quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Estudos interartes e a obra de Alain Robbe-Grillet são temas de lançamentos da Editora UFMG



A Editora UFMG promove no dia 25 de fevereiro, na Livraria Scriptum, o lançamento dos livros Alain Robbe-Grillet e a pintura: Jogos espetaculares, de Márcia Arbex e Intermidialidade e estudos interartes: Desafios da arte contemporânea, organizado por Thais Flores Nogueira Diniz. O evento acontece das 18h30 às 21 horas, com sessão de autógrafos e bate papo com as autoras.

Lançamento:

25 de Fevereiro de 2014, das 18h30 às 21h

Livraria Scriptum

Rua Fernandes Tourinho , 99 – Savassi | Belo Horizonte – MG

Informações: 31-3223-1789


Alain Robbe-Grillet e a pintura Jogos especulares Márcia Arbex Área: Arte e Literatura Coleção: Babel 2013. 168 p. ISBN: 978-85-423-0004-8 Dimensão: 18 x 13 x 1,0cm Peso: 200,00 gramas Preço: R$31,00


Os quatro ensaios desta obra constituem quatro primorosos exercícios de interpretação, quatro presentes dados ao leitor em forma de comentário erudito. A autora, fiel ao secular exercício do paragone, em Alain Robbe-Grillet e a pintura: jogos especulares, nos convida à aventura de uma leitura em que passeamos por tempos passados, quadros e museus. São recolhidas nas tramas, na composição dos cenários e na movimentação das personagens as marcas de um saber milenar, que nos faz viajar da tragédia da Grécia antiga à profusão de imagens que nos cercam no mundo contemporâneo, enigmas que falam de nós e que temos que decifrar. Aprendemos sobre o Renascimento, o Barroco, o Romantismo, o Decadentismo ou o Surrealismo, com as diversas estéticas picturais que atravessam o texto de Robbe-Grillet e o mundo das imagens, de que hoje estamos cercados e que têm todas mil e uma histórias para contar. 
 
Intermidialidade e Estudos Interartes
Desafios da arte contemporânea
Thais Flores Nogueira Diniz (organizador)
Área: Semiótica | Artes
Coleção: Humanitas
2013. 152 p. ISBN: 978-85-423-0005-5
Dimensão: 22,3 X 15,5 X 0,9
Peso: 240 gramas
Preço: R$35,00

São raras no Brasil publicações envolvendo questões teóricas, essenciais ao embasamento dos estudos interartes, e, mais ainda, textos voltados para os estudos de intermidialidade que, sem descartar análises de obras canônicas, contemplam produções contemporâneas, de caráter estético às vezes questionado. Este livro visa preencher essa lacuna, oferecendo uma seleção de textos de difícil acesso, traduzidos por integrantes do grupo de pesquisa Intermídia: Estudos sobre a Intermidialidade, que abordam, além do
próprio conceito de intermidialidade e sua relação com os estudos literários, outras noções cruciais, tais como: remediação, picturalidade, transescritura e relações músico-literárias (Solange Ribeiro de Oliveira).




LANÇAMENTO DA



 

Nenhum comentário: