ao lado de Marcelo Munhoz.

A Coleção Olho Vivo traz mais de 20 documentários reunidos em oito DVDs. São filmes realizados coletivamente em oficinas de vídeo, no Núcleo de Pesquisa e Produção e em projetos como as oficinas de cinema voltadas a crianças e jovens de comunidades que participaram do projeto Minha Vila Filmo Eu e do Hospital Pequeno Príncipe.

Alguns vídeos foram dirigidos por Luciano Coelho com a participação de ex-alunos das oficinas, que acabaram se tornando companheiros de trabalho. “Centenas de pessoas passaram por estas oficinas, das mais variadas idades, classes sociais, experiências profissionais e de vida. Todas foram convidadas a usar a linguagem e as ferramentas do vídeo para abrir janelas para o real”, conta o diretor. Esta foi, aliás, a proposta do Projeto Olho Vivo: ser uma janela para a alma da cidade, procurando, por meio da diversidade dos olhares, enxergar o que normalmente não se vê.

Diversos temas relacionados à Curitiba e que costumam ser ignorados pelo discurso oficial foram abordados, como problemas sociais, a arte, catadores de papel, religião e diversidade. “Os filmes formam um painel identitário e humano da nossa cidade e sua gente. Em alguns casos, isso acontece pela via da temática local, privilegiando os lugares da cidade. Em outros, pelo recorte com temas universais como a religião, o carnaval, os problemas sociais e a sexualidade”, conta Luciano Coelho.

O box traz ainda um livreto assinado pela cientista social e doutora em história, Luciana Patrícia de Morais, com textos sobre os documentários e sugestões de uso pedagógico. A Coleção visa aumentar o uso dos vídeos em salas de aula pela distribuição do material em escolas públicas e universidades do município e do estado. Em breve, todos os filmes também estarão disponíveis no canal do Vimeo "Coleção Olho Vivo" (http://vimeo.com/channels/805529).


Serviço:
Lançamento: Coleção Olho Vivo
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 20 de janeiro de 2015
Horário: terça-feira às 19h
Ingresso: Entrada franca (os ingressos serão distribuídos a partir de meia hora antes do evento)
Classificação etária: Livre para todos os públicos 
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Oficina Verde tem nova data e local


A palestra "Construções Sustentáveis" foi transferida para o dia 21 de janeiro, das 14h30 às 17h30, e ocorrerá no Auditório Londrina no Memorial de Curitiba. A atividade  voltada à conscientização ambiental faz parte da 33ª Oficina de Música de Curitiba e reunirá dois arquitetos que darão dicas de pequenas ações para deixar o ambiente doméstico mais sustentável e saudável. A palestra é aberta ao público em gera e a entrada é gratuita.
A utilização racional da água, as possibilidades de aproveitamento da água da chuva, a reciclagem de materiais, os meios ecológicos de garantir o equilíbrio térmico da residência, como evitar o uso de materiais tóxicos na construção e nos acabamentos e a radiação de aparelhos domésticos e eletrônicos, entre outros temas, serão abordados pelos arquitetos Adriane Cordoni Savi e Ormy Leocádio Hutner Júnior.
“A opção pela arquitetura bioclimática reduz os gastos com energia e garante o conforto térmico da residência sem a necessidade de uso de aparelhos de ar condicionado e ventiladores”, exemplifica Ormy Júnior. Segundo o arquiteto, mudanças de hábito e certos cuidados ajudam a reduzir a poluição eletromagnética dentro de casa. Esse tipo de poluição, que também pode gerar problemas de saúde, está presente em equipamentos como televisores, computadores, celulares, fornos de micro-ondas e lâmpadas.
“O intuito é mostrar que todos podem incorporar às suas vidas atitudes sustentáveis, podem disseminar esse conhecimento e entender um pouco mais do atual cenário, com noções básicas de sustentabilidade aplicada à construção civil. São dicas para deixar sua casa mais saudável e ajudar a preservar o meio ambiente”, explicam os arquitetos.
Além da palestra, a Oficina Verde promoverá um curso prático de Jardinagem Biodiversa, nos dias 23 e 24 de janeiro, na Praça de Bolso do Ciclista (R. São Francisco esquina com R. Presidente Farias – Centro), orientado por Ademar da Silva Brasileiro (Mago Brasileiro).
De acordo com a coordenadora da Oficina Verde, Márcia Squiba, essas iniciativas mostram que a música pode ser uma aliada da ecologia. Márcia adianta que muitos dos materiais utilizados durante o festival, como papéis e banners, também serão encaminhados para reciclagem, como forma de minimizar o impacto da Oficina de Música no meio ambiente.

Serviço:
33ª Oficina de Música de Curitiba – Oficina Verde

Palestra “Construções Sustentáveis”
Local: Auditório Londrina – Memorial de Curitiba – Largo da Ordem
Data: 21 de janeiro de 2015 (quarta-feira), das 14h30 às 17h30
Inscrições gratuitas no site da Oficina de Música (www.oficinademusica.org.br)

Curso prático “Jardinagem Biodiversa”
Local: Praça de Bolso do Ciclista – R. São Francisco, esquina com R. Presidente Farias – Centro
Datas: 23 e 24 de janeiro de 2015, das 16h às 18h
Inscrições gratuitas no site da Oficina de Música (www.oficinademusica.org.br)

Primeiro Cambalacho do ano tem o convidado THD no James



Nesta quinta-feira (15.01) acontece a primeira edição da badalada festa da fusão sonora, o “Baile do Macaco” conhecido como Cambalacho, no James. A noite, comandada pelos DJs Jeff Bass e Anaum recebe o DJ THD, residente da balada It’s a Trap!, famosa no circuito noturno curitibano.

THD, ou Thiago Yamada, é cocriador da Hazedub, festa que é referência no Brasil dentro da cena de Dub e da Bass Culture. Foi um dos responsáveis pela fomentação do gênero em Curitiba em meados dos anos 2000. Para ele, tocar no Cambalacho e para o público do James tem um gostinho especial. “O que mais gosto é a pista! A vibe da galera é sensacional. Para mim, a pista do Cambalacho é uma das melhores de Curitiba. E outra coisa que gosto da festa é que os amigos sempre estão juntos”, elogia.

Thiago também pe residente da festa It's a Trap!, ao lado de Anaum e Laudz (Tropikillaz/Love Cwbeats). THD iniciou sua carreira como DJ em 2006, época que suas discotecagens eram focadas no dub. Em 2007, período que produzia a festa 171KBPS Pirataria Dub, começou a se identificar com vários produtores de dub e, desde então, vem se aprofundando nas pesquisas dentre as diversas vertentes do Dubstep e da Bass Culture. Já tocou em festivais como Reunion of Dub, Soulvision e Tandava.

“No Cambalacho vou seguir a linha que faço na It’s a Trap, vou tocar um pouco de Post R&B, Trap e Future Beats!”, adianta THD. Para ouvir uma mixtape dele, clique aqui. “O legal de tocar no James é que o público têm a cabeça mais aberta, mais moderna. Já toquei em outra edição do Cambalacho, no meio do meu set, toquei alguns dubstep e a resposta do público foi animal!”, lembra o DJ.

Entre os residentes, Jeff Bass segue a linha ‘old school’, com uma tradicional batida tupiniquim vinda do rap. Ouça aqui. Já Anaum mistura mais coisas na hora e busca diferentes referências, como a música jamaicana e o dubstep, além do tradicional funk e hip-hop. Ouça aqui.

CAMBALACHO  - O Baile do Macaco promove a festa da fusão sonora. DJs residentes Anaum e Jeff Bass. Convidado DJ THD (It’s a Trap!). Fotos por Santi Liniers. Hostess Monique Maito. Intervenções por cocamoloko. Nesta quinta-feira (15.01), a partir das 22h, com entradas a R$ 25. Apoio: Tristano Peluqueria e LAIA.

* Todas as infos e releases sobre nossa programação estão disponíveis em nosso site www.barjames.com.br.
*PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO.

Av. Vicente Machado, 894. Curitiba/PR. (41) 3222-1426. Formas de pagamento: Todos os cartões de débito e crédito Amex, Diners, Master, Visa e Visa Vale-Refeição.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Papo Sério - Infância e Adolescência: Brasil se destaca na proibição de punições físicas

Infância e Adolescência: Brasil se destaca na proibição de punições físicas
Estudo da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) mostra que muitas crianças no mundo têm contato com a violência, geralmente no próprio lar: em média, 6 em cada 10 crianças ao redor do mundo – quase 1 bilhão – entre as idades de 2 a 14 anos estão sujeitas a punições físicas e corporais por seus cuidadores em frequência regular. A maioria das crianças está exposta a uma combinação de punições físicas e agressões psicológicas. As formas mais severas de punição corporal (bater na cabeça, orelhas ou rosto da criança ou bater forte e repetidamente) são menos comuns, mas, mesmo assim, aproximadamente 17% das crianças, em 58 países, lidam com essas práticas. Segundo o estudo, em 23 países específicos, punições severas são generalizadas, atingindo uma em cada cinco crianças.
No entanto, apenas três em cada dez adultos em todo o mundo acreditam que punições físicas são necessárias para criar ou educar uma criança: o estudo mostra que em todos os países pesquisados (exceto a Suazilândia), a porcentagem de adultos que crêem que castigos físicos são necessários é consistentemente menor que a porcentagem de crianças de dois a 14 anos que sofrem violência disciplinaria. O percentual de adultos que concorda com esse tipo de punição, de acordo com a pesquisa, também é maior quanto menor a educação formal ou a renda destes.
Nesse sentido, segundo o estudo, o Brasil se destaca como um dos poucos países do mundo que proíbe totalmente punições físicas no lar, na escola e em outros espaços (creches, instituições penais, etc.). Em todo o mundo, somente 39 países proíbem totalmente punições corporais em casa, sendo, na América Latina, os países: Honduras, Brasil, Venezuela, Uruguai e Bolívia.
Hidden in plain sight: A statistical analysis of violence against children
leia mais
 
Análise: Ana Luíza Matos de Oliveira, economista
As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade do seu autor,
não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
 
www.fpabramo.org.br

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

The Guardian reverencia novo álbum do Anathema! Ingleses chegam ao Brasil em fevereiro!

Os ingleses do Anathema, um dos principais nomes do doom/pop metal mundial, teve o álbum “Distant Satellites” exaltado pelo renomado jornal The Guardian. O mais recente disco do grupo foi extremamente elogiado pela publicação. Banda se apresenta, no dia 8 de fevereiro, na Clash Club, em São Paulo. Ingressos à venda.




“Distant Satellites” vem sendo considerado um dos melhores discos de 2014 – foto: divulgação

Nem só de Beatles vive Liverpool! Pode até soar forçado, mas, na última década, a banda inglesa Anathema tem ultrapassado a fronteira do metal e conquistado a intransigente a mídia mainstream europeia, principalmente a imprensa da terra da Rainha Elizabeth.

O grupo, que está prestes a desembarcar no Brasil, recentemente teve o já aclamado álbum “Distant Satellites” elogiado pelo renomado jornal The Guardian. “(...) Esta extraordinária, consistente e poderosa acalentadora banda de Liverpool está caindo cada vez mais nos braços da mídia mainstream (...) “Distant Satellites” é outra obra de arte composta por emocionais, requintadas e magnificas composições (...)”, descreve o review publicado pelo periódico. Confira a resenha na integra em http://www.theguardian.com/music/2014/jun/05/anathema-distant-satellites-review.

Na verdade, “Distant Satellites” glorifica a digníssima a discografia de Vincent Cavanagh (vocal/guitarra/teclado), Danny Cavanagh (guitarra/teclado/vocal), Lee Douglas (vocal), Jamie Cavanagh (baixo), Daniel Cardoso (bateria) e John Douglas (percussão acústica/eletrônica) principalmente ao figurar na lista dos melhores lançamentos de 2014 de diversas publicações como Metal Hammer (9º), Classic Rock magazine (14º), Prog Magazine (2º), Thrash Hits, entre outros. No Brasil, colaboradores da revista Roadie Crew, Whiplash!, Underground Newz, Arte Metal também listaram este disco como um dos melhores lançamentos de 2014.

Celebrando 25 anos de carreira, o Anathema retorna ao Brasil pela segunda vez consecutiva, para única apresentação, no dia 8 de fevereiro, na Clash Club, em São Paulo. Os fãs interessados em assistir a esta bela performance devem se antecipar para não ficar de fora. Ainda há ingressos de 2º lote à venda. Mais informações no serviço abaixo.

A próxima passagem do grupo pela América Latina consiste nas seguintes datas:
02/02 – La Sala – Cidade do México, México
06/02 – Teatro Caupolicán – Santiago, Chile
07/02 – Teatro Vorterix – Buenos Aires, Argentina
08/02 – Clash Club – São Paulo, Brasil

Confira, na integra, como foi a bem-sucedida apresentação no ano passado durante a turnê promocional dos aclamados álbuns “Weather Systems” e “Universal” em https://www.youtube.com/watch?v=7-g9GJ_CSGU.

Links relacionados:
https://www.facebook.com/sob.controle
https://www.facebook.com/anathemamusic
https://www.facebook.com/UltimateMusicPR

Serviço São Paulo
Agência Sob Controle orgulhosamente reapresenta Anathema no Brasil
Data: 08 de Fevereiro de 2015
Local: Clash Club
End: Rua Barra funda, 969 – próximo ao terminal de Metrô/Ônibus Barra Funda
Hora: 20h (abertura das portas)
Ingressos:
Pista Estudante/Promocional: R$ 80,00 (1º lote – ESGOTADO) | R$ 100,00 (2ºlote)
Ingressos Camarote: R$150,00 (somente 50 ingressos)
Ingresso online: https://ticketbrasil.com.br/show/2648-anathema-sp
Ingresso online: www.clubedoingresso.com
Pontos de Venda:
Galeria do Rock: Loja Hellion 11 3223-8855 | Lady Snake 11 3361 7705
Santo André: Metal CDs – 11 4994-7565 | R. Dr. Elisa Flaquer, 184