sexta-feira, 25 de setembro de 2015

ESCURO de Ana Luísa Amaral

ESCUROde Ana Luísa Amaral



15,5x22,5cm | 80 páginas 


Que terra é essa que se devenda no claro/escuro da poesia de Ana Maria Amaral. Densa na lírica, faca de rima fatiando o escuro perto/distante (E.C.)

As reinvenções de Ana Luísa inserem-se criticamente na atualidade de maneira profunda, incitando reflexões sobre a questão do gênero, a tradição lírica e o sentido político da poesia enquanto móbil da imaginação.
Mariana Ianelli

"Escuro é um poema em que Ana Luísa Amaral revisita a poesia a partir dos poetas que poeticamente escreveram a história de si próprios, como San Juan de La Cruz, ou a história da história, como William Blake, ou a história da poesia-feita-história, como Fernando Pessoa. A lucidez de Escuro canta a história nossa, que sempre na escola nos deixaram por contar" nos explica Maria Irene Ramalho

"Tudo começa a partir da memória pessoal, de um acaso e uma iluminação. À noite, ao deitar-se, outra noite se sobrepõe à do presente, e com ela, como num desfile de beleza e de terror, surgem, do passado, a alegria dos momentos da infância, como também a própria história, com raízes profundas na vida e na imaginação europeia – e por que não dizer, em nossa própria vida, já que, brasileiros, somos frutos deste mesmo sonho, para o bem e para o mal.
São camadas de tempo que a sonda sensível da poeta Ana Luísa Amaral, uma das mais importantes da poesia portuguesa contemporânea, parece arrancar do fundo do escuro e expor à luz do presente, logo no primeiro poema deste livro. Estas camadas, por assim dizer, coabitam neste mesmo momento de crise do capitalismo, em que lemos jornais e deparamos, atônitos, com “a violência de ser em cima desta terra”. Ou, como diz a poeta, tudo passa por um mesmo corredor. Ao lembrar a infância, “a cama e as cascatas frescas dos lençóis/ macios como estrangeiros chegando a país novo”, memória pessoal e história se encontram, entroncadas.
Seria impossível ler Escuro sem topar com Mensagem, de Fernando Pessoa, que já ecoava, em outro plano, Os Lusíadas, de Camões. Mas aqui a mitologia petrificada portuguesa parece ser questionada a partir do presente, quando o mito já se sabe mito e o que ocultava. “Comecei a formar-me/ a partir do mito”, escreve a poeta em “Nevoeiro” (que dialoga com outro nevoeiro, o de Pessoa).
Essa consciência ilumina as três partes de Escuro: “Claro-escuro”, com dois poemas, um de recorte lírico e outro com uma voz narrativa mais ampla, em que as raízes do processo do colonialismo europeu são postas do avesso, com saques e destruições “em nome de um equilíbrio novo”. Na parte central, chamada “Por que outra noite trocaram o meu escuro”, a poeta dá voz ao passado, seja a partir da “cobiça dos poderosos”, seja a da “sede dos mais pequenos por moedas”, além de pôr em cena as torturadas vozes femininas – daquela mulher, rainha ou não, que “estava ali, de lado”. Na última parte, “Em outra fala”, o futuro ecoa neste corredor do tempo, na busca de um “outro mundo de harmonia e sons”. E todas as vozes se reúnem, por fim, no lirismo de “O drama em gente: a outra fala”: “O lume que as sustenta,/ a estas vozes,/ é mais de dentro, e eu não sei o que dizer”.
A Europa que emerge destes poemas não é mais a contemplativa e melancólica de Pessoa, mas aquela que “não tem olhos, nem mãos, nem fita nada”. Uma Europa “sem esfinge que deslumbre”."
Escreve Heitor Ferraz Mello

lançamento



FITOGEOGRAFIA DO BRASIL: UMA ATUALIZAÇÃO DE BASES E CONCEITOS



Esta obra de Orlando Graeff, fartamente ilustrada com fotos, desenhos e gráficos, apresenta uma síntese do conhecimento interdisciplinar sobre as paisagens botânicas brasileiras.

Lançamento com palestra do autor no próximo dia 25/09, às 19h.

Livraria da Travessa - Shopping Leblon



Um dos objetivos desta obra é caracterizar o dinamismo e as inter-relações dos processos naturais no campo da fitologia aliada à geologia, à geografia e à biologia.

O autor Orlando Graeff vem empreendendo, desde os anos 1970, viagens e expedições pelo Brasil e países limítrofes, acumulando acervo de conhecimentos sobre seus ecossistemas, desde florestas e campos às savanas e caaatingas.

Neste livro que consagra sua trajetória profissional, procura resgatar o conhecimento sobre as paisagens botânicas primordiais, sintetizando-o, atualizando-o e formando um novo banco de dados para a interpretação da natureza brasileira. Podemos dizer que o presente livro é um guia para aqueles que, vindos de qualquer área de conhecimento, desejem entender melhor as nossas paisagens naturais.

Roberta Campos lança versão para “Casinha Branca”



Na próxima semana, no dia 02 de outubro, os fãs de Roberta Campos já poderão ouvir seu novo álbum nas plataformas digitais, “Todo Caminho É Sorte” (Deck). Aumentando a expectativa, a cantora e compositora mineira disponibiliza o vídeo de estúdio da única versão do CD, “Casinha Branca” (https://www.youtube.com/watch?v=HjUUvfSgO6c), de Gilson e Joran. O clipe foi filmado no estúdio 12 Dólares em São Paulo, durante as gravações do disco, e dirigido por Otávio Sousa.

A escolha dessa música veio de uma relação antiga de Roberta com a canção. “Aos 4 ou 5 anos de idade, me lembro de um dia ver o meu tio tocar violão e cantar. Sinto como hoje, a sensação boa que me invadiu. Ele cantava ‘Casinha Branca’. Foi ali que despertei para a música, me apaixonei pelo violão e desde esse momento, nunca quis outra coisa que não fosse viver da música e para ela! Por muito tempo foi minha canção preferida. Hoje completo a minha felicidade e gratidão por todos os momentos em que a vida nos responde com pequenos gestos, gravando a canção no meu álbum" – conta Roberta.

Com produção de Rafael Ramos, o álbum traz, além dessa versão, mais 11 faixas de autoria de Roberta Campos. O disco chega às lojas na primeira quinzena de outubro.

Mais informações: www.deckdisc.com.br




DANÇA, MÚSICA E POESIA FLAMENCA GANHAM ESPETÁCULO EM CURITIBA



Palavra Flamenca revela encontro entre amigos e pesquisadores da cultura espanhola em segunda temporada no Mini Guaíra

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, em duas temporadas em setembro, o espetáculo Palavra Flamenca. O projeto conta com artistas e pesquisadores da cultura espanhola que montaram a apresentação em homenagem ao espanhol Federico Garcia Lorca (1898 – 1936). O público poderá conferir o resultado no Mini Guaíra, de 24 de setembro a 04 de outubro.

O espetáculo se serve da arte flamenca num diálogo contemporâneo com as obras Poemas Del Cante Jondo El Romancero Gitano, de Garcia Lorca, um dos maiores expoentes desta arte. A montagem conta com uma visão do poeta sobre a dança e a cultura tradicional espanhola, misturando-se em verso, guitarra e baile flamenco.

Palavra Flamenca intercala uma seleção romântica de poemas do espanhol, como La Guitarra, El Silencio, Encuentro, La Casada Infiel, entre outros, com dança e melodia, soleá, seguiriyas, num tributo ao autor surrealista.

Alê Palma, músico e pesquisador em guitarra flamenca, Tati Barcellos mestre, coreógrafa e bailarina, os também bailarinos de flamenco, atuantes no cenário curitibano Joe Caetano e Ale Dias Zabot e o ator e diretor teatral Sandro Tueros, se encontram neste espetáculo, para levar ao público a força,  beleza, vibração e expressividade desta propo. Em 2010, a arte flamenca foi reconhecida pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

O projeto Palavra Flamenca foi realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.


Serviço:
Música e dança: Palavra Flamenca
Local: Mini Guaíra – Rua Amintas de Barros, s/n – Centro – Curitiba (PR
Data: 24 a 27 de setembro e 01 a 04 de outubro
Hora: quinta a sábado, às 19h e 21h (com exceção do dia 24, apenas às 21h; e 01/10, apenas às 19h), domingo às 17h e 19h (com exceção do dia 27/10, apenas às 17h)
Informações: (41) 3304-7900
Classificação etária: não recomendado para menores de 10 anos
Lotação máxima: 107 lugares

O documento Por um Brasil justo e democrático será lançado em São Paulo na próxima segunda (28), às 15h








série História e culturas urbanas | Casa de Rui Barbosa 29.09


Audiências públicas debatem nova Lei de Incentivo



No próximo sábado (26), a partir das 9h, acontece audiência pública para discussão e recebimento de sugestões sobre a Nova Lei de Incentivo à Cultura. O encontro será no Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba. A minuta da lei se encontra na segunda fase de consulta pública online. Além da minuta original, nesta fase a população pode conhecer e opinar sobre as mudanças já sugeridas para o texto durante a primeira fase. Este processo ficará disponível para participação até o dia 12 de outubro.

Também ja está agendada outra audiência pública: no dia 29, o encontro é destinado aos fóruns setoriais. A reunião também acontece no Teatro Londrina, a partir das 19h. E no dia 17 de outubro, o Conselho Municipal de Cultura se reúne para aprovar o texto final que será encaminhado para a Câmara Municipal.

Recorde de participação

Na primeira fase, que se encerrou no último dia 10, houve recorde de participações, com 318 sugestões de alterações da população. Foi a maior participação desde que a Fundação Cultural de Curitiba instituiu as consultas públicas em seus editais e propostas de leis, em 2013.

A minuta da nova Lei de Incentivo e as sugestões de alterações propostas na segunda fase de consulta pública foram elaboradas por uma comissão do Conselho Municipal de Cultura. A proposta teve como base dados que vêm sendo coletados, debatidos e estudados desde 2013. Informações coletadas em audiências públicas, reuniões com fóruns e entidades artísticas, consultas públicas de editais e conferências municipais foram compiladas e consideradas na redação da nova lei.

A abertura da segunda fase foi definida durante reunião extraordinária do Conselho Municipal de Cultura, realizada no dia 15 de setembro, no Palecete dos Estudantes (UPE). Na mesma reunião, os membros presentes decidiram por incluir na consulta as sugestões colhidas na primeira fase de consulta popular, que posteriormente poderão fazer parte do texto final.

Estão à disposição no Portal da FCC a minuta original, as devolutivas da 1.ª fase e as sugestões de alteração recebidas para que possam ser apreciadas. Elas podem ser acessadas aqui: www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/leideincentivo/consulta_fase2.

Para enviar sua contribuição à minuta, o participante pode preencher um formulário online, mas as sugestões também podem ser enviadas através de mensagens "Inbox" no Facebook da FCC (www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba), protocoladas diretamente na sede da instituição (Rua Engenheiros Rebouças, 1732) ou enviadas pelo e-mail paicconsulta@fcc.curitiba.pr.gov.br.

Serviço
Período da Consulta Pública n.º 002/15:
De 18 de setembro de 2015 até às 18h do dia 12 de outubro de 2015.

Audiência pública: 26/09 – Memorial de Curitiba – Teatro Londrina a partir das 9h
Audiência com Fóruns setoriais: 29/09 – Memorial de Curitiba – Teatro Londrina a partir das 19h
Reunião extraordinária do Conselho Municipal de Cultura: 17/10

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

DOCUMENTÁRIO “AQUI DESTE LUGAR” TEM PRE-ESTREIA GRATUITA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


Em sessão única no dia 29 de setembro, produção dos premiados diretores Sérgio Machado e Fernando Coimbra conta história de famílias que saíram da pobreza 

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 29 de setembro, terça-feira, a pré-estreia do filme Aqui deste lugar. O documentário dos diretores Sérgio Machado (Cidade Baixa) e Fernando Coimbra (O lobo atrás da porta) conta a história de três famílias de diferentes regiões do país que tiveram suas vidas modificadas ao longo dos últimos dez anos. A produção chegará aos cinemas brasileiros no mês de outubro.

O filme acompanha esses três núcleos familiares desde o momento de suas inscrições no programa Bolsa Família até os dias de hoje. Nos últimos dez anos, milhões de brasileiros cruzaram a linha da pobreza extrema. O documentário mostra como as diferentes gerações assimilaram essa mudança e como está, por exemplo, a nova família que nasceu sem eletricidade e hoje passa o dia em uma lan house.

Em Rio Grande, cidade do Rio Grande do Sul, os diretores seguem a rotina dos Barcelos. Já em Tauá, no Ceará, são os Coresma que ganham a atenção das lentes. Os Souza Leal, moradores da cidade de São Paulo, mostram à equipe uma boa parte do seu dia-a-dia. Tudo foi feito de forma crua, com a mínima intervenção dos cineastas. “Apenas chegávamos para filmar de manhã. Em algum momento, as pessoas esquecem das câmeras”, explica Sérgio.

Foram dois anos de viagens pelo Brasil e quase mil entrevistados, resultando em um material de 85 minutos que visita as casas das famílias, mostra a rotina, pega conversas de cozinha, a interação entre os filhos, a intimidade desses ambientes. O projeto expõe as diferenças entre as regiões do país e propõe uma reflexão sobre o programa social.

O documentário Aqui deste lugar conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Os diretores
Sérgio Machado iniciou sua carreira no cinema como assistente de direção de Walter Salles nos filmes Central do BrasilO Primeiro Dia e Abril Despedaçado, sendo que nesse último dividiu também a autoria do roteiro. Em 2001, estreou na direção com o documentário Onde a Terra Acaba, sendo eleito melhor documentário no Festival do Rio, São Paulo, Havana, Biarritz, entre outros. Em 2005, estreou na direção de longa-metragem de ficção com Cidade Baixa, recebendo inúmeros prêmios, entre eles o de Melhor Filme no Festival do Rio e o Prêmio da Juventude no Festival de Cannes. Em 2008, com Karim Aïnouz, realizou o roteiro e a direção da série de TV Alice. Em 2010, lançou seu terceiro longa-metragem, Quincas Berro D’água, baseado na obra de Jorge Amado. Atualmente, finaliza o longa-metragem de ficção Acorda Brasil, protagonizado pelo ator Lázaro Ramos, que será lançado em 2015.

Diretor e roteirista, Fernando Coimbra trabalhou por nove anos no Teatro Oficina como ator, dramaturgo e diretor de vídeo. Paralelamente, escreveu e dirigiu curtas-metragens com os quais participou e foi premiado em importantes festivais de cinema como Brasília, Clermont-Ferrand, Guadalajara, Bilbao e Festival do Rio. Lançou no primeiro semestre de 2014 o premiadíssimo O Lobo Atrás da Porta. O filme trilhou uma ótima trajetória em festivais de cinema, tendo sido contemplado com o Prêmio Horizontes Latinos no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, como Melhor Longa de Ficção no Festival do Rio e como Melhor Filme no Festival de Cinema de Miami.

Serviço
Cinema: Exibição do documentário Aqui deste lugar
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)
Data: 29 de setembro (terça-feira)
Horário: 20h
Ingressos: entrada franca. Retirada dos ingressos uma hora antes da sessão
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: não recomendado para menores de 12 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

OITO BAILARINAS APRESENTAM ELOGIADO ESPETÁCULO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


Jogo de Damas mostra a dança singular e trabalho em grupo de integrantes com experiências e formações variadas
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 18 a 20 de setembro (sexta a domingo), o espetáculo Jogo de Damas, da Esther Weitzman Companhia de Dança. No palco, oito intérpretes mulheres, com idades entre 23 e 53 anos, experiências e formações de dança variadas, desenvolvem o duplo sentido que dá nome à obra, sob a direção da coreógrafa Esther Weitzman.
As damas que formam o jogo são Cláudia Horta, Giselda Fernandes, Gisele Alvim, Mônnica Emilio, Manuela Weitzman, Patricia Riess, Renata Maciel e Roberta Repetto. Elas dançam em grupos ou realizam solos em um cenário vazio, embaladas pela música de Daniel Belquer. Criada especialmente para o espetáculo, a trilha sonora é interpretada pelos instrumentistas Isadora Medella, Breno Hirata, além do próprio Daniel.
"Jogo de Damas acontece a partir dos afetos criados entre as intérpretes, da conversa entre mulheres de diferentes gerações. E é entre o lúdico e o poético que a dança singular de cada bailarina desponta em meio ao trabalho do grupo", comenta Esther Weitzman, coreógrafa, professora, bailarina e preparadora corporal que criou a companhia de dança que leva seu nome, em 1999.
Sob sua direção, a companhia já realizou dez espetáculos, entre eles Tudo que imagino sobre a morte (2009), com a participação especial de Toni Rodrigues e Paulo Marques, e Territórios (2006), que reunia oito intérpretes, entre eles os bailarinos convidados Alexandre Franco, Marcelo Lopes e Marcellus Ferreira.
Jogo de Damas é o trabalho mais recente da companhia e estreou em julho de 2013, quando foi eleito uma das 10 melhores montagens daquele ano pelo jornal O GloboO desenho de luz do premiado José Geraldo Furtado e o figurino, assinado por Gerah Diaz e André Camacho, composto por vestidos de modelos diferentes, em preto, cinza e branco, completam o ambiente do espetáculo.
Artistas:
Cláudia Horta - bailarina, já integrou diversas companhias de dança como as de Andréa Jabor, João Saldanha e Regina Miranda. Jogo de Damas é o primeiro trabalho dela com Esther Weitzman.
Giselda Fernandes - é bailarina, coreógrafa, produtora e professora. Com sua premiada companhia, Os Dois Cia de Dança, produz espetáculos para o palco e performances onde o corpo e o objeto se relacionam. Integra a Esther Weitzman Companhia de Dança desde 2013.
Gisele Alvim - é professora, bailarina profissional e coreógrafa desde 1997.  Fundou em 2010 o Gisele Alvim Espaço de Dança. Integra a Esther Weitzman Companhia de Dança desde 2013.
Mônnica Emilio - bailarina, atriz e professora, fez parte de diferentes companhias de dança, entre elas State Ballet of Missouri (KC/USA) e Companhia de Ballet do Theater Magdeburg (Alemanha). Desde 2011, integra a Esther Weitzman companhia de Dança.
Manuela Weitzman é bailarina. Desde 2013, integra o grupo de Maracatu de Baque Virado Tambores de Olokun. Desde 2014, faz parte da Esther Weitzman Companhia de Dança.
Patricia Riess - é bailarina e professora especialista em Dança Criativa. Já atuou em várias escolas e academias, no Rio de Janeiro, assim como integrou companhias de dança como o Vacilou Dançou, Tanzhaus , Ana Vitória Dança Contemporânea. Integra a Esther Weitzman Companhia de Dança, desde 2013.
Renata Maciel - é bailarina, fisioterapeuta, instrutora de pilates. Trabalhou com os coreógrafos Lia Rodrigues e João Saldanha, entre outros.  Em 2013, foi convidada pela coreógrafa Esther Weitzman para o projeto Jogo de damas.
Roberta Repetto - bailarina e atriz, atua profissionalmente em teatro e dança, desde 1996. Participa da Esther Weitzman companhia de Dança desde 2005, criando e dançando nos espetáculos: TerrasPor Minha Parte e Jogo de Damas.
Serviço:
Dança: Jogo de Damas
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)
Data: 18 a 20 de setembro de 2015
Horário: sexta e sábado às 20h, domingo às 19h
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: não recomendado para menores de 10 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

CAIXA CULTURAL CURITIBA RECEBE O MAIOR EVENTO DE CINEMA SUPER 8 DA AMÉRICA LATINA


Curta 8 - Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba chega a sua 11ª edição em 2015, quando formato comemora 50 anos de existência
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 1º a 4 de outubro, a décima primeira edição do Festival Internacional de Cinema em Super 8 — o Curta 8. A programação conta com mais de 50 filmes de oito países, realizados no clássico formato Super 8, que completa meio século de existência em 2015. Os títulos, a maior parte recente e finalizada em película e digital, serão exibidos em cinco mostras, todas com entrada gratuita.
Este ano, o Curta 8 presta homenagem ao que foi o maior festival do gênero no país e também ao legado audiovisual do seu idealizador, o cineasta Abrão Berman. Um dos precursores no uso do Super 8 no Brasil, Berman viu na pequena bitola um imenso potencial como manifestação audiovisual. Ele foi criador do Grife (Grupo de Realizadores Independentes de Filmes Experimentais), entidade responsável pela organização de 11 edições daquele que se consagrou como um dos mais importantes festivais brasileiros de Super 8 de todos os tempos.
Durante o Festival está prevista a presença da cineasta mexicana radicada na Argentina Azucena Losana. Além de exibir parte da sua filmografia enraizada na nova geração do experimentalismo argentino, ela ministrará um workshop de intervenção em película. No curso, Losana apresentará as técnicas da realização de filmes sem uso de câmera, interagindo fisicamente na própria película de Super 8. Essa atividade é gratuita e tem vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas no site www.curta8.com.br
Um dos destaques do Curta 8 será a exibição, na abertura, do filme Danielle, carnaval e cinzas, de José Augusto Iwersen, obra-prima do cineasta paranaense, hoje quase desconhecido, que arrebatou dezenas de prêmios em festivais de Super 8. Este foi o primeiro filme brasileiro a abordar abertamente o tema da homossexualidade, além de desafiar a censura da ditadura militar.
Outra grande atração do festival, que sempre gera aflição entre os participantes e público, são os filmes em tomada única. Realizados com apenas um cartucho, são filmados na ordem narrativa do roteiro e não passam por edição posterior. Juntos, tanto público quanto realizadores assistirão aos títulos pela primeira vez na tela grande e com a trilha executada ao vivo durante a projeção. A maioria das películas em tomada única é fruto de oficinas gratuitas organizadas pelo Curta 8, que antecedem o evento. Este ano o festival ofereceu duas oficinas, em Curitiba e São Paulo. Durante as sessões, o público participa votando nos filmes em todas as mostras competitivas.
O público também poderá participar do Curta 8 no domingo, às 16h, quando ocorre a já tradicional sessão do Dia do Filme Caseiro. No Home Movie Day são exibidos filmes pessoais, em Super 8 e Single 8, que os espectadores poderão trazer para avaliação técnica desde o primeiro dia de festival. A ideia da sessão é apresentar um pouco de tudo: desde trabalhos de ficção autorais até registros familiares.
Sobre o Curta 8
Criado em 2005, o festival cresceu rapidamente impulsionado pela paixão que ainda permanece pelo filme analógico. Ao longo dos anos, o Curta 8 conseguiu parcerias fora do país, até se consolidar como evento mundial do gênero em 2008, com o patrocínio da CAIXA Cultural. Atualmente em sua 11ª edição, o evento é uma das maiores iniciativas do gênero já realizadas no Brasil, e um dos poucos festivais dedicados ao culto da bitola Super 8 nas Américas.
O Curta 8 é coordenado por Leandro Bossy, responsável pela curadoria da mostra internacional, das mostras competitivas e da oficina Tomada Única de Curitiba, esta última ministrada ao lado de Pedro Merege. Em São Paulo, a oficina ficou a cargo do cineasta Rodrigo Souza e Souza. O Festival conta, ainda, com a curadoria de Antônio Leão e Flávio Rocha para as mostras paralela, a produção de Adriano Esturilho e Fábio Allon, da Processo Multiartes, e a produção executiva da Perfil Comunicação e Cultura.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira – 1º/10
18h30 – Mostra paralela - exibição do filme Danielle, carnaval e cinzas – debate com Antônio Leão, Flávio Rocha e José Augusto Iwersen
20h30 – Mostra competitiva (filmes finalizados em digital e tomadas únicas) – debate com Fábio Allon e Leandro Bossy.
Sexta-feira – 2/10
18h30 – Mostra paralela (Filmes de Azucena Losana) – debate com Azucena Losana e Leandro Bossy
20h30 – Mostra competitiva (filmes finalizados em digital e tomadas únicas) –  debate com Fábio Allon e Leandro Bossy
Sábado – 3/10
18h30 – Mostra paralela (filmes do Grife) – debate com Antônio Leão e Flávio Rocha
20h30 – Mostra competitiva (filmes finalizados em digital e tomadas únicas) – debate com Fábio Allon e Leandro Bossy
Domingo – 4/10
14h – Workshop com Azucena Losana
16h – Home Movie Day
18h – Mostra paralela (filmes de Abrão Berman) – debate com Antônio Leão e Flávio Rocha
20h30 – Cerimônia de premiação
Serviço
Cinema: Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)
Data: de 1º a 4 de outubro de 2015
Horário: quinta a sábado, sessões às 18h30 e 20h30. Domingo, sessões às 16h, 18h30 e 20h30.Programação completa no site www.caixacultural.com.br
Ingressos: entrada gratuita. Retirada dos ingressos a partir das 17h30 na quinta e sexta-feiras, e a partir das 17h no sábado e domingo
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h30. Domingo, das 13h às 20h30)
Classificação etária: não recomendado para menores de16 anos
Lotação máxima: 120 lugares (2 para cadeirantes)

Fundação Ema Klabin promove atividades com foco em sustentabilidade


Documentário sobre questões ambientais, debates, 
feira de troca e leituras  poéticas fazem parte do evento


Que tal compartilhar seu ponto de vista e refletir sobre  responsabilidade ambiental? A  Fundação Ema Klabin promove  diálogos mensais sobre sustentabilidade,  abertos ao público em geral.  No dia  26 de setembro, às  14h30, o espaço exibe o documentário Home, de Yann Arthus-Bertrand. Feito com imagens aéreas de várias regiões da Terra, o filme  mostra a diversidade da vida no planeta e o impacto em seu equilíbrio.


O público também poderá colocar em prática, ações sustentáveis participando da  sexta Edição da Feira de Trocas.  O projeto convida o visitante a trocar objetos de afeto que queiram compartilhar com outros participantes e refletir sobre o consumo consciente. Haverá também atividades poéticas propostas pelo setor educativo.

A Fundação Ema Klabin abriga um valioso acervo de mais de 1.500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall, do holandês Frans Post, talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário, peças arqueológicas e decorativas.

Sustentabilidade na prática 
A  questão do desenvolvimento sustentável é uma prática nas ações da Fundação Ema Klabin.  A casa-museu  implementou um sistema de captação de águas pluviais, adotou o uso de lâmpadas econômicas e o tratamento biológico para o lago de carpas. O espaço cultural ainda realiza a compostagem das folhas das árvores do imenso jardim projetado por Burle Marx e está implantando um projeto de gerenciamento de resíduos. 


Serviço:

Exibição do documentário Ambiental  Home - Yann Arthus-Bertrand - França 2009 - 120 min  com debate
Feira de Troca de objetos
Data: 26 de setembro
Horário: 14h30  
Não é necessário agendamento
30 lugares
Indicação: a partir dos 12 anos 
Entrada Franca.
Fundação Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa - São Paulo.
Tel.: 11 3062-5245 3897-3232
www.emaklabin.org.br 

palestra Geografias rivais? | Casa de Rui Barbosa 29.09



Congresso mantém vetos e governo espera alívio no câmbio

O governo obteve uma importante vitória política na noite de ontem ao conseguir manter os vetos a algumas das chamadas “pautas bomba”, projetos de lei que ampliam os gastos públicos nos próximos anos. Mesmo correndo o risco de derrota, o Planalto decidiu solicitar aos presidentes da Câmara e do Senado a votação dos vetos devido à crescente especulação que tomou conta do mercado financeiro, promovendo uma nova rodada de desvalorização cambial. A incerteza acerca da força política do governo para aprovar suas medidas de ajustamento fiscal provocou um movimento especulativo contra a moeda brasileira, que superou o patamar de R$ 4 por dólar, que se mantido pode voltar a pressionar a inflação nos meses vindouros. Apesar da vitória política, ainda algumas questões seguem pendentes, como o veto sobre a proposta de reajuste para servidores do Judiciário, que será votado posteriormente por falta de quorum durante a longa sessão que adentrou a madrugada.
Comentário: A vitória de ontem foi uma prova de força do governo Dilma, demonstrando que mesmo em seu momento mais crítico, é capaz de manter a maioria do parlamento a seu lado. A reconstrução da base aliada agora passará pela reforma ministerial que deve ser anunciada nos próximos dias. Caso seja bem conduzida, esta reforma poderá garantir uma maioria mais sólida para Dilma nas duas casas parlamentares. Diante da crise política atual, a imprensa e os analistas políticos criaram uma máxima onde toda e qualquer movimentação política de Dilma é considerada “desastrada” e “confusa”, mas aparentemente a presidente está conseguindo superar eventuais equívocos e manter uma base mínima de apoio. Esta força política é fundamental para reduzir o grau de incerteza que toma conta do debate econômico e político brasileiro, enterrando de uma vez por todas os desejos golpistas de parcelas da oposição e permitindo ao governo propor e aprovar uma estratégia de saída para a crise atual. A aprovação das medidas do pacote fiscal anunciado na semana passada, incluindo a recriação da CPMF e o aumento de alguns tributos sobre os mais ricos, seria a marca definitiva de um novo momento na relação do governo com o parlamento, abrindo a possibilidade de voltar a se discutir o futuro do país (e as melhores estratégias de desenvolvimento), em vez de discutir cotidianamente o futuro do governo e questões de curto prazo. Mesmo que o pacote em si não represente uma estratégia de desenvolvimento, sua aprovação serviria para garantir uma “trégua” com os especuladores do mercado financeiro, permitindo o avanço do debate sobre saídas da crise e da construção de um projeto de médio/longo prazo, atualmente interditado pelo discurso único do ajuste recessivo.
 

Pré-venda LP Box Os Mutantes




Por R$ 809,90
ou 3x de R$ 269,97

Pré-venda - GUIA COMPLETO DA BHAGAVAD-GITA, COM TRADUÇÃO LITERAL Entrada x

Importante Pré-Lançamento!

Guia Completo Da Bhagavad-Gita, Com Tradução Literal
Por Hridayananda Das Goswami

O tão esperado lançamento do Bhagavad-gita de Hridayananda Das Goswami já está disponível para pré-vendas.

Clique aqui para encomendar o seu: https://goo.gl/CnmsUS!



PONDÉ ANALISA "A TENSÃO DA DEMOCRACIA" EM CURITIBA gracio


O escritor, filósofo e  jornalista Luiz Felipe Pondé apresenta em Curitiba no dia 5 de outubro (segunda-feira), às 19h30, a palestra "A Tensão da Democracia", na Sede Social do Graciosa Country Club. Realizado em parceria pelo Graciosa, UniBrasil Centro Universitário e B’nai B’rith e apoio da Editora Leya, o evento faz parte do projeto Pensando o Brasil, idealizado pela Diretoria Cultural do clube, que tem à frente a professora Liana Leão.
Esta série de encontros tem como objetivo discutir questões importantes sobre o cenário político, social, econômico e cultural do país. As duas primeiras edições contaram com presença do cientista político Demétrio Magnoli e do jornalista William Waack. O evento é reservado a sócios e convidados.
Com a verve que lhe é característica, pontuada por inteligência e ironia, Pondé discorrerá sobre o momento do país e a turbulenta situação que paira sobre nossas instituições, governantes e, em última análise, respinga até no processo democrático. Mais do que isso, trará sua opinião sobre o futuro de nossas instituições e a necessidade de participação política de todos.
As opiniões contundentes do escritor não costumam poupar ideologias, política nacional e internacional, instituições filosóficas e, em última instância, a própria condição humana e sua mediocridade, como ele faz questão de frisar. Tiradas certeiras e raciocínios mordazes podem ser esperados, ressaltando outro de seus grandes méritos, o de aproximar a discussão da filosofia do nosso dia-a-dia e de uma linguagem que consegue ser acessível sem descambar no simplismo.
Apontado como o filósofo mais  polêmico do país, ele também aproveita para lançar na ocasião o livro “Guia Politicamente Incorreto do Sexo”, em que discorre sobre a praga do politicamente correto no campo do sexo e do afeto.
SOBRE O AUTOR
Luiz Felipe Pondé é filósofo, graduado pela na Universidade de São Paulo. Fez doutorado pela mesma instituição em parceria com a Universidade de Paris. Realizou pós-doutorado da Universidade de Tel Aviv. Atualmente, é Vice-Diretor e Coordenador de Curso da Faculdade de Comunicação da FAAP; professor de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e de Filosofia na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).
Como colunista, tem uma produção que ganha destaque na imprensa nacional em jornais como Gazeta do Povo e Folha de São Paulo. É autor, entre outros livros, de “A Era do Ressentimento”, “Guia politicamente incorreto da Filosofia”, “Contra um mundo melhor – Ensaios do afeto”, todos com grande sucesso.
Sua última obra lançada é “Os Dez Mandamentos (+ Um)”, em que aborda a modernidade e sua relação, mais próxima do que supomos, com os Dez Mandamentos; segundo ele mesmo, comete a “arrogância” de sugerir mais um mandamento: “Terás esperança no mundo”.
"Tensões da Democracia" - Palestra com Luiz Felipe Pondé
DATA E HORÁRIO: Dia 5 de outubro (segunda-feira), às 19h30
LOCAL: Graciosa Country Club
Evento para sócios e convidados.